Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conserto de aspirador de água e pó


Gu1426

Posts recomendados

Estou fazendo a manutenção de um aspirador da marca Arno Aguapó 1200W, já chequei o fio está bom, o interruptor também, me relataram que o aspirador não ligava, as escovas estão boas, o que pode ser isso? (Detalhe: esse aspirador era guardado em um galpão, pegava muita poeira e uns ratos também.)

adicionado 41 minutos depois

Outra coisa, na hora que liguei saiu uma faísca azul enorme, será que alguma bobina do está em curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 kkkkk Já levei o motor em um cara que faz rebobinagens aqui perto. Mas eu me lembro de ter medido em "200R" e dava valores entre 7.0 e 74.0, não sei se é isso, não sei se fiz direito. O motor gira direito, tanto que quando o liguei o mesmo nem sequer saiu do lugar, ele girou e soltou uma faísca que devia ter uns 10cm, depois disso eu desliguei, lembrando que esse aspirador não tem proteção térmica (é bem velho mesmo), é simplesmente o motor, um interruptor e o cabo, nada mais. Não sei se conseguirei o motor tão rápido assim, visto que o cara em que levei disse que é cheio de serviços. (afinal nessa cidade ele é o único que faz um serviço decente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2018 às 11:05, Mestre88 disse:

O motor está com mal contato, provavelmente nas escovas. 

E são os pontos de possível mau contato que deve investigar. Antes vamos nos livrar de possíveis pontos de baixa isolação: com um secador de cabelos ou um soprador térmico faça a retirada do máximo de pó possível com o aparelho no frio. Retirado o pó coloque no quente e cozinhe a área das bobinas para retirada de umidade. Não exagere na temperatura. O verniz do fio do motor é classe F, suporta bem até 180ºC mas degrada acima disso. Com 10 minutos de cozimento observando o limite de 180ºC já se livra da umidade. Se você ou um amigo tiver um megômetro será de grande utilidade nessa etapa.

Feito isso, vamos caçar mau contato. Começando pelas escovas:

- Faça um polimento com lixa fina no coletor do motor (a pista sobre a qual a escova corre). Caso venha utilizar palha de aço, não se esqueça de fazer um bom sopro após (use o secador de cabelos no frio) para se livrar do pó metálico.

- Solte o terminal da escova, faça o polimento se necessário e coloque de volta.

Faça o reaperto dos terminais que encontrar no aspirador.

O outro ponto de mau contato é o interruptor. Se a providência acima não for suficiente utilize provisoriamente um interruptor de iluminação ou um disjuntor.

Boa sorte.

Poste os resultados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!