Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pode criar sistema pwm em uma bomba com dois fios


Posts recomendados

ola pessoal bom dia

 

tentar ser rápido mas simplificado na minha duvida eu tenho uma mini bomba de 240l/h igual essa ;  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1047456221-mini-bomba-de-agua-12v-240lh-aquario-limpador-irrigaco-_JM

bem você podem ver ela so tem apenas dois fios positivo e negativo, eu tava com projeto de fazer um watercooler custom e acabei desistindo , mas pesquisando bem vi q essa bomba ai de 240l/h ela e mais forte do q a bomba dos blocos q vem nos watercoolers seldos,;

bem o problema e q essa bomba ela nao tem controle de rotaçao  liga os dois fio ela trabalha direto na rotaçao maxima dela 12v , 

teria omo eu fazer um controle pwm nela? abrir ela e sei la soldar um fio q possa fazer esse tipo de trablho por q ai eu colocaria no meu controlador de cooelrs , e nao precisaria ela fia  o tempo todo na rotaçao maxima.

 

obs:nao sou tecnico engenheiro coisas do genero, abrir o topico por q onde moro e cidade pequena e nao achei ninguem q entendesse de eletronica pra poder pelo menso explicar ou fazer isso.

 

grato pela atençao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jota.be disse:

@danielxeon2017 Se voce colocar no controlador de cooler ele já vai fazer a função de diminuir a rotação. 

Somente veja a potencia da bomba e do controlador , para ter certeza que o mesmo suporta sua bomba!

mesmo sendo apenas dois pinos??? por exemplo tem o pino preto e o pino vermelho preto negativo vermelho positivo certo?o meu controlador e do proprio gabinete modelo cougar panzar max full tower, ele tem um controlador , de tres niveis manualmente, seentao eu fizer um rabicho de do pinos assim , images?q=tbn:ANd9GcRQnAWogiH3xj0G3AFIAEp 

 

mas so q e dois fios la da minha bomba como eu conseguirira fazer ela tem controlaçao de velocidade?? desculpa  minha ignoancia mastipo co mtrs pinos sei q da pra fazer mas dois nunca vi e se tiver e você puder medar essa dica ficarie muito grato pois ja evita de eu ter gasto a mais podendo uar o dinheiro em outras peças q to prcisando , obrigado pela respsota

2 horas atrás, jota.be disse:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Caso pretenda fazer controle manual de rotação isso daqui serve bem. Suporta motor de 6V a 28V e corrente até 3A. Custa R$ 19,00

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1065387723-controlador-de-rotacao-pwm-para-motor-dc-628v-3a-_JM

controlador-de-rotacao-pwm-para-motor-dc

 

9 horas atrás, Mestre88 disse:

O preto é o negativo e o amarelo é o positivo. Os outros dois fios são pra saber a rotação do cooler, aquele número em RPM que aparece na tela do PC. 

@Mestre88  desculpa eu peguei a imagem da internet  o meu nao e igual a esse da foto nao o meu so tem dois fios um preto e um vermelho S_861004-MLB25696020426_062017-O.jpg

 

e desse jeito a minha boma ai ela e 12v , ela fica direto ligda nos 12v queria usar ela no meu controlador de fan , mas como irei controlar se ela so tem os dois fios?

 

obrg meu amigo matou a charada,rssrs agradeço a todos q se dispuseram a ajudar  abrçs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Sr @danielxeon2017

 

Vamos por partes :

 

Um plug de CPU FAN  na motherboard possui 4 pinos que se denominam na seguinte ordem , 1 - fio terra (saida),  2- fio 12V (saida) , 3 - fio sensor  de rotação do cooler( entrada do cooler para a motherboard ) , 4-  fio controlador de rotação ( saida da motherboard para o fan ) .

 

A sua nova bomba dágua possui apenas 2 fios, então para que ela seja ligada em 12V o conector será ligado nos 2 primeiros pinos.

 

Os coolers que tem apenas 3 fios não tem velocidade ajustável, esse terceiro fio serve apenas para informar ao monitoramento da motherboard se a rotação atinge um ponto crítico e a placa emite um aviso ao usuário ou desliga tudo para não queimar o processador.

 

Os coolers com 4 fios são os únicos que permitem ao software nativo da placa ou mesmo de terceiro fazer o controle da rotação conforme desejado.

 

No seu caso, se deseja fazer o controle dinâmico da rotação a solução é a sugerida pelo @Mestre88  , usar um driver que receba os 12V na entrada e libere a potência que voce desejar no fluxo da bomba dágua.

 

Essa placa do link tem 4 conexões, duas delas seriam para entrar o terra e o +12,  ( pinos 1 e 2 do plug CPU FAN ) e nas outras duas voce ligaria os dois fios da sua bomba dagua.

 

Não quer comprar o controlador dinâmico ?   Tem outra solução :

 

Os motores DC tem a vantagem de operar com quase toda a faixa de tensão dentro do seu limite nominal.  Sse voce ligar a sua bomba  a um carregador de celular ela vai operar com 5V e realizar menos da metade do trabalho nominal da etiqueta, digamos que vá fluir 100 L/h.

 

então... voce pode usar um molex livre dsua fonte ATX e obter 7V , ao invés do fio preto voce liga a a bomba no vermelho e no amarelo !!!!

 

simples, né ?? 

 

Atente para o detalhe da polaridade, coloque um multimetro nesses dois fios do molex e veja qual das pernas vai sair tensão positiva.

 

Se quiser garantir que não haja inversão por algum motivo tem a opção de colocar um diodo na direção informada.

 

'_'

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca galera aqui so tem mestre , paguei pau pra cada um vcs me ajudaram muito , eu vou fazer o esquema da de 7v ligado pelo molex da fonte pois ai a bomba nao ficato tempo sobrecarregada e ainda da um fluxo de agua favoravel q talvez possa ser ate  mais forte do q dos proprios wc selados , valeu ai gente  ajuradam muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!