Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Voltímetro Digital com ICL7107


The Gu

Posts recomendados

Bom Dia.

Alguém saberia apontar o erro o esquemático do voltímetro anexado abaixo? Já que, não estou conseguindo identificar o mesmo...O circuito é muito semelhante ao do datasheet do componente, não posso dizer que é igual já que não está funcionando pela plataforma do Proteus 8.6.

Agradeço quem puder ajudar!

Voltímetro(ICL7107).PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente está correto, o único possível erro é se os displays colocados serem de catodo comum. 

No icl7107 se usa displays de Anodo Comum. 

adicionado 2 minutos depois

@The Gu é pra postar o arquivo, pra que a gente possa simular, é isso esse "voltímetro digital.pdsprj" que está salvo na unidade F. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Mestre88 disse:

Aparentemente está correto, o único possível erro é se os displays colocados serem de catodo comum. 

No icl7107 se usa displays de Anodo Comum. 

Agradeço o retorno....Utilizei o Led de 7 Segmentos selecionado no anexo abaixo...Seria isso ou não?

 

Led de 7 Segmentos.PNG

adicionado 38 minutos depois
41 minutos atrás, Mestre88 disse:

@The Gu é pra postar o arquivo, pra que a gente possa simular, é isso esse "voltímetro digital.pdsprj" que está salvo na unidade F. 

Compactei o arquivo em formato WinRar para pode enviar por aqui, já que a extensão da plataforma Proteus não é o tipo permitido...Seria isso?

Desde já agradeço.

Voltímetro Digital.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui não tem como eu abrir o arquivo pra ver. 

O que eu vejo pelo log é que o proteus está encontrando um erro por causa das frequências utilizadas pelo icl7107, conflitos de tempo, em outras palavras eu digo que isso é frescura do simulador. 

Mas pode montar isso na prática sem medo, está igual ao datasheet e aos que eu mesmo já montei. 

Atenção para o sinal de entrada que é de no máximo 200mV. 

Ali em paralelo com C1 eu sempre coloco dois diodos 1N4148 cada um para um lado para proteção do ci. 

Tome cuidado na montagem que esse icl7107 é chato pra queimar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Aqui não tem como eu abrir o arquivo pra ver. 

O que eu vejo pelo log é que o proteus está encontrando um erro por causa das frequências utilizadas pelo icl7107, conflitos de tempo, em outras palavras eu digo que isso é frescura do simulador. 

Mas pode montar isso na prática sem medo, está igual ao datasheet e aos que eu mesmo já montei. 

Atenção para o sinal de entrada que é de no máximo 200mV. 

Ali em paralelo com C1 eu sempre coloco dois diodos 1N4148 cada um para um lado para proteção do ci. 

Tome cuidado na montagem que esse icl7107 é chato pra queimar. 

Ok, entendi...Em relação à sugestão dos diodos para proteção, esses são colocados diretamente polarizados, certo?

Já em relação ao sinal de entrada(Vin), teria como aumentar essa margem de 200mV? Já que não posso ultrapassar, como por exemplo colocar 10V.

Desde já agradeço pelo retorno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, The Gu disse:

Em relação à sugestão dos diodos para proteção, esses são colocados diretamente polarizados, certo?

Um diodo direto e o outro inverso. 

1 hora atrás, The Gu disse:

 em relação ao sinal de entrada(Vin), teria como aumentar essa margem de 200mV? Já que não posso ultrapassar, como por exemplo colocar 10V.

Aí se usa Divisores de tensão com resistores. 

Por exemplo, num divisor por 100 pode aplicar até 20V, assim o fundo de escala passará a ser "19,99V".

São Divisores como esse que se encontram nos multímetros para formar as escalas e de 2, 20 e 200V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Um diodo direto e o outro inverso

Ok, e tanto faz a ordem da posição deles, por exemplo, colocar o reversamente polarizado antes do C1 e o diretamente polarizado depois de C1 ou vice-versa?

adicionado 22 minutos depois
8 horas atrás, Mestre88 disse:

 se usa Divisores de tensão com resistores. 

Por exemplo, num divisor por 100 pode aplicar até 20V, assim o fundo de escala passará a ser "19,99V".

São Divisores como esse que se encontram nos multímetros para formar as escalas e de 2, 20 e 200V. 

Certo, vou adicionar um resistor em série ao R5 para projetar o divisor, vou tentar colocar um de resistor de 12k, por volta disso, para ajustar o multimetro a mostrar até 20 a 25 volts, seria isso?

Obrigado pela força...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, The Gu disse:

Ok, e tanto faz a ordem da posição deles, por exemplo, colocar o reversamente polarizado antes do C1 e o diretamente polarizado depois de C1 ou vice-versa?

Pense que é o mesmo fio, em qualquer lugar é a mesma coisa. O importante é que um para cada lado dessa forma se aplicar uma tensão alta por engano, só vai passar 0,6V para o icl7107. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mestre88 disse:

O importante é que um para cada lado dessa forma se aplicar uma tensão alta por engano, só vai passar 0,6V para o icl7107. 

Tá certo, no entanto,no anexo abaixo, caso tudo estive certo, e a simulação do Proteus funcionasse, iria mostrar nos display os 10V?

Teste com Diodo e Divisor de Tensão.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, The Gu disse:

Tá certo, no entanto,no anexo abaixo, caso tudo estive certo, e a simulação do Proteus funcionasse, iria mostrar nos display os 10V?

Teste com Diodo e Divisor de Tensão.PNG

Vai entrar 10V e mostrar 12V. 

Seu circuito não divide por 100, está dividindo por 83,3333.

Com resistores múltiplos de 18 e de 2 é possível fazer divisões por 10, 100 e 1000.

Não mexa no resistor de 1M, ele é parte do circuito. Faça o divisor antes dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Mestre88 disse:

Vai entrar 10V e mostrar 12V

Seu circuito não divide por 100, está dividindo por 83,3333.

 Com resistores múltiplos de 18 e de 2 é possível fazer divisões por 10, 100 e 1000.

 Não mexa no resistor de 1M, ele é parte do circuito. Faça o divisor antes dele. 

Entendi, e caso o R4 fosse 10k, mostraria os 10V de entrada?

Desta forma o voltimetro iria medir até 20V ou estou falando besteira?

Divisor de tensão sei pouco sobre esse assunto, ainda estou estudando e me aperfeiçoando perante esse assunto.

Desde já agradeço pelas respostas! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, The Gu disse:

Entendi, e caso o R4 fosse 10k, mostraria os 10V de entrada?

Com resistor de 1M não dá muito certo, o segundo resistor fica uma dizima periódica de 11111,11111 ohm. 

25 minutos atrás, The Gu disse:

Desta forma o voltimetro iria medir até 20V ou estou falando besteira?

Sim, até 20V.

25 minutos atrás, The Gu disse:

Divisor de tensão sei pouco sobre esse assunto, ainda estou estudando e me aperfeiçoando perante esse assunto.

Desde já agradeço pelas respostas

Pesquise a fórmula dele, vai entender melhor e não vai precisar ficar chutando valores. 

Como eu disse acima, com resistores de 20R, 180R, 1,8k, 18k e 180K a escala fica completa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

Pesquise a fórmula dele, vai entender melhor e não vai precisar ficar chutando valores. 

Como eu disse acima, com resistores de 20R, 180R, 1,8k, 18k e 180K a escala fica completa. 

Ok, vou procurar entender melhor sobre o divisor de tensão...

Desde já agradeço pela atenção...

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, aphawk disse:

@The Gu ,

 

Tentei abrir o seu arquivo de simulação, mas dá erro no arquivo, diz que está corrompido ...

Poste novamente se puder ok ?

 

Paulo

Ok Sr. Paulo....Amanhã compacto o arquivo do Proteus novamente e adiciono aqui...

Desde já agradeço pela sua atenção...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@The Gu ,

 

Esquece isso de Sr., meu amigo kkk

 

Veja aqui :

 

https://www.electronica-pt.com/divisores-tensão

 

Repare bem na fórmula. Usando sempre a relação citada pelo @Mestre88 ,

como por exemplo 1800 ohms e 200 ohms, a tensão de saída sempre vai ser 1/10 da tensão na entrada :

 

Vout / Vin = R2 / ( R1 + R2 )

 

= 200 / ( 1800 + 200 ) = 200/2000 = 1/10

 

Esses valores são fáceis de se

encontrar no mercado com precisão de 1%.

 

Se usar valores muito altos, a impedância de entrada do seu circuito teria de ser levada em conta no cálculo de R2 senão causará erro na leitura.

 

Se usar valores pequenos, seu voltímetro apresentará uma baixa impedância no circuito onde será aplicado, podendo até interferir no funcionamento normal do mesmo.

 

Na prática, para se solucionar esse problema, usa-se um amplificador operacional de altîssima impedância de entrada, como o CA3140, assim pode

manter valores na faixa dos Megaohms no divisor de tensão.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, daqui para frente sem o Sr, hehe...

Ok, entendi completamente a estrutura da fórmula, não tem muito segredo...No entanto penso  que meu Vin vou mudar constantemente, por exemplo, numa hora quero mostrar 10V e em outra 1,27 V...Como pensar em resistores que mundando meu Vin a tensão de saída sempre está próximo a 200mV? 

No caso se fosse os 10V de entrada, a minha a tensão de saída que quero mostrae seria 2% de 100 não?

Obrigado pelo retorno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@The Gu ,

 

Mas não se usa apenas um divisor,meu amigo !

 

Esse que te mostramos é um simples, de apenas dois resistores, para você entender a ideia primeiro.

 

Agora, imagina em vez de dois, 4 resistores em série. Teremos 3 locais diferentes onde os resistores se juntam, e em cada um deles terá um valor de Vout / Vin diferente !

 

Por exemplo, no primeiro resistor que sai do GND , terá a tensão mais baixa, tipo 1/1000  ; subindo para o próximo, terá  1/100 , no ultimo terá 1/10 .

 

Basta escolhermos adequadamente os valores dos resistores !

 

Assim, usando uma chave rotativa, você escolhe qual a escala que você pretende medir, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

16 minutos atrás, aphawk disse:

@The Gu ,

 

Mas não se usa apenas um divisor,meu amigo !

 

Esse que te mostramos é um simples, de apenas dois resistores, para você entender a ideia primeiro.

 

Agora, imagina em vez de dois, 4 resistores em série. Teremos 3 locais diferentes onde os resistores se juntam, e em cada um deles terá um valor de Vout / Vin diferente !

 

Por exemplo, no primeiro resistor que sai do GND , terá a tensão mais baixa, tipo 1/1000  ; subindo para o próximo, terá  1/100 , no ultimo terá 1/10 .

 

Basta escolhermos adequadamente os valores dos resistores !

 

Assim, usando uma chave rotativa, você escolhe qual a escala que você pretende medir, ok ?

 

Paulo

Ok, entendi agora o funcionamento, vou ver o que consigo projetar aqui....

Desde já agradeço...

adicionado 1 minuto depois
12 horas atrás, aphawk disse:

@The Gu ,

 

Tentei abrir o seu arquivo de simulação, mas dá erro no arquivo, diz que está corrompido ...

Poste novamente se puder ok ?

 

Paulo

Segue em anexo...

Compactei novamente em formato Zip...

Obrigado pela atenção...

Voltímetro Digital.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 16/09/2018 às 08:15, aphawk disse:

@Mestre88 ,

 

Eu consegui baixar esse último, a simulação funciona sem erro, mas mostra sempre 0.000 volts ....

 

Não tive tempo para achar o erro pois tive de viajar, quando voltar em tento

novamente.

 

Paulo

Desculpa a demora por responder, estava em viagem.....Mas desde já agradeço pela sua atenção....Vou montar em uma matriz de contato e caso não venha pegar faço as devidas modificações...

adicionado 1 minuto depois
Em 15/09/2018 às 23:25, Mestre88 disse:

Como eu não consegui baixar o arquivo, eu também desenhei o esquema.

Deu esse mesmo erro.

Agradeço pelo retorno....

Como disse, vou montar na matriz de contato e vejo o resultado final....

Obrigado a todos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!