Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 12v 30A não estabiliza tensão na saída


Matthwus

Posts recomendados

Galera montei essa fonte, unica alteração que fiz foi a adição de 2 diodos na referencia do 7812 para subir um pouco a tensão de saída, segue o esquema:

fonte-12v30a.gif.d6e66b4f38589108a2398319b34b2ea0.gif

 

O problema que a tensão de saída esta oscilando bastante quando coloco carga, o transformador esta com 15,1vac e com carga drenando cerca de 20A a tensão na entrada do regulador é de 16,1v e a tensão de saída da fonte já cai razoavelmente, alguém pode me ajudar ? posso realizar algumas medições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, K.e.V. T.a.G disse:

não é esse resistor de 100R ?

Sim, poderia se mais baixo mesmo. Algo como 10R.

1 hora atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Na saída que deveria ter um capacitor melhor né ? Deveria ter bem mais q 10uF.

Nesse caso não faz diferença, a tensão sai pura diferente da saída da ponte retificadora.

O que tá fazendo falta aí são os capacitores de poliéster para filtrar os ruídos de alta frequencia, um antes de R7 e outro na saída da fonte,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, poderia se mais baixo mesmo. Algo como 10R.

Nesse caso não faz diferença, a tensão sai pura diferente da saída da ponte retificadora.

O que tá fazendo falta aí são os capacitores de poliéster para filtrar os ruídos de alta frequencia, um antes de R7 e outro na saída da fonte,

Eu adicionei de poliéster 100nF, vou experimentar mudar esse resistor de 100R, embora eu ja tenho esse mesmo circuito montado com esse resistor de 100r e funciona muito bem, mas vou experimentar mudar para ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Matthwus disse:

Eu adicionei de poliéster 100nF, vou experimentar mudar esse resistor de 100R, embora eu ja tenho esse mesmo circuito montado com esse resistor de 100r e funciona muito bem, mas vou experimentar mudar para ver o que acontece.

Mas a outra fonte tem a corrente diferente, nem sempre se aplica o mesmo circuito. 

Outra coisa, como fez a fonte? 

Usou fios grossos e curtos? 

Montagem em circuito impresso não é uma boa pra alta corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Mas a outra fonte tem a corrente diferente, nem sempre se aplica o mesmo circuito. 

Outra coisa, como fez a fonte? 

Usou fios grossos e curtos? 

Montagem em circuito impresso não é uma boa pra alta corrente. 

Cabos flexíveis de 6mm, são os mesmos que sai do transformador, utilizei circuito impresso, mas fiz a trilhas no proteus com a T300, e estanhei elas por completas a parte de potencia.

Amanha vou mudar esse resistor de 100r e ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!