Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem, desde ontem estava sentindo um leve cheiro de queimado perto do Pc, percebi que parecia ser do monitor já que era novo e geralmente coisas novas tem esses cheiros. Porém hoje de manhã ficou mais forte e eu resolvi olhar o Pc. Assim que fui remover o cabo de energia já percebi.

 

Configs do Pc

Corsair cx500

Rx 470

Fx 8320e

2x4gb RAM hyperx

SSD 240 GB

ASRock 970g a

 

 

IMG_20180916_124539.thumb.jpg.1f761d75db26148bcfb6b818c15146e3.jpga entrada da fonte ficou destruidaIMG_20180916_124036.thumb.jpg.2854bcdb037c331a3203ac948fd93d15.jpg

 

 

E agora, o que posso fazer?

A garantia minha dura até janeiro de 2019 se não me engano, mas isso não foi defeito de fábrica e eles não aceitaram acho. Tem algum reparo?

 

Informações adicionais:

 

Pode fazer um tempo que o fio está causando problemas, mas a última vez que mexi no Pc deve fazer um mês quando coloquei o cooler novo e não percebi nada de errado com a fiação.

 

Comprei o computador e todos seus componentes em janeiro do ano passado e percebi uma queda de desempenho desde o princípio.

 

O Pc estava funcionando normalmente*, so percebi pelo cheiro ,por isso acho que não foram danificados componentes, teria como reparar, só trocando a entrada?

 

*Faço overclock nesse meu processador e era crônico o vídeo do Pc congelar. Ainda estava testando os overclocks mas nunca congelou com a tensão padrão - 1,2 ddp - mas era muito comum e totalmente aleatório o congelamento ocorrer acima desse valor. Agora acho que a causa disso era a fonte pois o superaquecimento não ocorria segundo AMD overdrive e eu tenho um cooler hyper 212x que deveria aguentar voltagens ainda maiores.

 

 

 

 

Qualquer informação que precisarem estarei a toda disposição, gostaria de resolver isso o quanto antes. Obrigado por ler até aqui. Abraço

 

 

 

 

Postado
36 minutos atrás, Davi Nicioli disse:

O Pc estava funcionando normalmente*, so percebi pelo cheiro ,por isso acho que não foram danificados componentes, teria como reparar, só trocando a entrada?

Isso é possivel, porém seria bom entrar em contato com a Corsair para assim acionar a garantia.

Postado

@Davi Nicioli

 

OK, isso é mau contato.. Acontece quando a conexão do conector do cabo, junto ao conector da fonte, não é feito de forma uniforme.. Isso gera aquecimento, que aumenta a resistência no local, que gera ainda mais calor, e isso escala até que o isolamento se rompe..

 

Não acho que a garantia cubra isso.. De qualquer forma, tanto o conector da fonte, quanto o cabo, DEVEM ser trocados..

  • Curtir 1
Postado

Então não foi relacionado a uma descarga elétrica, qualidade do fio ou excesso de consumo de Pc, eu que não conectei corretamente?

 

Como faria para trocar o conector da fonte? Algum técnico aqui faria isso, eu com instruções suas, ou teria que enviar para alguma empresa?

Postado

@RS Faria

Certo. Vou ver se levo em alguma loja  amanhã.

Sobre o congelamento do Pc, pode estar sendo causado pela fonte? Lembrando que é só quando aumento a tensão e não tem a ver com o calor pelo que eu acho.

E é também relevante dizer que eu deixo o cabo de força do Pc direto na tomada, isso é bom?

Postado

@Davi Nicioli

 

O congelamento pode ser por outras coisas, como temperatura da CPU, placa-mãe, RAM.. Como você faz OC, CPU, MOBO e fonte, viram suspeitos..

 

Bom, um problema deve ser corrigido com a fonte arrumada e cabo novo.. Depois disso, seria bom ver o resto..

Postado

@RS Faria então criarei um tópico outro dia para ver a questão do congelamento.

Sobre a fonte concluímos que devo trocar o conector aqui em alguma loja certo? Moro em cidade pequena (25 mil) e tem somente algumas assistências, essas devem servir?

Entrar em contato com a Corsair pode ser útil?

Postado

Esse conector é padrão de fontes, as assistências devem ter ou pode ser adquirido pela internet. Se o cabo era o original da Corsair deveria acionar a garantia porque se mexer na fonte vai anular a garantia.

Postado

@Ricardov  tem alguma identificação pra saber se é original? Fui dar uma olhada (pois não lembro se estou usando o que veio com a fonte ou se sequer veio um, pois já tinha vários e devo ter acabado usando o primeiro que peguei) e percebi que o fio terra foi cortado:IMG_20180916_154635.thumb.jpg.76e5828708662eaf6ac534c7e84bbaa2.jpg

 

Eu devo ter cortado pois minhas tomadas só  têm 2 entradas e acho inútil usar aqueles adaptadores. Isso pode ter sido a causa da sobrecarga?

 

Notei que realmente todos os cabos que tenho têm a mesma especificação, 10 Ampéres e 250V.

Postado

Isso é mal contato que causou aquecimento e ferveu ali a borracha... não foi excesso de carga, a fonte aguenta de boa a configuração.

 

A garantia acho que não cobre isso, ainda mais com o  pino terra cortado fora. Se levar numa eletrônica e soldar uma entrada nova de energia na fonte e comprar um cabo de força de qualidade deve resolver de vez seus problemas, usando sempre um filtro de linha de qualidade, nunca estabilizadores e/ou no-breaks baratos.

Postado

@simforoso

Entendi. Vou tentar trocar o conector da fonte e volto com atualizações.

 

Vou ver se quando trocar, meu problema de congelamento acaba, caso contrário vou abrir um tópico pra resolver esse outro problema que não me deixa fazer overclock.

Postado

@Davi Nicioli o aquecimento aconteceu por mau-contato ou o plugue mal encaixado ou cabo de má qualidade. Mas não se deve cortar o pino, o correto é instalar uma tomada no padrão de três pinos, mesmo que não tenha aterramento. Isto por que a tomada tem polaridade e os três pinos impedem a ligação invertida:

 

tomada.png

  • Curtir 1
Postado

@Ricardov

Entendi. Eu teria que trocar todas tomadas aqui de casa então.

 

Eu deixei a fonte num tecnico que mexe com hardware hoje de manhã e estou aguardando a resposta dele. Ele não me deu muitas informações sobre o processo de reparo mas disse o faria.

 

Volto com atualizações

 

Uma dúvida. Preciso mencionar @ vocês para que sejam notificados ou não é tão importante?

Postado

Deu certo!

O técnico trocou a entrada da fonte e estou digitando isso pelo Pc.

 

Ate agora não encontrei nenhum problema, mas vou ficar de olho no congelamento.

Daqui um tempo vou criar um tópico especificamente para falar desse outro problema.

 

Gostaria que deixassem esse topico aberto mais alguns dias caso de algum pau aqui.

 

Obrigado a todos! Ate uma próxima.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!