Ir ao conteúdo

Existe uma forma de aumentar a precisão do ajuste de tensão do lm317?

Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Postado

bom eu gostaria de saber se existe como aumentar a precisão do ajuste de tensão do lm317 ou eu precisaria usar outro tipo de regulador de tensão? não se preoculpe com o "esquema da fonte", pode usar qualquer exemplo de fonte linear para explicar-me. agradeço desde já. 

exmp: usar um potenciômetro de 50k ao invés de 5-10k, porém dizer ao circuito um valo de referência usando os 50k. 50k sendo o maximo de tensão e 0 ohms quando for a inicial, no caso 1.25v

Postado

bom, gostaria de saber quais seriam as vantagens "notaveis" em usar um lm339 ao invés do lm317. como eu sei que o regulador é mais efficiente? eu estou começando a usar CI's estão pensei em troca o lm317 da minha fonte por esse lm339... esse lm339 tem 4 saídas regulaveis né? pensei até em criar uma segunda saída independente para fazer uma fonte de 2 canais, e usar uns transistores 2n3773(x2 para 8A) e o segundo canal com x1 para uns 3A.

adicionado 45 minutos depois

ah desculpa galera, cometi um grande equivoco, cabei de notar que o lm339 é um comparador e não um regulador

Postado

@Hudsonkem ,

Repare que no datasheet existe uma limitação nos valores dos resistores usados para definir a tensão de saída. Precisa circular uma corrente mínima para haver a regulação.

Quanto a melhorias .... esse Ci funciona até melhor que os reguladores tipo 7812 que tem por aí .... o truque é que em caso de altas correntes a fiação tem de ser bem feita, a amostra de tensão deve vir diretamente dos conectores da fonte, o GND tem de ser muito bem dimensionado , e por aí vai .... 

Posso te afirmar que a grande maioria dos problemas de regulação são oriundos de uma montagem que não atendeu todos os requisitos práticos para um projeto de fonte de alimentação.

Paulo

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado

Trocar o potenciômetro não muda em nada.