Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É hora do upgrade? Sim ou não?


Posts recomendados

Boa tarde a todos.

 

Minha dúvida é relativamente simples e não se trata de upgrade emergencial por problemas ou algo do tipo. A minha configuração atual é:

 

i7 4790k em Stock 4.0ghz

Asrock Z87 pro3

ASUS Strix 970GTX 4gb GDDR5

2x8gb G.Skill 1600mhz

SSD Sandisk Plus 480gb

Seagate 1tera 64mb cache

H55 Corsair water cooler

2 fan's (um de 140mm e outro de 120mm) frontais no gabinete + 1 fan 120mm exaustor em cima

Corsair 330r Black edition

Seasonic G-series 620w 80 bronze

 

Montei em JUN2016 graças a ajuda de alguns colegas daqui do fórum. Na época os Skylakes estavam caros e eu consegui um bom preço nessas peças.

 

Como eu tenho um pouco de, digamos, “compulsão” por comprar peças e ficar sempre mudando algo no meu PC, estava pensando em trocar a Placa de vídeo, SSD e talvez o gabinete. Hoje uso o PC para alguns trabalhos de texto, jogos (CSGO, FFXIV, PUBG e outros menos pesados). No momento, não estou com nenhum tipo de gargalo ou dificuldades para rodar algum jogo, acontece que eu estou para receber um monitor que estava no rma da BenQ (XL2540), que é de 240hz. Quando eu estava usando ele, a GTX970 tinha certa dificuldades para manter os 240+fps, gerando alguns tearings na tela.

 

Em resumo, a minha dúvida é: valeria a pena eu fazer um upgrade de VGA nesta minha máquina, tendo como base essa questão do monitor? (No momento estou usando o de 144hz).

 

Agradeço desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, creio eu que você ta buscando 240fps no CSGO né? No PUBG é bem difícil manter acima disso, eu diria que até impossivel.

Se trocar a placa de video nao vai mudar nada no CSGO, tanto CS e PUBG pra 144fps+ demandam muito do processador e no PUBG particularmente memorias com frequencia mais alta ajudam muito e você ainda esta com um kit DDR3.

Seu kit atual nao segura 240fps no CSGO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rusty1 exatamente isto. No PUBG pego uns 90. No CSGO segura 280fps em 1024x768 (que é a resolução que jogo) A 144hz. Quando eu uso o de 240hz, esse fps cai um pouco mais, não mantendo por todo tempo os 240++. 

 

Entendi. Acreditava que o meu i7 já seria OP em termos de processamento. Então você acharia que seria hora de migrar de geração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um 8700k com certeza vai ser um baita upgrade comparado ao seu 4790k, ele ainda é um baita processador e na minha opiniao aguenta praticamente quase todas as placas do mercado pra FullHD @60fps, mas a coisa da uma apertada quando o foco é FullHD @144/240fps que puxa demais do processador.

Eu te digo isso por experiencia propria, estou com essa configuração da assinatura, meu proximo upgrade é 8700k + mobo (ja tenho memorias DDR4 3000mhz compradas), vou manter a 970 por mais um tempo.

Te passar também a experiencia de um amigo, ele recentemente pegou 8700k + RAM 3000mhz e ta segurando 144fps no PUBG com uma 1060 3GB, que é praticamente uma GTX 970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rusty1 entendi. Não consigo visualizar sua assinatura pois estou no celular. Mas entendi o recado. Vou estudar essa possibilidade, que com certeza vai passar dos 3k (8700k, mobo, RAM DDR4). Obrigado pela suas respostas.

 

 

@Danie1 Net0 bem lembrado. Como eu disse, não estou necessitando dessa troca, seria mais um luxo por questão do meu monitor... mas você está coberto de razão e quando se trata de dinheiro ficamos pensativos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yuri Herculano disse:

entendi. Não consigo visualizar sua assinatura pois estou no celular. Mas entendi o recado. Vou estudar essa possibilidade, que com certeza vai passar dos 3k (8700k, mobo, RAM DDR4). Obrigado pela suas respostas

Você pode vender o kit atual também pra adicionar no orçamento (se você nao tiver pensado nisso ainda).

Se é so pra games o 8600k nao é uma má escolha também mas eu iria logo no 8700k se possivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rusty1 achei esse kit aqui https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1004461225-kit-intel-core-i7-8700k-gigabyte-z370m-aorus-gaming-16gb-_JM

 

Parece ser bom. Só nunca ouvi falar dessa memória Ballistix.

 

pensei sim em vender a máquina, mas, pelo menos aqui na minha cidade, é mais fácil vender somente tudo completo (gabinete, SSD, monitor, tudo) do que o kit haswell que eu tenho somente.

 

você se refere ao i5 8600k, né? Ele não seria inferior ao meu i7 4790k?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pega seu 4790k e coloca um cooler legal, faz um overclock para uns 4.5GHz e coloca uma GTX 1070 ou 1070Ti... vai ficar ótimo, seu CPU é muito bom e forte ainda.

 

Caso possa investir mais tem a nova série da Nvidia também. Mas eu "sossegaria o facho" por enquanto, pelo menos até o dólar baixar um pouco porque está um absurdo. Sua máquina tem gás para mais um bom tempo sem mexer em nada, pelo menos até o dólar estabilizar e baixar (quando passarem essas "benditas" eleições).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse artigo cobre todas as z370 e seus recursos Z370 MOBO ROUND-UP, são 3 paginas cobrindo todas as fabricantes.

Eu particularmente gosta da MSI SLI PLUS e ASROCK SLI KILLER pelo preço e o que oferecem, basicamente eu escolheria uma com pelo menos 10 power-phases pra fazer um overclock decente.

 

Ja pensou em overclockar seu processador pra você ver se tira mais desempenho dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso obrigado pela sua opinião. Realmente não tinha pensado nessa possibilidade de OC, pois confesso, com esses anos nas costas, que só fiz OC uma vez com o meu extinto AMD athlon 3000+. Confesso que o resultado foi bem desconcertante (tive que comprar outra placa-mãe) e desde então nunca mais tentei fazer isso. Tenho bastante receio pois vejo que tem alguns pré-requisitos para o fazê-lo (refrigeração adequada, mobo adequada). Então não é a primeira coisa que passaria pela minha cabeça, pois se danificar alguma peça, esse meu upgrade passaria de luxo a emergencial.

 

@rusty1 vou conferir esse artigo. Então, como respondi acima, não penso que isso seja talvez a melhor saída, pois tenho pouca experiência em OC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Yuri Herculano disse:

@simforoso obrigado pela sua opinião. Realmente não tinha pensado nessa possibilidade de OC, pois confesso, com esses anos nas costas, que só fiz OC uma vez com o meu extinto AMD athlon 3000+. Confesso que o resultado foi bem desconcertante (tive que comprar outra placa-mãe) e desde então nunca mais tentei fazer isso. Tenho bastante receio pois vejo que tem alguns pré-requisitos para o fazê-lo (refrigeração adequada, mobo adequada). Então não é a primeira coisa que passaria pela minha cabeça, pois se danificar alguma peça, esse meu upgrade passaria de luxo a emergencial.

 

@rusty1 vou conferir esse artigo. Então, como respondi acima, não penso que isso seja talvez a melhor saída, pois tenho pouca experiência em OC.

Beleza, esse i7 é muito forte mesmo em stock. Qualquer placa de vídeo nova que você colocar vai ficar com um ótimo desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Beleza. Vou analisar qual troca fica melhor no meu orçamento. Estava conferindo uns Benchmarks dessa 1070TI e ela parece ser muito próxima a 1080. Ela competiria com a Vega 54? Estava muito afim de pegar essa placa quando lançou, mas descobri que ela se alimenta com 2x8 pin. Minha fonte não aguentaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yuri Herculano disse:

@simforoso Beleza. Vou analisar qual troca fica melhor no meu orçamento. Estava conferindo uns Benchmarks dessa 1070TI e ela parece ser muito próxima a 1080. Ela competiria com a Vega 54? Estava muito afim de pegar essa placa quando lançou, mas descobri que ela se alimenta com 2x8 pin. Minha fonte não aguentaria.

Sua fonte aguenta com sobra uma 1070Ti amigo... até a 1080 ela aguenta na boa... essas placas série 9 e 10 da Nvidia são muito eficientes em termos de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso @rusty1 selecionei duas configurações ontem, que acabei esquecendo de mandar. Qual delas vocês opinariam ser a mais adequada para a minha questão em específico? Não testei o preço com o 8600k, que acredito que ficaria algo entre 700, 800 mais barato.

 

Asrock fatal1ty Z370 K6

i7 8700k

2x8 Corsair Vengeance 3000mhz

PowerColor Radeon Vega 56 Red Devil Edition 8gb

Valor total: R$7.568,34 (site terabyte)

obs: outra opção seria por R$110,00 reais a mais com a 1070TI.

 

Já pela Pichau, a configuração semelhante:

MSI Z370 Gaming KRAIT

I7 8700k

2x8 Patriot Viper 3200mhz

Gigabyte Windforce 1070TI

Valor total: R$7455,55 (quase a mesma coisa da Terabyte)

 

na kabum está em falta o 8700k.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Yuri Herculano disse:

@simforoso @rusty1 selecionei duas configurações ontem, que acabei esquecendo de mandar. Qual delas vocês opinariam ser a mais adequada para a minha questão em específico? Não testei o preço com o 8600k, que acredito que ficaria algo entre 700, 800 mais barato.

 

Asrock fatal1ty Z370 K6

i7 8700k

2x8 Corsair Vengeance 3000mhz

PowerColor Radeon Vega 56 Red Devil Edition 8gb

Valor total: R$7.568,34 (site terabyte)

obs: outra opção seria por R$110,00 reais a mais com a 1070TI.

 

Já pela Pichau, a configuração semelhante:

MSI Z370 Gaming KRAIT

I7 8700k

2x8 Patriot Viper 3200mhz

Gigabyte Windforce 1070TI

Valor total: R$7455,55 (quase a mesma coisa da Terabyte)

 

na kabum está em falta o 8700k.

 

Esse kit da pichau está legal, o preço está razoável até pelo valor que o dólar anda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Herculano Honestamente, eu n trocaria o kit agora. Como você tem 240hz, tem q ir de Intel com uma 1070 Ti ou 1080, algo assim. E a intel possivelmente vai lançar a nova geração mês q vem (pois é, de novo). Alguns reviews de BFV já deram o 8700k a 5ghz batendo 80% de uso. Como a nova geração vai ser supostamente octa core de verdade, podemos esperar bastante ganhos.

Como você mesmo disse q n ta sentindo nada ruim, eu esperaria. SE a geração nova n prestar ou for mt cara, o máximo q vai acontecer é você ter esperado 1 mês (e talvez até baixe o preço da atual). Mas se você compra agora e a nova geração vem mt boa, você meio q torrou $ à toa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso pois é, também achei. Vou analisar e vê se compro agora ou aguardo um pouco o dólar, como você falou anteriormente.

 

@Steeveantonichen interessante. Não sabia que estaria iminente a vinda da 9ºger. Realmente faz sentido, das duas uma: até lá posso estar com mais $$ e ir direto para nona, se melhor ela realmente for, ou economizar e ir para a oitava com preço menor. Isso se assemelha ao que eu fiz em 2016, quando ao invés de ir para a Skylake, fui para a Haswell pelo preço. Obrigado pela dica valiosa. Vou ficar atento às cenas desses próximos “episódios”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuri Herculano Os rumores apontam pra 1 de outubro

 

O q tu pode fazer agora seria trocar a vga, já q isso n influencia o futuro upgrade do kit... a nvidia lancou agora as RTX e não veio grande coisa, boas placas mas caríssimas... e com a 2080 ti em 7000 reais, acho q preco de vga infelizmente não vai cair aqui no Brasil... Uma 1070 Ti agora talvez seja um bom negócio, vi uma Titanium por 2400 no cartão na cissa. Mesmo q ela vá gargalar um pouco com teu processador atual, vai ser perfeitamente jogável e bem melhor q a 970. E venderia a tua 970 p recuperar uma grana. Ou então se aquieta mesmo e compra tudo de uma vez qd sair os novos intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 20/09/2018 às 20:39, Yuri Herculano disse:

@simforoso pois é, também achei. Vou analisar e vê se compro agora ou aguardo um pouco o dólar, como você falou anteriormente.

 

@Steeveantonichen interessante. Não sabia que estaria iminente a vinda da 9ºger. Realmente faz sentido, das duas uma: até lá posso estar com mais $$ e ir direto para nona, se melhor ela realmente for, ou economizar e ir para a oitava com preço menor. Isso se assemelha ao que eu fiz em 2016, quando ao invés de ir para a Skylake, fui para a Haswell pelo preço. Obrigado pela dica valiosa. Vou ficar atento às cenas desses próximos “episódios”

 

Olha cara a situação para você está complicada

 

A escassez já aumentou os preços da Intel, talvez aumente ainda mais

 

A nova geração da NVIDIA está cara, ninguém sabe quando vai ter redução de preço

 

A nona geração da Intel, mais cara que a oitava geração

 

Só resta aguardar para analisar como vai ficar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...