Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD do Notebook superaquecido


tokozennko

Posts recomendados

Vamos em partes:

"exiting pxe rom" = significa que ele está tentando o boot via rede, ou seja, não achou o boot do HD/ HD.
 O que seria superaquecimento para você? Alguns HD's, em especial 7200rpm, funcionam mais quente mesmo, e é perfeitamente normal! Já vi HDs chegarem a 55ºC em teste zero fill. Caso tenha noção disso, e esteja sempre em temperatura muito alta, pode indicar problemas mecânicos no rolamento do motor, o que deixa o disco pesado para girar, força o motor e esquenta muito mais! Isso é comum em hds mais velhos e não tem conserto, a não ser trocar por outro. 
 Recomendo passar um teste com o HDTune Pro, da pra usar avaliação dele por uns dias! Passa o teste e manda um print aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Smart achou algo errado com  a temperatura (embora 40ºC para HD de notebook que não tem ventilação alguma não é nada demais) e parece que há setores ruins (marcado em amarelo)... não sei quanto tempo de uso esse HD tem, mas se fosse você eu daria um jeito de deixar o backup em dia das coisas mais importantes na nuvem ou num outro HD externo por exemplo, pois esse seu disco não está muito confiável, digamos assim.

 

Dá pra ir usando, mas fique de olho com os dados importantes, porque numa dessas ele simplesmente desliga...isso pode ser daqui meia hora ou daqui a 5 anos, vai saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Setor pendente não significa erros no HD! É normal ocorrer e, ao formatar,  isso some. 'Airflow temperature' em HDs Seagate é normal aparecer erro, já tive um idêntico ao seu, esquentava bastante mas durou 1200 dias (isso mesmo, DIAS!) de uso até apresentar os primeiros erros, mesmo assim ainda utilizo para testes até hoje.
 Agora, caso queira tirar a prova de que o HD é novo ou não, tire um print do início do relatório da smart, terá uma opção dizendo: 'hours count' e 'spin count', algo do tipo (infelizmente não me recordo o nome correto agora) e saberá quantas horas/dias o HD tem de uso, assim como quantas vezes ele foi ligado e desligado. Caso este número não seja compatível com o tempo de uso que está com ele, exija troca! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, tokozennko disse:

Olá, estou em dúvida

 O que pode deixar o HD do Notebook superaquecido? Às vezes, ele reinicia sozinho quando está ocioso e se colocar a mão no local do HD ele está quente.

O HD quente pode faze-lo reiniciar sozinho?

 

edit: erro de "pxe-mof exiting pxe rom" corrigido.

 

 

 

Mas HD esquenta mesmo.

 

O notebook deve estar reiniciando devido a temperatura alta.

 

Alguma vez esse notebook foi limpo por dentro ? Ele pode estar com alguma poeira impedindo a circulação do ar e por isso acaba esquentando além do normal.

 

Outra coisa, o notebook não deve ficar em cima de algo que abafe as saídas/entradas de ar dele pois termina esquentando demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Johnny Bravoo disse:

Setor pendente não significa erros no HD! É normal ocorrer e, ao formatar,  isso some. 

Errado. Durante a operação normal a unidade, o firmware pode detectar áreas ruins do disco. Essas áreas são marcadas como Setores pendentes e serão realocados quando os dados desses setores forem reescritos Oi modificados. A partir daí o firmware realocados essas áreas ruins e não utiliza-as. 

Ou seja, é erro detectado no disco marcado para ser "corrigido". Provavelmente existem mais áreas ruins que serão realocados e podem indicar danos na unidade. D

 

No mais, reitero tudo que o Johnny disse, provavelmente esse HD que colocaram é usado e está ruim. Pela captura de tela que mostrou, esse disco já atingiu 65 C que é muito, mas muito alta para um HD. Provavelmente ele possui problemas que fazem esquentar tanto.

 

Use o HDD Sentinel, ele irá mostrar o tempo de uso da unidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mattaus Na maioria das vezes que a SMART detecta setor pendente, é erro lógico! Tanto que, ao passar zero fill, os erros somem e o marcador de setores realocados continua como zero, ou seja, erro lógico ou de leitura da própria smart, indicando que nunca existiu um bad block neste HD.
 Caso a smart continue marcando setores realocados, ou 'Raw Read Error Rate' ai sim temos um hd defeituoso, que irá falhar em breve. No mais, só olhar o tempo de uso do mesmo, pois já possui um HD destes e são bem esquentados... O que não faz sentido para mim é: este meu HD foi comprado em meados de 2011, e era 9.5mm ainda! Já faz um certo tempo que não vejo estes hds para venda como novos, no lugar, vejo os Firecuda da Seagate, mas tenho impressão que estes modelos já estão descontinuados há certo tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tokozennko Windows 10 é uma piada em HDs! Meu note é um i7-3610QM, 8GB de RAM e um Hitachi 7200RPM 1TB, e demora um bom tempo para inicializar. Isso é perfeitamente normal, pois há muita coisa a ser carregada, e isso exige muito do HD na inicialização, não necessariamente indicando um HD ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...