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Opa,

 

Alguém ai saberia me indicar um regulador de tensão tipo o l7824, mas que aceite entrada de 44V, saída 24v mesmo.

 

Ou similar. não estou achando o L7824 , as lojas que fui estão fora de estoque, e de qualquer forma o máximo de entrada dele seria de 40V

 

Quero usar uma fonte que tenho aqui com saída 44V 1.8A  que pretendo mudar para 24V.

 

Valeu.

 

 

Postado

 Valeu,

 

sabe se o 2596 pode ser usado em vez do 2576?

 

esta mais barato. :)

 

LM2576 so estou achando aquelas plaquinhas de step down prontas. :(

 

Segue o datasheet da LM2596, esse ai tem no bau da eletrônica.

http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm2596.pdf

 

Será que tem erro jogar resistor na saida da fonte ligando ao LM pra cair um pouco os 44V para 40 que é a tolerância dele? Ou vai dar ruido ?

 

  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, lotus123 disse:

cair um pouco os 44V para 40

Resistor pode dar mas tem que ter carga mínima pra manter abaixo dos 40. Uma ideota é colocar uns 15...20 1n4001 (ou melhor 1n5401) em série com entrada.

12 horas atrás, lotus123 disse:

ruido ?

Capacitor na entrada e saída do regulador por favor.

  • Curtir 2
Postado

Por retificadores em serie? sou bem iniciante ainda em eletrônica, por isso minha duvida possa ser meio estranha, mas tipo, como assim carga minima nos resistores?

 

Tentar explicar melhor meu problema.

 

Quero carregar 2 baterias seladas, destas de nobreak 12v 9Ah, ligadas formando 24v que vão alimentar uma scooter elétrica. ai descolei de graça uma fonte 110v AC para 44V CC 1.8a. como as baterias são 24V. precisava baixar a saída desta fonte para carregar as baterias. Ai pensei em adaptar o LM na fonte. Você acha que funcionaria bem isto? A scooter já tem uma entrada para o carregador 24V.

 

k0HnDNG4_t.jpg

 

mE7QtJgt_t.jpg

 

Valeu!

P1060888.JPG

P1060893.JPG

  • Membro VIP
Postado

Melhorou 1 pouco. Mas ainda há um pouco de confusão. Qual a característica do carregador original da scooter? V e I ? você vai trocar as baterias dela por esta de nobreak? Não sei se dá a potência. Ou vai carregar a de nobreak pra carregar a dela? Acho que não é boa ideia. É 8Amper por 10horas ou 'de 8 a 10 horas' de carga? não sabe? nem eu...

Ah sim... ligar retificadores em série com entrada significa 'bloqueia' 0,6V em cada. 10 em série bloqueia 6V

44-6=38v na entrada do regulador

44V....o-->|-->|-->|-->|-->|-->|-->|-->|-->|--o...38V

adicionado 5 minutos depois

Ah sim... você quer aproveitar o carregador 44v da scooter pra carregar suas baterias... É outra vertente.... Aí o lance do regulador chaveado pode te conduzir ao sucesso...

  • Curtir 1
Postado

Vou usar as baterias de nobreak para alimentar a scooter. o ideal seria uma bateria maior, mas o máximo de tamanho que cabe no compartimento é 2 de 12v 12Ah, o motor é de 500W, ou seja, para ele funcionar como toda potencia teria que por ai 41A, mas não encontrei baterias próprias dela no brasil, e vai ser uma gambiarra. o motor vai funcionar com 1/3 de potencia, mas melhor que nada. esse carregador não é original também, foi um que descolei. os carregadores que achei originais são caros, ai coloca custo de baterias, não vale a pena.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bacana mano. Eis mais uma motivação pra você perder um pouco de peso: não forçar muito suas 'novas' baterias

 

Mas o lance de carregar bateria é um capítulo à parte. A V é maior que 24v, é bom ser corrente constante, proporcional à capacidade, temperatura e afff fins.. Mas sem muita paranoia, penso que se fizeres a fonte de 28V e linear mesmo já é um bom começo.

Eu (que não preciso mais impressionar ninguém com aparências) colocaria 2 baterias duns 18Ah por fora. Só pra ir mais longe um pouco.

 

Sucessos!

  • Curtir 1
Postado
3 horas atrás, lotus123 disse:

como assim carga minima nos resistores?

Resistor serve pra abaixar a corrente, abaixar a tensão é consequência disso. 

Se não tiver carga não tem corrente, então a tensão continua 44V e queima seu regulador. 

 

Para se recarregar baterias de 24V precisa de 28,8V (pode arredondar pra 29, já que a corrente da sua fonte é baixa). 

 

Eu ficaria no regulador chaveado mesmo, é mais simples e pode até aumentar um pouco a tensão da sua fonte. 

Um regulador linear pra carregar bateria esquenta muito, ainda mais com essa diferença de tensão. 

  • Curtir 2
Postado

no caso o regulador é o do esquema do segundo post, com o lm2576. então neste caso poderia usar o lm2596 no lugar dele?

 

PS,

 

Estes capacitores C in C out do esquema, que tensão seria mais indicada para eles?

 

Valeu

Postado
10 horas atrás, lotus123 disse:

no caso o regulador é o do esquema do segundo post, com o lm2576. então neste caso poderia usar o lm2596 no lugar dele?

Na fonte de 44V não dá. Como você mesmo disse o máximo é 40V.

Não adianta colocar resistor, sendo um circuito pra carregar baterias o resistor vai ferver e ainda pode queimar o regulador, pois a tensão de entrada vai variar conforme a corrente. 

11 horas atrás, lotus123 disse:

Estes capacitores C in C out do esquema, que tensão seria mais indicada para eles?

Com capacitores a tensão sempre deve ser maior, nunca menor. 

No da entrada pode ser no mínimo 50V e no da saída no mínimo 35V. 

Se encontrar maior que isso pode por sem problemas. 

11 horas atrás, lotus123 disse:

 

  • Curtir 1
Postado

Opa,

 

Que lojas vocês costumam comprar, esse indutor de 150 uf to achando em lugar nenhum e se comprar da china só no ano que vem vai ficar pronto isso.

 

Postado
 

no caso o regulador é o do esquema do segundo post, com o lm2576. então neste caso poderia usar o lm2596 no lugar dele?

 

PS,

 

Estes capacitores C in C out do esquema, que tensão seria mais indicada para eles?

 

Valeu

 

Tem uns esquemas auto-oscilantes de conversores buck já mencionados aqui.

 

image.png

adicionado 2 minutos depois

Tem uma versão com mosfet:

https://hackaday.io/project/2145-smps-replacement-for-7805/log/36375-discrete-33v-buck-converter

 

A tensão de saída é determinada de V2 

O comparador pode ser usado um modelo mais comum do tipo LM393 ou similar. 

Dá até para usar Op-amp que seja rápido. 

Um mosfet de canal P muito comum é o IRF9540

Tem ainda o P15P12, o IRF9530N, e o IRF9640. 

 

O circuito ainda tem margem para modificações e melhorias.  

 

 

image.png

  • Curtir 2
Postado
12 horas atrás, albert_emule disse:

 

Tem uns esquemas auto-oscilantes de conversores buck já mencionados aqui.

 

...

Tem uma versão com mosfet:

https://hackaday.io/project/2145-smps-replacement-for-7805/log/36375-discrete-33v-buck-converter

 

A tensão de saída é determinada de V2 

O comparador pode ser usado um modelo mais comum do tipo LM393 ou similar. 

Dá até para usar Op-amp que seja rápido. 

Um mosfet de canal P muito comum é o IRF9540

Tem ainda o P15P12, o IRF9530N, e o IRF9640. 

 

O circuito ainda tem margem para modificações e melhorias.  

 

 

image.png

 

A pagina do link deu erro 404. mas valeu. de qualquer forma.

Vou procurar os componentes deste esquema se estão mais fáceis.

 

Esse simulador LTspice que você usou para mostrar as ondas, sabe se tem ele para linux?

 

Valeu.

 

Edit, já achei sobre o LTspice, só pra windows mas da pra rodar em linux pelo wine. depois vou tentar.

http://www.analog.com/en/design-center/design-tools-and-calculators/ltspice-simulator.html

 

  • Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, lotus123 disse:

 

A pagina do link deu erro 404. mas valeu. de qualquer forma.

Vou procurar os componentes deste esquema se estão mais fáceis.

 

Esse simulador LTspice que você usou para mostrar as ondas, sabe se tem ele para linux?

 

Valeu.

 

Edit, já achei sobre o LTspice, só pra windows mas da pra rodar em linux pelo wine. depois vou tentar.

http://www.analog.com/en/design-center/design-tools-and-calculators/ltspice-simulator.html

 

 

O link que funciona:

https://hw-by-design.blogspot.com/2018/08/vrm-discrete-33v-buck-converter.html

  • Curtir 2

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