Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor com baixa ESR


Posts recomendados

Bom dia a todos,

Estou a procura de um capacitor de suporte no mínimo 200V com uma capacitância de aproximadamente 2,2uF para uma fonte chaveada do tipo buck que opera em 30Khz, fazendo com que necessite de uma baixa ESR para se obter uma maior corrente de ripple.

 

Me informaram que capacitores da panasonic são ideias para essa aplicação, mas não encontro nenhum para compra dentro do Brasil e se for importar a menor taxa de importação que encontrei foi de $15.

 

Alguém conhece algum capacitor para essa aplicação que seja factível a compra aqui no Brasil?

 

Att.: Elivelton Walter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não referente ao capacitor, mas a compra;

 

eu costumo comprar no aliexpress todos componentes (a não ser que seja algo urgente), porque, mesmo com estes 15 reais agora que os correios esta cobrando, normalmente sai mais barato do que aqui ou muitas vezes nem acho aqui pra comprar.

 

O problema é a demora, então o ideal é organizar a compra pensando em uso futuro. e sempre juntar o máximo, pois a taxa vai ser na remessa. não por itens.

 

Coisas eletrônicas, arduinos, raspberry pi, orange pi. nunca me taxaram nada destes lances. abaixo de 50 dólar, acho que é liberado, menos Celular, que isso eles taxam mesmo que custe 5 dolar, e sempre cobram na media dos 200. ai o esquema é pedir para declararem o valor real da compra, para no caso de taxarem, você poder recorrer.

 

Se declararem valores falsos, você perde toda razão.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

2.2uF parece pouco pra filtro de ripple. Nesta frequencia atende?

Mas capacitor polipropileno - deste de motor - tem destas capacitância e tensão e meio que suporta um stress legal... Me identifico com ele.

Segundo o livro Eletrônica de potência : projeto de fontes chaveadas do Prof. Ivo Barbi http://ivobarbi.com/projetos-de-fontes-chaveadas/, essa capacitância é suficiente, na verdade ela é o dobro do calculado.

 

Estes capacitores de polipropileno não suportam uma frequência baixa? na casa dos Hz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bacana...

Sim suportam.

Vislumbro que teoricamente você pode usar vários capacitores de esr 'normal' em paralelo. Imagine 10 (só 10) de 220nF/250Vdc - de poliester mesmo - em paralelo, sua esr vai ser teoricamente 10x menor. A nível de protótipo e/ou hobismo penso que pouca coisa de impede de.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

bacana...

Sim suportam.

Vislumbro que teoricamente você pode usar vários capacitores de esr 'normal' em paralelo. Imagine 10 (só 10) de 220nF/250Vdc - de poliester mesmo - em paralelo, sua esr vai ser teoricamente 10x menor. A nível de protótipo e/ou hobismo penso que pouca coisa de impede de.

A esr seria menor mesmo, mas estou chaveando na casa dos 30kHz, acho que iam explodir 😯

Estou pensando e colocar vários capacitores em paralelo mesmo para fazer a esr cair.

 

12 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Aqueles ceramicos de 1kw nao serve ?

Boa pergunta, eu sei como é feito o eletrolítico e porque ele é usado nas fontes chaveadas, agora, o cerâmicos acredito fornecerem uma tensão de ripple muito grande (muito ruído), mas não tenho muitas informações para afirmar isso :s 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Elivelton Walter disse:

A esr seria menor mesmo, mas estou chaveando na casa dos 30kHz, acho que iam explodir 😯

Estou pensando e colocar vários capacitores em paralelo mesmo para fazer a esr cair.

 

Boa pergunta, eu sei como é feito o eletrolítico e porque ele é usado nas fontes chaveadas, agora, o cerâmicos acredito fornecerem uma tensão de ripple muito grande (muito ruído), mas não tenho muitas informações para afirmar isso :s 

Pela lógica, o ripple seria uma consequência da esr (quanto maior a esr, maior o ripple), dai pensei que os de ceramica, por terem ESR menor e ainda não sofrerem com o tempo (aumento da ESR, como acontece nos eletroliticos), dai achei q os cerâmicos seriam melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Elivelton Walter disse:

30kHz, acho que iam explodir 

pode explodir se o ripple for de 200V. Penso que se for uns 1...5% da v de trabalho dele... de boa. O que me leva a algo a+: se usares capacitor de maior V, tal porcentagem é menor ainda.

 

O cerâmico é mais parrudo mesmo. O difícil é compor um nesta capacitância e tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!