Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular a potência real da fonte de alimentação?


Posts recomendados

Olá, pessoal! Leiam atentamente o tópico antes de fornecer uma solução, por gentileza.

 

Estou entrando na área de eletrônica agora e estudando a respeito das fontes de alimentação. De acordo com os meus estudos e diversas pesquisas, sei que o mercado brasileiro oferece dois tipos de fontes, a REAL e a GENÉRICA (sendo esta a mais comum). A diferença e os conceitos principais sobre a diferença das duas eu já tenho em mente, eu acho.

 

Afinal, minha duvida é: Como posso fazer o calculo para saber a potência real de uma fonte de alimentação? Isso manualmente! Não quero depender de sites e calculadoras automáticas para isso... Sei que facilita nossa vida e é mais objetiva, porém estou aqui com intuito mesmo de aprender. 

 

Até o momento o que eu sei é que de acordo com as leis de Ohm, o cálculo a ser realidade é multiplicando a Corrente, A, pela tensão, V, para saber a potência Watts da fonte. Também estou ciente que a fonte de alimentação possui três linhas diferentes de tensão, sendo, 3,3V, 5V e 12V.

  • Ouvi também algumas pessoas dizendo que as fontes de alimentação atuais não utilizam as frequências baixas que são 3,3V e 5V, isso procede? Se não utilizam, porque ainda fabricam fontes com essas tensões?
  • Outras também comentaram sobre potência combinada, o que seria essa combinação?
  • Existe um padrão para calcular a potência real das fontes?

 

Estou estudando com base nas imagens a seguir...

a1348215b02ed86fdc0dff890aa7ddd0.jpg.1a7cfb328e53e15a253c7448c566cdd0.jpg

 

fonte-atx-nova-4-1000x1000.thumb.png.27916aa76dd216743288b2dd9f41d175.png

Obrigado pela disposição em me ajudar! Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So dá para "calcular" Isso SE a etiqueta falar a verdade, que não ocorre em fontes genéricas. Além disso, fonte não é só potência. Precisamos saber como ela entrega essa potência, níveis de ruído, eficiência. Sem um testador de fontes (que adiciona carga e monitora o comportamento), não dá pra saber apenas somando as potências da etiqueta. 

 

Sobre as tensões de 3,3 e 5V, elas são usadas por alguns periféricos como HDs e unidades óticas. Antigamente (15 anos atrás) as placas utilizavam as linhas de 3,3 e 5V para gerar as tensões do processador. Hoje isso é feito pela linha de 12V, então uma forma de você saber se a fonte tem projeto recente é ver onde ela entrega a maior corrente . No caso das duas etiquetas que postou, já dá pra saber que a segunda fonte utiliza um projeto muito arcaico, pois tem a maior potência entregue na linha de 3,3V e 5V.

 

No mais, os artigos de fonte aqui do site são bem explicativos. Basta calcular a potência das linhas e somar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Multiplique a tensão da linha de 12V por sua respectiva corrente e some algo em torno de 40W. Computadores modernos puxam quase toda a energia da linha de 12V e, portanto, não adianta a fonte ter capacidade sobrando nas linhas de 3.3V e 5V.

 

Para o primeiro exemplo que você citou, isso dá 472W. Para o segundo, o resultado é 148W. Portanto, você tem aí duas fontes arcaicas e ruins.

adicionado 0 minutos depois

Isso considerando a validade dos dados da etiqueta, coisa que muitas vezes não ocorre, porque fabricantes picaretas mentem ali também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Whitney César disse:

 

  • Ouvi também algumas pessoas dizendo que as fontes de alimentação atuais não utilizam as frequências baixas que são 3,3V e 5V, isso procede? Se não utilizam, porque ainda fabricam fontes com essas tensões?
  • Outras também comentaram sobre potência combinada, o que seria essa combinação?
  • Existe um padrão para calcular a potência real das fontes?

 

O que realmente importa é a potência que determinada fonte pode entregar a um PC moderno.

Existem fontes, de projeto muito antigo (século passado) que entregavam muita energia nas linhas de 3,3 e 5 Volts pois os PCs daquela época se valiam, se alimentavam com muita energia derivada dessas linhas. Hoje de nada adianta uma fonte entregar nas linhas de 3,3 e 5 Volts uma potência de digamos 150 Watts, quando essas linhas são demandadas de não mais de 40 Watts...

 

Desse modo e porque a linha de 12 Volts é a dominante e toma de 90 a 95% da potência que a fonte entrega se pode sem muita chance de erro computar como capacidade total de entrega de uma fonte o todo que ela consegue entregar na linha de 12 Volts somado a 40 Watts que a mesma deverá entregar agregadas as linhas de 3,3 e 5 Volts..

 

Ai é só multiplicar a tensão de 12V pela capacidade de oferta em corrente que o fabricante declarou na etiqueta da fonte, e somar 40 Watts.

Claro, o fabricante tem de colaborar e postar nessa etiqueta informação válidas, reais e principalmente não tentar engambelar o consumidor. Te do um exemplo..

image.png.4bc0a1fdb7a4ff15000d5b3bc16973ac.png

 

Nesse caso ai o fabricante não indicou o quanto de corrente as linhas de 12 Volts poderiam entregar em modo combinado (ambas as linhas entregando ao mesmo tempo). Poderias pensar que a potência tirada dai poderia ser de 12 x (18 + 18) = 12 x 36 = 432 Watts, o que absolutamente pode não ser verdade. Pode o fabricante estar dizendo somente que em cada uma das linhas de 12 Volts se pode sacar somente 18 Amperes antes da fonte se bloquear..

Nesses casos de falta da informação simplesmente abandono, deleto esse fabricante.. Se não está do meu lado, me ajudando com informações corretas, está contra... Fora...

Cito um exemplo de uma etiqueta bem feita, correta..

FonteCoolerMasterRS_460_PMSR_pequena.jpg

Note que ai o fabricante coloca 18 Amperes em cada linha de 12 avisando que se for tirado mais do que isso a fonte entrará em proteção e logo abaixo cita 312 Watts como a máxima potência possível de ser tirada dessas duas linhas de 12 Volts, em conjunto, de modo combinado.. Ora 312/12 = 26 Amperes e nunca aqueles 36 que se poderia deduzir somando os dois limites de corrente..

 

Adicionalmente o fabricante agrega uma informação importante, na linha abaixo da tabela dizendo que a potência combinada das linhas de 3,3 5 e 12 Volts não deve exceder 401,5 Watts.. ...   Na verdade um PC contemporâneo só irá se valer dos 312 Watts das linhas de 12 Volts pois isso é o máximo possível nessa tensão somados a cerca de 40 Watts de uma demanda típica das linhas de 3,3 e 5 Volts combinadas.. Essa fonte pois, na verdade, para um PC se comporta como uma fonte de 312 + 40 = 354 Watts somente e nunca aqueles 460 que seu nome sugere...  Atenção: a etiqueta corretíssima mas o marketing através do nome da fonte é pura marcatrua (mistura de marketing com falcatrua). Esse fabricante não deleto pois ele deu dados suficientes na etiqueta para que se entenda tratar de uma fonte de capacidade de entrega de 350 Watts.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para calcular você teria, no mínimo, que ir com um conjunto de resistências ir colocando carga nas saídas da fonte e ver até onde ela iria antes de desligar ou falhar na entrega das tensões (abaixando ou subindo mais que 5% nos 12 volts e 2,5% no restante).

 

O resto do cálculo se faz via lei de Ohm mesmo, só que como disseram a etiqueta pode estar falando qualquer abobrinha. Por isso você teria que ter o resultado dos testes com as resistências para o cálculo correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
12 horas atrás, Whitney César disse:

De acordo com os meus estudos e diversas pesquisas, sei que o mercado brasileiro oferece dois tipos de fontes, a REAL e a GENÉRICA (sendo esta a mais comum). A diferença e os conceitos principais sobre a diferença das duas eu já tenho em mente, eu acho.

Apenas mais um comentário: toda fonte é real, já que existe. Esse termo é inadequado, não use. Os únicos dois grandes grupos são as fontes que prestam e as que não prestam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...