Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, estou com um problema, a priori acredito ser a placa-mãe, vamos do início...

No sábado, dia (27/10/18), eu estava usando o pc normalmente, uso muito pra jogos também, quando de repente apareceu uma tela marrom, e o som ficou travado, eu não consegui mais mexer em nada no computador, pois estava dessa maneira, então reiniciei, ao reiniciar, o windows começou um loop infinito de reinicialização, até que corrompeu o windows. Decidi voltar um ponto de recuperação, mas sem sucesso em nenhum, então apelei pra bendita formatação, ao formatar, ele iniciou normalmente, mas 5 minutos após o erro da reinicialização voltou se repetir, resolvi fazer outra formatação, então ele reiniciou no meio dela, incapacitado o Windows, desse momento em diante o PC não dava sinal algum de vida.

3 dias após, resolvi tirar todos os periféricos e limpar tudo, dei o " Banho de limpa contato", remontei o PC, quando fui ligar, ele deu sinal de vida, mas de uma forma estranha, assim que ligo o estabilizador, o PC inicia todos os componentes, todas as ventoinhas foram (VGA, fonte, gabinete, processador), as luzes se ligam, porém 1-2 segundos após esse evento, ele desliga e não volta a ligar, eu preciso esperar um minuto, mas ele repete o mesmo problema.

Alguém está passando, ou já passou por isso?

Tem alguma provável solução?

PS: Levei a fonte pra testar, o técnico disse que está passando corrente em todos os cabos

Desconfio da Mobo

Intel core i5 4440

Mobo: Z97-G43 Gamming MSI

Fonte:  OCZ Mod Xtreme Pro 600w

VGA: MSI R7 370 4GB

2 HD's: 500GB + 2TB

Postado

@Everton Medeiros_435590 Se o defeito é realmente a placa-mãe, infelizmente você conseguiu estragar ela.

O motivo de estragar foi o uso de estabilizador com fonte boa, isso danifica tudo, estabilizador não presta pra nada.

O indicado para estabilizador é jogar no lixo, não importa se sua cidade tem problemas de rede elétrica, estabilizador não é solução.

Faça o seguinte:

Teste seu pc sem o estabilizador e já considere jogar esse equipamento maléfico no lixo.

Teste seu pc com outra fonte boa e sem o tal equipamento maléfico.

Se com esses dois testes der resultado negativo, parte para teste de placa-mãe diferente.

Postado

Bom, em primeiro lugar taca fora esse estabilizador, só serve pra ferrar com tua máquina (

)

Tua MOBO tem vídeo on? Se sim, testa sem a VGA.

Tem mais de um pente de memória? Tenta só com 1, variando o pente e o slot em que colocar.

E uma pergunta... O "banho de limpa contato"... Foi com álcool isopropílico, certo?

Postado

Ainda acho que é coisa de fonte, em especial a parte de ligar e logo depois desligar e de só ligar depois de certa espera. Coisa clássica de fonte queimada e fonte queimada pode sim ainda dar POWER GOOD e corrente em todos os cabos, só que não segura nem a corrente nem a tensão ao ser minimamente exigida (como na inicialização).

Uma placa-mãe boa dessas, sem tanto tempo de uso, é meio difícil estragar dessa maneira (de um dia para o outro) mesmo com problema de fonte e estabilizador.

Já estraguei placa-mãe com uso de fonte que estava cambaleando mais estabilizador. Não é assim que acontece. A não ser que a fonte entre em curto, o que acontece é que você vai danificando a placa-mãe. Estufa capacitores, começa a ter instabilidade onde não tinha, começa a queimar HD pela variação de tensão etc.

Mas zoar assim, de não dar nem boot, só com alguma coisa dramática como entrar em curto (o sistema acaba desligando nesse caso), a fonte pegar fogo/soltar fumaça (sinal de curto) etc. Se você não reparou em nada disso, o mais provável é que sua fonte teve uma "morte silenciosa" - o que seria o mais provável por você ter uma fonte boa que tem inclusive proteção contra curto e sobre/sub carga.

Não é impossível ter danificado a placa-mãe, mas pelo seu relato acho difícil. Teste outra fonte antes de tudo! E não use estabilizador!

Postado

Foi com o próprio Limpa Contato mesmo, o produto específico. Aproveitei e limpei todos os componentes...

P_20181101_074210_vHDR_On.jpg

adicionado 9 minutos depois

Bom, hoje pela manhã o PC voltou a ligar, mas com outro problema, loop de reinicialização infinita, acreditei que seria por conta de não ter concluído a formatação, mas notei uma coisa estranha, a imagem da placa-mãe aparecia distorcida, e não dava pra ler nada, desconectei a VGA e liguei o vídeo direto na Mobo...

A imagem voltou perfeita, a noite tento concluir a formatação sem a VGA.

Com isso é praticamente certeza que é a VGA o problema, mas acredito que ela não está totalmente morta, já que consegui vídeo com ela, só não inicializava o windows.

Placa de vídeo tem como ser recuperada?

Estou mexendo com noivado, e não tenho grana disponível pra uma nova.. 

Postado

Interessante esse limpa contatos, acho que vou comprar um pra mim.
Existem serviços de recuperação de VGA sim, mas depende muito do problema que deu nela. Outra questão é que costuma só ter em cidade grande e como sua placa já é um pouco antiga talvez acabe não valendo a pena, dependendo do problema podem te cobrar meio caro e com pouco mais que isso dá pra pegar uma nova. Mas se achar um pela tua cidade acho que não custa nada pedir um orçamento.

Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

Interessante esse limpa contatos, acho que vou comprar um pra mim.

Pode comprar, eu tinha receio de usar produtos assim na placa, mas vi dizer que é melhor que o álcool. Pode borrifar na placa inteira, conectores e tudo...

Só tirar a poeira antes, pra não deixa ela "colada" dentro dos conectores...

Postado
14 horas atrás, Everton Medeiros_435590 disse:

Foi com o próprio Limpa Contato mesmo, o produto específico. Aproveitei e limpei todos os componentes...

P_20181101_074210_vHDR_On.jpg

adicionado 9 minutos depois

Bom, hoje pela manhã o PC voltou a ligar, mas com outro problema, loop de reinicialização infinita, acreditei que seria por conta de não ter concluído a formatação, mas notei uma coisa estranha, a imagem da placa-mãe aparecia distorcida, e não dava pra ler nada, desconectei a VGA e liguei o vídeo direto na Mobo...

A imagem voltou perfeita, a noite tento concluir a formatação sem a VGA.

Com isso é praticamente certeza que é a VGA o problema, mas acredito que ela não está totalmente morta, já que consegui vídeo com ela, só não inicializava o windows.

Placa de vídeo tem como ser recuperada?

Estou mexendo com noivado, e não tenho grana disponível pra uma nova.. 

olá,

Sintoma classico de chip BGA com defeito de solda Fria, cuidado com limpa contato.. placa nova dessas pouco provavel ser necessario usar.. e se você ligar e ainda não ter se evaporado o produto, pode causar interferencia no funcionamento... por isso essas mudanças de sintoma... cara isso só vai te confundir.. 

Postado

Então, o problema realmente está na VGA, consegui formatar e utilizar o PC sem ela, tranquilo.

Ao religar a VGA, consegui rodar o windows, mas com muito "artefato", antes de 5 minutos ligado, o PC perde o vídeo, a placa continua ligado, mas as ventoinhas não giram. Sem nem dar tempo de instalar o driver dela.

Como não estou em condições de comprar uma nova, adeus VGA, até por que não sei de ninguém aqui na cidade que a possa "recuperar"...

Postado
2 minutos atrás, Everton Medeiros_435590 disse:

Então, o problema realmente está na VGA, consegui formatar e utilizar o PC sem ela, tranquilo.

Ao religar a VGA, consegui rodar o windows, mas com muito "artefato", antes de 5 minutos ligado, o PC perde o vídeo, a placa continua ligado, mas as ventoinhas não giram. Sem nem dar tempo de instalar o driver dela.

Como não estou em condições de comprar uma nova, adeus VGA, até por que não sei de ninguém aqui na cidade que a possa "recuperar"...

amigo o chip BGA é da sua VGA, ela tem um chip de video nela que a controla... olha o custo não é baixo se você não é do ramo... eu não gastaria em media 300 a 400 o reparo, tem muitas placas que nem isso custam, tudo depende do valor da sua placa... o que da para fazer se você for dar a mesma como perdida, pega um secador de cabelo e coloca no maximo, deixa uns 20 segundos sobre o chip BGA e testa a VGA novamente... sem o dissipador né se não não esquenta o chip... esse modelo tem que conseguir chegar entre 210 a 240°C mais ou menos... se você chegar a essa temperatura as esferas de solda vão começar a mudar de estado de solido para liquido(amolecer) e com isso você tem chance de pegar contato novamente.

isso se da pela composição estanho chumbo da solda hj em dia por questoes ambientais estão cada vez com menos chumbo e com isso solda fria é certa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!