Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de 2 transfomadores para fonte de amplificador, é possivel?


Posts recomendados

Pessoal, preciso de ajuda em um projeto, é o seguinte: preciso de um trafo 18v+18v 8a para ser ligado na rede 220v, mas eles andam um pouco caros e tenho um pouco de experiencia em fazer transformadores, mas estava pensando o seguinte, tenho um trafo 36v+36v 10a mas não posso usa-lo no projeto por que o circuito fritaria, então pensei em colocar outro transformador, projetado para converter os 36v+36v em 18v+18v 8a, isso funcionaria? ou poderia criar algum tipo de ruido indejevavel?  (é para um amplificador HI-FI), tipo ligar o segundario do transformador 1 no primario do transformador 2 e o secundario dele na fonte, achei que fosse possivel e não tivesse problema contanto que o trafo 1 forneça mais potencia do que o trafo 2 pode consumir. Resumindo: um transformador para diminuir de 220v para 36v, e outro na saida do primeiro para diminuir de 36v para 18v, é possivel fazer sem algum problema maior?

 

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim é possível e fica até mais isolado. Mas, já que tens acesso a mais trafos,  o mais melhor de bão é você quebrar os 220 pra 127 ou menos e aplicar na entrada do trafo 220.

ou melhor ainda: reduza os 36 pra uma vcc menor com regulador chaveado tipo este

de agora há pouco. ops... tá no limite da V. Mas o recado tá dado: regulador chaveado tipo lm2576hv. Ah ... é de potência média...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível sim, e como você já sabe terá perdas de energia, pois o primeiro transformador irá fornecer mais energia do que o segundo consome. 

De qualquer forma terá que enrolar um transformador, pois não existe um pra vender com entrada de 36V e saída de 18V.

Se for pra enrolar um trafo, seria melhor desenrolar metade desse desse de 36V para que fique com 18V.

Se acha melhor usar dois trafos, o segundo não precisa ser simétrico na entrada, faça com 72V mesmo e descarte o center tap do primeiro trafo. 

 

Interessante que eu também tô no mesmo dilema, tenho um amplificador que usa 18 + 18V e dois trafos de 36+36V sobrando. Um deles nem dá pra abrir porque tem o núcleo soldado. 

 

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

o mais melhor de bão é você quebrar os 220 pra 127 ou menos e aplicar na entrada do trafo 220

O ruim disso é que a corrente também cai pela metade, logo ele terá os 18V mas com apenas 5A de corrente. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @Mestre88

 

Não parece  uma tarefa fácil construir um trafo 18+18  com 10A  usando o chassi de um transformador de microondas ?

 

O pessoal faz aqueles aparatos de solda com correntes bem altas, então se dimensionar o fio e o numero de voltas não chegaríamos no objetivo com baixíssimo custo ?

 

'_'

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Caro @Mestre88

 

Não parece  uma tarefa fácil construir um trafo 18+18  com 10A  usando o chassi de um transformador de microondas ?

 

O pessoal faz aqueles aparatos de solda com correntes bem altas, então se dimensionar o fio e o numero de voltas não chegaríamos no objetivo com baixíssimo custo ?

 

'_'

 

 

Tem umas coisas a ser levadas em consideração:

O núcleo não desmonta, tem dois cordões de solda um de cada lado. Então fica difícil enrolar pra uma tensão mais alta ali. Pra solda é fácil, não dá nem meia dúzia de voltas. 

 

Outra coisa é que o primário tem que ser enrolado com o fio mais fino, e calcular para que não fique saturado. Do jeito que está lá o trafo consome 900W em aberto, não é muito vantajoso pra tirar 18V/10A o que dá uns 200W se considerar 10% de perda do núcleo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

Outra coisa é que o primário tem que ser enrolado com o fio mais fino, e calcular para que não fique saturado.

 

Bem, eu já fiz alguns testes nesse quesito e inverti a entrada, alimentei com 110V o secundário e obtive algo perto de 10V no ex-primário. O consumo foi muito abaixo do que seria com a ligação original.

 

Minha ideia seria então retirar esse primário original que é de alumínio e enrolar outro fio ( de cobre ) de modo a obter tensão x corrente dentro do desejado.

 

Creio que não precisaria desmontar o núcleo para fazer esse novo enrolamento, vou ver se acho alguma tabela com a relação de área do núcleo e bitola do fio para levar adiante a ideia!

 

De repente dá até pra vender trafos 18+18 com 10A bem abaixo do valor praticado no comércio !   ☺️😁😁

 

( foi brincadeira isso de vender, eu faço tudo isso apenas por hobby ! )

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

6 horas atrás, Mestre88 disse:

É possível sim, e como você já sabe terá perdas de energia, pois o primeiro transformador irá fornecer mais energia do que o segundo consome.

Sem problemas, talvez eu diminua a corrente do primeiro trafo ou coloque outro transformador pra algum opcional (como auto radio e pre-amplificador), 

 

6 horas atrás, Mestre88 disse:

 

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

o mais melhor de bão é você quebrar os 220 pra 127 ou menos e aplicar na entrada do trafo 220

O ruim disso é que a corrente também cai pela metade, logo ele terá os 18V mas com apenas 5A de corrente. 

5A é insulficiente para alimentar o amplificador

 

@Tito Fisher @Isadora Ferraz @Mestre88

Pelas minhas contas, para o trafo 72v (primario) e 18v+18v 10A (secundario) vou precisar de:

- Carretel 38 X 63

- 63 mm de chapa 38;

- para fixar, patilhas ou braçadeiras 38;

- 648 voltas do fio 26 AWG para o primario;

- 340 voltas de fio 14 AWG (170 voltas, faz o center tape e mais 170 voltas)

- Fio 2,5mm² para o secundario

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!