Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock i7 8700k 5ghz


rusty1

Posts recomendados

Ola, troquei cpu/mobo/ram/wc e atualmente estou com a configuração da aba 'Meu PC'.

Como é meu primeiro processador desbloqueado pra overclock decidi que queria dar uma estudada sobre o assunto e me aventurar nesse mundo.

Atualmente estou com o CPU sem delid a 5ghz em todos os núcleos , 1.28v e as outras voltagens estão no auto e pelos testes de stress parece estar estavel, ainda nao testei uma tensão menor que 1.28.

Usei o Aida 64 pra stressar o CPU com apenas a opção Stress CPU ativada pelos seguintes motivos:

Meu uso do computador é basicamente restrito a jogos e navegação na internet, nao acho que preciso testar estabilidade em um Prime95 da vida.

Como meu Watercooler é de "apenas" 240mm se eu marco Stress FPU as temperaturas chegam a um nivel que eu tenho 100% de certeza que nao chegarão no meu uso e que tambem nao me sinto confortavel, nem sei se um render da vida seria comparavel ao nivel de stress do teste.

Também fiz um overclock automatico da placa-mãe na memoria RAM pra 3200mhz mudando apenas o timings primarios e tensão de 1.37 pra 1.40, rodei memtest86 e nao relatou nenhum erro, testei umas frequencias mais altas mas nao ficou estavel, provavel que terei que mexer nos timings secundarios/terciarios e nas tensões CPU SA / CPU IO pelo que andei lendo.

 

Uma coisa que percebi é que durante jogos a temperatura sobe pra cerca de pouco mais de 80º por no maximo 2-3 segundos, acredito que nao devo me preocupar com isso, correto?

De resto, em 99% do tempo a temperatura em jogos é cerca de 60º e em idle na casa dos 40º.

Vou deixar algumas prints abaixo caso alguem tenha alguma sugestão ou para que alguem queira se basear:

 

 

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rusty1 disse:

Usei o Aida 64 pra stressar o CPU com apenas a opção Stress CPU ativada pelos seguintes motivos:

 Meu uso do computador é basicamente restrito a jogos e navegação na internet, nao acho que preciso testar estabilidade em um Prime95 da vida.

Mesmo sendo PC para jogos, Aida64 continua sendo um teste lixo que é "estável" por horas e apresenta problemas nos primeiros 5 min de jogo. Tudo bem não usar P95, mas também o Aida não ajuda. Tente o OCCT.

 

1 hora atrás, rusty1 disse:

Uma coisa que percebi é que durante jogos a temperatura sobe pra cerca de pouco mais de 80º por no maximo 2-3 segundos, acredito que nao devo me preocupar com isso, correto?

Normal sim, não precisa se preocupar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, isso é polêmico, mas não tem dessa de "não preciso de tanta estabilidade". Nada hoje é pouco exigente, mesmo navegando na internet você está usando aceleração da placa de vídeo em nível bem avançado e puxando instruções especiais do seu processador, por exemplo.

 

Além disso, máquina "meio estável" sempre vai te trazer surpresas quando você menos espera.

 

@rusty1 Seu processador deveria conseguir esses 5 GHz, mas talvez precise de mais tensão e você deve sim considerar que as temperaturas nos testes de stress devem ser no mínimo aceitáveis. Caso contrário, simplesmente faça menos overclock!

 

Teste bom mesmo é feito com coisas pesadas como jogos, renderização, uso intenso da máquina etc. E com programas como o Super Pi, o OCCT e o que eu mais recomendo: Intel Burn Test.

 

Esse aí vai matar sua dúvida na questão da estabilidade. Se passar nele, provavelmente passaria por muitas horas de Super Pi. Se não passar pode ter certeza que algum problema você vai enfrentar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Imakuni disse:

Mesmo sendo PC para jogos, Aida64 continua sendo um teste lixo que é "estável" por horas e apresenta problemas nos primeiros 5 min de jogo. Tudo bem não usar P95, mas também o Aida não ajuda. Tente o OCCT.

Ouvi falar sobre o OCCT vou arrumar um tempo e testar nele também, no momento nao tive nenhum problema enquanto jogo, mesmo durante varias horas seguidas.

 

8 horas atrás, domingos87 disse:

Seu processador deveria conseguir esses 5 GHz, mas talvez precise de mais tensão e você deve sim considerar que as temperaturas nos testes de stress devem ser no mínimo aceitáveis. Caso contrário, simplesmente faça menos overclock!

Sim estou ciente disso, o que eu disse foi exatamente o contrario, o stress FPU deixa as temperaturas acima do que me sinto confortavel entao nem deixo o teste de stress rolar.

 

9 horas atrás, domingos87 disse:

este bom mesmo é feito com coisas pesadas como jogos, renderização, uso intenso da máquina etc. E com programas como o Super Pi, o OCCT e o que eu mais recomendo: Intel Burn Test.

Vou ver esse Intel Burn Test também quando tiver um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Update:

 

Realmente o teste de stress de CPU do Aida64 é bem fraquinho, tomei 2 blue screens mesmo após alguns dias de estabilidade, com tensões em 1.26 e 1.29. Baixei o Intel Extreme Tuning Utility e setei o vcore a 1.31 fixo e passou no teste sem o clock cair e sem dar throttling no VRM da placa-mãe.

 

Uma dica: processador ficou cerca de 5º mais frio em testes de stress depois de setar manualmente as tensoes CPU SA e CPU IO (VSA e VCCIO) pra 1.10 e 1.05 respectivamente, pelo que li essas tensões tem influencia sobre a memoria e no auto funcionavam a mais de 1.30v.

 

Apertei os timings da memoria para os do perfil XMP (15,17,17,36) mas mantive a frequencia a 3200mhz.

 

Maelstrom 240t e z370 Krait Gaming:

Watercooler 240mm muito bom pelo preço cobrado, achei que seria pior, o barulho nao chega a incomodar, deixo o case em cima da mesa mas meu headset abafa bastante o som exterior (HyperX Revolver). Mantém o i7 8700k a 5ghz 1.31v (sem delid) beirando os 90º graus em testes de stress bem exigentes, como não sou neurotico com temperaturas e o TJ Max do processador é la pra casa dos 100º pra mim ta tranquilo, lembrando que nao tive problema com o clock abaixar e nem com o VRM da mobo superaquecer, no caso uma MSI Z370 Krait Gaming que pelo peço e recursos também é sensacional, da pra brincar de overclock nessa plataforma sem desembolsar um fortuna numa Gaming 7 / Asus Maximus X da vida.

 

Desembolsei mais de R$4000 nesse kit, ainda mais por nao ter pago a vista, depois de muita pesquisa posso dizer que cada centavo valeu a pena. Sai de um i7 3770 + h61 + 8GB RAM single channel, meu foco é ter o maximo de frames possivel sem ligar pra qualidade grafica, como meu jogo principal é PUBG (Competitivo) e tenho monitor 144hz com certeza fiz a melhor escolha na minha opiniao, jogando com o setup antigo nas mesmas configurações graficas e mesma resolução (1080p @very low)  tinha uma media de cerca de 70-90 FPS e minimas de 40 FPS com a GPU ficando na casa dos 60% de uso. Com o novo kit e mesmas configurações in-game o FPS não abaixa de 140 e variando até perto dos 200fps e minimas de 100, (minimas no momento de aterrissagem do paraquedas com alta quantidade de players, coisa de poucos segundos) e agora a GTX 970 sempre fica a 100%, mesmo com graficos todos setados pro minimo possivel.

 

Posso dizer que cheguei a pensar em um Ryzen 5 e pra falar a verdade o custo-beneficio desse processador é imbativel no momento, mas pro meu caso sinceramente nao encaixava, cheguei a ver um video do Peperaio Hardware jogando PUBG num Ryzen 5 2600x + GTX 1070 a 1080p e graficos no verylow com media de ~120 FPS, eu com a minha GTX 970 tenho media mais alta cerca de ~140 como ja havia dito, o 8700k é um monstrinho e frequencias de memoria mais altas são sensacionais, e claro o PUBG ainda é mais otimizado pro lado da Intel / Nvidia.

 

Outra coisa que senti bastante diferença foi no SSD, como a h61 que eu usava era Sata 2 ela capava bastante o SSD, mais até do que eu imaginava, agora o SSD fica bem proximo das taxas de leituras prometidas, aumento de quase o dobro na velocidade de escrita/leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!