Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teorema de Amostragem - Teorema Nyquist


Posts recomendados

Prezados, eis que o Clube do Hardware veio a ser minha última esperança para essa resposta.

 

Estou com uma pesquisa a realizar mas onde procurei na Internet até agora não encontrei a resposta, talvez alguém aqui me ajude.

Sobre o Teorema de Amostragem, Teorema de Nyquist, por que ele também é conhecido como Teorema de Whittaker-Nyquist-Shannon-Kotelnikov. Minhas pesquisas não me deram resultados até o momento.

 

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Glauber Rodrigues Qual sua dúvida a respeito do teorema de amostragem?

Se você quer saber a diferença entre eles, é só ler o material que tem disponível na net.

O primeiro (Nyquist) não levava em conta os ruídos na transmissão, já o (Shannon), 20 anos depois, passou a levar em conta esses ruídos nas transmissões e a multiplexação do sinal no mesmo canal.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP  Então, até aí até que foi tranquilo, o problema é justificar o porquê que o teorema também é conhecido como Teorema de Whittaker-Nyquist-Shannon-Kotelnikov, sobre isso que não encontro nada a respeito, a particitpação de Whinttaker e Kotelnikov no teorema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Glauber Rodrigues

 

 

Pelas pesquisas que fiz, a teoria da amostragem é atribuída a Shannon, mas foi aplicada à teoria da informação na mesma época por Kotelnikov na Rússia. A utilização desses conceitos por Whittaker, porém, já era anteriormente datada da Primeira Guerra Mundial.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Vou tentar deixar minha contribuição simplinha :

 


Naquela época não havia muita interação entre os pesquisadores espalhados por institutos do planeta, isso até por imposição dos respectivos governos que pretendiam monopolizar cada descoberta. ( não sei se hoje ainda funciona assim ...)


Pois bem.... O nome Teorema de amostragem de Nyquist-Shannon homenageia Harry Nyquist e Claude Shannon, mas .... o teorema também foi descoberto independentemente por E. T. Whittaker, por Vladimir Kotelnikov e por outros. É assim também conhecido pelos nomes Nyquist – Shannon – Kotelnikov, Whittaker – Shannon – Kotelnikov, Whittaker – Nyquist – Kotelnikov – Shannon e o teorema cardinal da interpolação.


cronologicamente agora :

 

A fórmula remonta aos trabalhos de E. Borel (publicada em 1898)
e Edmund Whittaker ( publicada em 1915 ),
porém foi citada a partir de trabalhos de J. M. Whittaker (em 1935, filho do outro Whittaker )   e recebeu doravante a entitulação de "teorema de amostragem" de Nyquist-Shannon por Claude Shannon em 1949.

 

Nota-se que o Shannon era americano, e como tal ele possuia o "direito" de escolher o nome que quisesse, já que em 1949 ( final da Segunda guerra mundial ) os Estados Unidos fizeram de si o centro do planeta, estabeleceram a sua moeda como referencia, o seu idioma como referencia, e criaram mais um monte de coisas fora do escopo deste forum.

 

Vamos aos detalhes dos demais.

 

Félix Édouard Justin Émile Borel  (1871 - 1956)  foi um matemático francês  e político. Como matemático, ele era conhecido por seu trabalho de fundador nas áreas de teoria de medida e probabilidade.

 

Edmund Taylor Whittaker (1873 - 1956) foi um matemático inglês que contribuiu amplamente para a matemática aplicada, a física matemática e a teoria das funções especiais.

 

John Macnaghten Whittaker ( 1905 -  1984) foi um matemático britânico e vice-chanceler da Universidade de Sheffield de 1953 a 1965.  Esse é filho do E.T. Whittaker

 

Claude Elwood Shannon (1916 - 2001) foi um matemático americano, engenheiro elétrico e criptógrafo conhecido como "o pai da teoria da informação".

 

Harry Nyquist  (1889 - 1976) ,  foi um engenheiro eletrônico americano nascido na Suécia que fez importantes contribuições para a teoria da comunicação.

 

Vladimir Aleksandrovich Kotelnikov ( 1908 - 2005 ) foi um pioneiro na teoria da informação e na astronomia de radar da União Soviética.

 

 

'_'

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher Valeu pela contribuição, fiz um resumão de tudo que postaram, muito obrigado.

 

"Por serem de diferentes nacionalidades e terem vivido numa época em que não havia tanta interação entre os pesquisadores espalhados pelo planeta, ainda mais devido o interesse dos governos em monopolizar cada descoberta, podemos concluir que o teorema da amostragem foi descoberto por mais de um pesquisador em países diferentes, apesar de ter sido formulado em 1928 por Nyquist.

O nome Teorema de Nyquist-Shannon homenageia Harry Nyquist (1889-1976, engenheiro elétrico americano, nascido na Suécia, que em 1928 ganhou notoriedade com o teorema) e Claude Elwood Shannon (1916-2001, Matemático e engenheiro elétrico, Americano, conhecido com "Pai da teoria da informação", que em 1949 em seu trabalho "A comunicação na presença de ruídos" começou a considerar os ruídos na comunicação que até então não eram considerados).

Na mesma época, o teorema foi descoberto, independentemente, em outros países como Reino Unido por Edmund Taylor Whinttaker (1873-1956, matemático britânico que contribuiu amplamente para a matemática aplicada, a física matemática e a teoria das funções especiais) e na antiga União Soviética por Vladimir Aleksandrovich Kotelnikov (1908-2005, que foi pioneiro na teoria da informação e na astronomia de radar de seu país.

Assim concluímos que o motivo da Teoria da Amostragem ou Teoria Nyquist-Shannon ter seu nome conhecido também como Teoria Whinttaker-Nyquist-Shannon -Kotelnikov é exatamente devido cada um ter participação com trabalhos independentes na teoria amostragem".

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coincidentemente vi isso ontem, claro antes de você publicar sua inquietação:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=questionada-descoberta-ondas-gravitacionais-ganhou-nobel&id=010130181106

 

Penso que existe uma miniconexão misteriosa pois o artigo menciona "Dados e ruído"

3 minutos atrás, Glauber Rodrigues disse:

"A comunicação na presença de ruídos"

De repente pode servir de ilustração pro teu trabalho...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!