Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar optocoupler em 220v direto


Luan Borges

Posts recomendados

Então gente, tentei de varias formas, mas não obtive bons resultados, com o R20 em 47k ele esquenta muito mesmo, fui po um de 100k, estourou na hora kkk. Já dei um busca bem simples na net e não achei nada relacionado, queria sabe como ligar o optocoupler no 220v sem precisar de muita coisa mais ou menos como esse esquema da imagem abaixo, ou qual resistor colocar. Se alguém poder me ajudar eu agradeceria muito, só falta essa parte pra finalizar meu projeto. Essa vai ser a forma de eu mostra pro meu sistema se tem rede elétrica ou se ela caiu, Obrigado pela atenção.

772257632_CapturadeTela(49).thumb.png.a3283f437e46c14247e7406513b09804.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luan Borges Em alguns micro ondas é usado um circuito semelhante para clock do processador, (Relógio), é ligado direto na entrada de rede como disse o colega  @Mestre88 mas com apenas um diodo e um resistor de 470K e o foto acoplador, isso gera um pulso quadrado de 60Hz na saída do foto.... (Desde que esteja devidamente alimentado!).

Passe mesmo que de forma sucinta qual seria o propósito do seu circuito! Isso ajudará os colegas a te auxiliarem melhor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP pelo que eu entendi é isso:

3 horas atrás, Luan Borges disse:

Essa vai ser a forma de eu mostra pro meu sistema se tem rede elétrica ou se ela caiu

Eu também fiz isso em um sistema de luz de emergência automático que eu fiz outro dia. 

Até coloquei um capacitor de 47uF em paralelo com o opto para eliminar os pulsos de 60Hz. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
4 minutos atrás, Mestre88 disse:

@BCP pelo que eu entendi é isso:

Eu também fiz isso em um sistema de luz de emergência automático que eu fiz outro dia. 

Até coloquei um capacitor de 47uF em paralelo com o opto para eliminar os pulsos de 60Hz. 

@Mestre88 Sim! O circuito de clock foi só um exemplo mesmo! Qualquer amostragem da rede elétrica com foto acoplador vai funcionar "de boa"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Mestre88 disse:

Capacitor de poliéster 47nF/400V antes da ponte retificadora. 

O resistor pode ser de 1k.

o Circuito de cima ou o de baixo?312731791_CapturadeTela(50).thumb.png.12fc8fff9572396dfd37d9e88a918bc4.png

adicionado 1 minuto depois
9 horas atrás, BCP disse:

Em alguns micro ondas é usado um circuito semelhante para clock do processador,

Caramba, que legal, não sabia dessa, mas faz muito sentindo kkk

adicionado 31 minutos depois

 

10 horas atrás, Mestre88 disse:

Capacitor de poliéster 47nF/400V antes da ponte retificadora. 

O resistor pode ser de 1k.

Pode ser outro valor o capacitor? To procurando um de 47nf na sucata aqui e até agora o mas próximo foi de 33nf e o mais comum de todos aqui foi de 470nf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Luan Borges disse:

Circuito de cima ou o de baixo?

O de cima. 

56 minutos atrás, Luan Borges disse:

Pode ser outro valor o capacitor? To procurando um de 47nf na sucata aqui e até agora o mas próximo foi de 33nf e o mais comum de todos aqui foi de 470nf

Com 33nF pode funcionar, mas tem que ser de 400V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo basta um resistor de 100K 2W+ e um 1n4148 em antiparalelo com o do opto. Nem precisa da ponte. Inverta o resistor pra ele ficar de pullup no coletor. Se quiser 'nivel lógico', coloque um C duns 10uF entre C e E

Não  precisei fazer  isso, apenas coloquei o cap de 10uf e parou de oscilar(tava oscilando muuuuuuito) e é sim uma saída de "nível  lógico ".

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, Mestre88 disse:

O de cima. 

Com 33nF pode funcionar, mas tem que ser de 400V.

Deu certo. Tem um tempinho q está  ligado e parece  está  tudo normal. Muito obrigado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Não sei o espaço ou necessidade das pessoas do grupo. Se for pra um projeto único, com espaço suficiente, me permitam uma solução simples, barata, disponível em qualquer esquina:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1738352822-carregador-celular-turbo-samsung-j7-j6-j5-prime-dupla-saida-_JM

E ao contrário do carregador que será usado no seu próprio cel, pra esse caso poderia ser qualquer um um mesmo, aqueles vendido em sinaleira por 20 pila serve

 

Caso precise fazer o circuito, recomendo olhar este modulo. Não consigo ver as trilhas, mas os componentes estão bem visíveis:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1540305326-sensor-de-tenso-ac-127v220v-para-arduino-esp8266-esp32-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

D_NQ_NP_659909-MLB31242399963_062019-O.w

19 horas atrás, Thiago Miotto disse:

olhar este modulo. Não consigo ver as trilhas, mas

..eu (eu) consigo 😁...

1802492330?profile=original

O que você vai ler a seguir pode parecer eletricamente escandaloso mas na prática não é... você pode detectar (até mesmo medir) a presença da rede 220Vac conectando a rede "direto" num pino do mc. Calma não se irrite... o pulo do gato é colocar um resistor .. isso mesmo: um simples resistor de 2M2 entre cada fase e o circuito. Um vai pro gnd e outro pro pino. *Fica seguro, não dá choque e passa por normas. A presença da rede altera o estado do pino o tempo suficiente para detectar. O resistor não permite que a corrente passe de 250uA máxima normalizada que não é percebida pela pele. Pode ser por interrupt simples ligeiramente complexa p.ex.

Mas por hora pra você, pro o autor e sua 'galerinha' recém chegada neste mundo, recomendo o optoacoplador mesmo ok?

 

*off: dica em memória de um saudoso amigo do forum asm51.com.br... Proex ... Eudóxio que partiu há pouco tempo. A dica foi dele. Também já usei algo semelhante na prática num projeto ... pode ser que tenha um perto de você 😁

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, leonardoso disse:

2m2 posso usar ele antes do optoacoplador em vez de um resistor de 220k?

..resposta ligeiramente mais completa 🙃...

(*) 2M2 pode não dar corrente no led pra saturar o tr de saída. Qual valor você tem entre estes 2?

 

(*) Cultura semi inútil...

Considere escrever 2M2 e não 2m2 ok? M=mega=10 elevado a 6 (não consigo deixar sobreescrito) = 1x10x10x10x10x10x10 = x1000000, m=mili=10 elevado a -3 = 1÷10÷10÷10=0.001 ... 1 bilhão de vezes de diferença 😁. É que ambos resistores existem. Se p.ex. digitar errado numa lista de compra e como comprador não quer nem saber de nada, danou-se 😬

Similarmente a 100MB megabyte e 100Mb megabit ... 🤪

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...