Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração do Processador Intel Core i5 3570


Lunarke
Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Boa Noite Galera, tenho um processador Intel Core i5 - 3570 e faz uns 5/7 anos que não troco a pasta térmica dele e recentemente eu tirei ele pasta ver como está a pasta e se encontrava meio grudento e cinza, queria saber qual o tempo médio para troca da pasta térmica.

 

Obrigado pela Atenção

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Não é ruim trocar todo ano, mas não tem necessidade. Se bem aplicada, com pasta de verdade e se não mexer passa dos 5 anos mesmo.

 

@Lunarke É para ser grudenta mesmo e muitas são cinza. O que não pode estar é ressecada. Agora que você mexeu tem que limpar e trocar, cada vez que mexe tem que substituir.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lunarke disse:

@domingos87 @rodrigo.dcvieira Essa pasta térmica é boa? E como devo limpar sem estragar, tem algum produto especifico?

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=80029

 

Para mim essa é a melhor pasta térmica, eu uso elae  a  Mx4 tambem é boa..  eu costumo limpar com algodão ou disco de limpeza de maquilhagem, uso um tiquinho de nada de alcool no algodao/disco e passo no processador assim como no cooler, e nunca tive problemas.. o objetivo é voce nao deixar resquícios de pasta antiga no processador e cooler

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira @aeonflux513 Saberiam me dizer se minha placa-mãe cabe nesses gabinetes?

 

Gabinetes link abaixo:

https://www.kabum.com.br/produto/89209/gabinete-nox-pax-atx-usb-3-0-iluminacao-de-led-azul-nxpax/

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=89204

 

placa-mãe link abaixo:

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-H61M-DS2H-rev-21#ov

 

E poderia informar se minha placa é ATX ou Micro ATX?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
41 minutos atrás, Lunarke disse:

@rodrigo.dcvieira @aeonflux513 Saberiam me dizer se minha placa-mãe cabe nesses gabinetes?

 

Gabinetes link abaixo:

https://www.kabum.com.br/produto/89209/gabinete-nox-pax-atx-usb-3-0-iluminacao-de-led-azul-nxpax/

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=89204

 

placa-mãe link abaixo:

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-H61M-DS2H-rev-21#ov

 

E poderia informar se minha placa é ATX ou Micro ATX?

 

 

sua placa-mãe é m-atx, pelo visto... tem 4 slots..

 

agora pra saber se ela cabe no gabinete ou nao é muito fácil.. é so você sempre observar a quantidade de slots tem o gabinete... nos 2 casos, sao gabinetes atx, com 7 slots, ou seja, dá e sobra..

 

so nao daria se sua placa-mãe tivesse 5, 7 slots e o gabinete fosse m-atx, por exemplo, como o meu q so tem 4 slots..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Rodrigo estava verificando e vi que minha placa-mãe não tem entrada para USB 3.0 somente 2.0, e eu vi que tem cabos conversores mais utilizando esse cabo deixa de ser 3.0 né? Comprei esse gabinete e pasta térmica

 

https://www.kabum.com.br/produto/89209/gabinete-nox-pax-atx-usb-3-0-iluminacao-de-led-azul-nxpax/

 

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=80029

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Lunarke disse:

@rodrigo.dcvieira Rodrigo estava verificando e vi que minha placa-mãe não tem entrada para USB 3.0 somente 2.0, e eu vi que tem cabos conversores mais utilizando esse cabo deixa de ser 3.0 né? Comprei esse gabinete e pasta térmica

 

https://www.kabum.com.br/produto/89209/gabinete-nox-pax-atx-usb-3-0-iluminacao-de-led-azul-nxpax/

 

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=80029

 

 

nunca usei tais cabos, mas ja vi placas pci que convertem em usb 3.0.. 

 

a pasta termica é boa, é da que eu uso atualmente inclusive.. e o gabinete é bom tb, tenho da mesma marca, muito bom pra faixa de preco pedida

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

nunca usei tais cabos, mas ja vi placas pci que convertem em usb 3.0.. 

 

a pasta termica é boa, é da que eu uso atualmente inclusive.. e o gabinete é bom tb, tenho da mesma marca, muito bom pra faixa de preco pedida

@rodrigo.dcvieira Obrigado por tirar todas as minhas dúvidas amigo, você saberia me informar se existe alguma placa-mãe que caiba no meu processador e no gabinete novo, meu processador é Intel Core i5 - 3570.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Lunarke disse:

@rodrigo.dcvieira Obrigado por tirar todas as minhas dúvidas amigo, você saberia me informar se existe alguma placa-mãe que caiba no meu processador e no gabinete novo, meu processador é Intel Core i5 - 3570.....

 

cara, vou ficar devendo essa, nao lembro quais eram os chipsets da 3.a geração.. mas qualquer um intermediario deve casar bem com esse i5 ai..

 

e o tamanho da placa e gabinete é so você seguir a regra q lhe falei posts acima.. se o gabinete é ATX, todas as placas caberão nele.. exceto a e-atx, que é um caso a parte e mais voltado pro publico entusiasta

 

entao a vantagem de comprar um gabinete atx é saber que qualquer placa cabera no gabinete sem problemas.. a unica ressalva é quando você compra um gabinete pequeno tipo m-atx e que nem todas as placas caberão, ai você tem q contar quantos slots pci a placa tem e quantos slots o gabinete disponibiliza..

 

fora isso, sem erro..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Lunarke A Master Gel Maker é uma das melhores pastas térmicas do mercado. Concorre no segmento topo de linha. Portanto, pode comprá-la com tranquilidade. Por sinal, após a aplicação, pode esquecer por alguns anos. Há também outras pastas boas, como a já citada MX-4. Não use pastas genéricas como Implastec, não é uma economia interessante:

 

Para limpar, o ideal é passar álcool isopropílico. Na impossibilidade de adquirir o produto, pode passar apenas um papel toalha, devagar e com cuidado, até limpar bem. Não tire o processador do lugar, não precisa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunarke De nada!

 

@KairanD Se eu te falar que pasta Implastec é boa e deu a mesma temperatura (a mesma, zero graus de diferença) de pasta cinza original AMD e uma branca feita na Coréia original de cooler de grife você acredita?

 

Ainda bem que eu comprei ao ver que era feita aqui no Brasil, com data de fabricação na embalagem, e não consultei lugar nenhum. Se fosse pelo vício do pessoal em recomendar grife, jamais teria comprado, todos falam mal. 5 Reais mais bem aplicados do meu computador inteiro.

 

Hahhaha, a mais cara desse teste, de 40 Reais o tubinho, tirou 5 graus de temperatura da Implastec... O resto, 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@domingos87 Gastar tanto em um computador para economizar na pasta térmica não é algo que considero interessante. Além do desempenho, tem a durabilidade questionável. Mas aí vai do que cada um considera ideal. Eu até uso Implastec, mas somente no dissipador do motor do meu automodelo, onde gasta demais e precisa trocar o tempo inteiro por pegar sujeira.

 

1 hora atrás, domingos87 disse:

Se eu te falar que pasta Implastec é boa e deu a mesma temperatura (a mesma, zero graus de diferença) de pasta cinza original AMD e uma branca feita na Coréia original de cooler de grife você acredita?

Pode acontecer, pode não acontecer. Depende também de como foram controladas as variáveis no teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD 40 - 50 Reais de economia pagam um cooler melhor ou então boa parte de um SSD, tudo isso tendo em vista que a "perda" com essa economia é 2 a 5 graus (ou zero se for comparar a pastas que não seriam consideradas as melhores do mercado...).

 

Fora a questão de proporcionalidade/preço justo. Pasta térmica é basicamente silicone, silicone é barato. As de prata adicionam uma quantidade ínfima de prata na base de silicone. A mais barata custar 5 e a mais cara 50 é desproporcional, fora que eu acho que simplesmente não vale isso numa pasta à base de silicone que é feita de tonelada.

 

No caso do meu "teste", mesmo cooler, mesmo gabinete, mesma ventilação, mesmo dia. Remontei um cooler original da AMD recém instalado (alguns dias apenas) que tive que mexer, na hora estava sem nenhuma pasta térmica e usei um saquinho da branca mesmo.

 

Essa tinha vindo num cooler Thermaltake e já tinha idade inclusive, porém foi guardada lacrada. A pasta da AMD era a cinza, que dizem ser melhor. Zero de diferença. Zero.

 

Depois por desencargo quis colocar uma pasta de fabricação nova, na loja que compro tinha apenas a Implastec, comprei. Funciona tão bem quanto a outra branca importada, inclusive é idêntica na textura, aparência, viscosidade etc.

 

Já estou com ela a 6 meses e zero diferença de temperatura.

 

Não sei porque metem o pau nela. É igual a qualquer pasta branca original de cooler e tão boa quanto essas cinzas que não se sabe se têm mesmo prata ou é só corante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@domingos87 Mas aí depende da situação. Tem a seguinte observação do teste do @Contiusa:

 

Citação

Implastec Branca - fez jus à fama que tem. Mesmo com o i7-3770K rodando em stock ela só acompanha de longe as outras pastas, 3,8ºC acima da X1 na média em tempo real, o que já é bastante coisa. Mas em overclock ela ela esquenta além do esperado. 7,1ºC mais quente na média em tempo real é surpreendente. O valor máximo, 8,9ºC acima, chega perto da classica marca dos dez graus. Isso em um processador LGA 115X. Se pegarmos um i7-5960X overclocado, talvez vejamos uma diferença na casa dos 15º, talvez mais. Outra questão é que a Implastec branca resseca. Ou seja, seis meses ou um ano depois a pasta pode piorar bastante e se tornar um risco para alguns processadores, especialmente para quem usa o cooler box. 

 

Meu veredito - pasta de emergência, daquelas para serem usadas temporariamente caso não haja outra solução. Até daria para usar em CPUs bloqueadas ou fracas, mas tem a questão da longevidade, e trocar de pasta regularmente não é o ideal.

 

Em situação que o processador pede mais, a diferença começa a aparecer muito. Grande a ponto de simbolizar a diferença entre dois coolers. E é por isso que ela tem a má fama que tem. Eu sinceramente acho que isso mostra como é a qualidade dela, além de poder ressecar e perder mais desempenho ao longo do tempo. Digo, em longo prazo (muita gente deixa isso quieto por anos, o que é até adequado considerando pelo menos as pastas de melhor qualidade).

 

Sobre o custo, eu aqui peguei a Master Gel Maker e apliquei em todos os computadores de casa (e até mesmo na minha placa de vídeo). O custo por aplicação fica em torno de R$4,00, algo ainda muito baixo. Outra alternativa para quem não tem mais de uma máquina é juntar com alguns amigos e rachar o valor.

 

Tive uma experiência ruim com essas pastas que vêm com cooler. Quando comprei meu Cooler Master Hyper T4, apliquei a pasta térmica que veio nele e o resultado não ficou legal. A qualidade dessas pastas pré aplicadas também varia muito. Mas o problema no meu caso, imagino eu, deve ter sido o fator idade da pasta, já que o cooler pode ter ficado parado muito tempo no estoque da loja (segundo o que me disseram por lá, também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Certamente foi fator idade cara. E rachar valor de pasta... Putz, que viagem.

 

Outra coisa é que geralmente o pessoal ao comprar pasta "especial" aplica com muito mais atenção, direitinho, o que faz toda a diferença. Pasta mal distribuída e/ou em excesso pode dar 5, 10 graus de diferença dependendo do caso, o que é mais do que a diferença da melhor das pastas térmicas.

 

Aplicando com o mesmo cuidado, afirmo, é a mesma coisa e ainda por cima igual a pasta cinza que não seja reconhecidamente "melhor que a média" - como disse no meu exemplo da pasta original da AMD, que foi comparada às outras brancas no mesmo cooler.

 

Das diferenças: na tabela do teste, em stock a diferença foi de apenas 4 graus para a de 50 Reais o tubo. Comprei um cooler de gabinete Corsair por menos de 40 que me fez muito mais diferença que isso...

 

No overclock deu 7 realmente. Mas num overclock EXTREMO, de 1 GHz praticamente, com 0.2 volts de acréscimo na tensão.

 

Dispenso isso aí, inclusive overclock nesse nível, para gastar 50 com pasta térmica, 2 vezes com processador desbloqueado, 2000 Reais em placa-mãe Z eu simplesmente compro coisas melhores.

 

E quanto esforço para provar que a pasta não é "boa"! Groselha total. Em stock ela perde 2 graus para uma boa pasta silver, que custa 4 a 5 vezes mais.

 

De ressecar, groselhada da boa: acompanho minha temperatura diariamente e não se alterou NADA em 6 meses.

 

Aliás, tenho pasta térmica de mais de 5 anos que foi bem montada num computador velho que ficou parado e, ao tirar para limpar, ainda não tinha ressecado.

 

Esse tipo de mito tinha sumido, a moda da "pasta silver" também, enfim, a moda voltou... Fora do Brasil ninguém perde dinheiro com isso a não ser justamente em casos extremos como overclock grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!