Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como construir carregador de baterias?


Gu1426

Posts recomendados

@Tito Fisher Não, os diodos foram colocados depois do retificador. Procurei em todas as minha sucatas e não encontrei esse regulador aí, estou meio "pobre" em sucatas.

adicionado 1 minuto depois

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Tito Fisher O carregador está praticamente pronto, já montei até a caixa para colocar o circuito, mas ainda temos a pergunta que não quer calar, esse transformador é mesmo 220V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não acompanhou direito.

10 horas atrás, Gu1426 disse:

O único regulador de tensão que tenho é um LM7818

este foi o ponto de partida da ideota.

32 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Esses diodos em série estão sendo colocados ANTES do retificador  SBL3040, é isso ??

não. Os diodos em série com saída 18v. Sim também é meio incomum mas são as armas que ele tem, lembra?

 

puts... clicamos quase simultaneamente...

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Gu1426 disse:

ainda temos a pergunta que não quer calar, esse transformador é mesmo 220V?

Depois disso tudo nos diga você

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Gu1426 disse:

Posso usar o fusível do meu multímetro (200mA) para testar o trafinho?

 

Ola.

Sim, voce pode !  

 

Mas a sua outra pergunta ( que não quer calar ) , como saber se ele foi feito para operar com 110 ou 220, vou sugerir um caminho lusitano para chegar a essa resposta.

 

Sabemos que um trafo opera nas duas direções desde que alimentados corretamente com as tensões e correntes equivalentes a cada enrolamento, certo ?

 

Exemplo, um inversor  recebe 12V e eleva isso pra 220V , um trafo de microondas recebe 220V e eleva para 2200 volts.

 

E alimentando o lado oposto ( secundário ) com tensões IGUAL ou MENOR do que a tensão para o qual foi projetado, o que acontece ?

 

Ele apenas faz a relação oposta, no caso se voce alimenta o SECUNDARIO de um trafo de microondas com 220V o que teremos no outro enrolamento ? Teremos uma saida 10x menor,  algo em torno de 22V .

 

Então... Se voce tiver em mãos algum outro trafo com tensão e corrente conhecidas pode fazer a identificação deste seu 'alienígena' por espelhamento.

 

Digamos que voce tenha um trafo com saída 12 VAC por 1A ,  ligue  essa saída no secundário do outro, e meça a tensão resultante no ex-primário.

 

Anote a tensão obtida, se não foi algo perto nem de 110 nem de 220  isso significa apenas que a tensão de saída do alien não foi projetada para ser 12V, mas isso é irrelevante para fins de teste.

 

Faça uma regra de tres para supor quando seria o valor de alimentação neste secundário para gerar 110 ou 220 no primário.

 

Depois disso  basta apenas medir a corrente que obteve  e  comparar o valor com a que supostamente alimentaria o primário para fornecer os VA que o seu núcleo permite transferir de um enrolamento para outro.

 

Eu já fiz isso algumas vezes e deu certo, creio que voce pode tentar.

 

'_'

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher @Isadora Ferraz @Mestre88 Isso que o Tito Fisher falou me deu uma ideia, dá para fazer uma fontezinha boa usando o transformador de micro-ondas e ligando o 220V no secundário de 2200V e no primário obter uma tensão dez vezes menor? Não tenho transformador de micro-ondas mas vou a caça nos ferros-velhos da minha cidade. Um detalhe importante é que o secundário é ligado nas chapas do transformador, ou seja, se eu ligar 220V, vai ter essa tensão no núcleo do transformador, como eu evito isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Gu1426 disse:

Um detalhe importante é que o secundário é ligado nas chapas do transformador, ou seja, se eu ligar 220V, vai ter essa tensão no núcleo do transformador, como eu evito isso?

O fio vem arrebitado na carcaça, é só cortar, emendar um fio e isolar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Tito Fisher Ressuscitando esse tópico, pensei em fazer um carregado de bateria com transformador de micro-ondas, o que pelo menos para mim parece bem mais vantajoso. Vou usar aquele velho truque de pegar um trafo 220V e ligá-lo em 110V, vai mudar para 2 espiras por volt, porém eu não quero toda vez que for ligar o carregador, ter que ficar usando autotransformador para diminuir a tensão. Penso em botar um transformador normal (retirado de televisão de tubo da Philco) e usar o primário dele como autotransformador, e botar dentro do carregador (o espaço do gabinete é bem grande), mas fio pensando se o autotransformador que vou usar suporta ligar um transformador de microondas. É possível que eu faça isso? Vou usar uma ponte retificadora de 10A, não preciso de mais que 10A, a maior bateria que tenho aqui é de 60A. O que acham? Se precisarem eu passo a espessura do fio do autotransformador.

adicionado 5 minutos depois

Acho que o primário deve ter no máximo 70W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Tito Fisher Já medi, deu 18V, um detalhe desse transformador, eu não vi soldas nele, aquela parte da junção dos E com os I não possui solda, é só encaixado e depois aplicado um verniz grosso. Será que ele é solto assim ou deve ter uma solda escondida? Tirei outras peças do micro-ondas, como o motor do prato, o magnetron, o capacitor de 2100V (que está em curto aliás), o ventilador, o painel, bem, eu tirei tudo! Vou mandar a carcaça de volta para o ferro-velho e vou buscar um motor de esteira que vai virar tópico ainda essa semana.

adicionado 2 minutos depois

Me surpreendi com o peso desse transformador, já vi que o carregador vai ficar bem pesado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Tito Fisher Bem, abaixo a foto do transformador:

994653242_2201201920491.thumb.jpg.2cd6d4600648183ec86ebe13335ee8f5.jpg

 

O fio vermelho que está isolado com espaguete de fibra de vidro (por baixo tem um espaguete retrátil), é a emenda que fiz, não está mais ligado na carcaça. Na foto não está visível, mas não há soldas no transformador, é simplesmente envernizado com um verniz duro. Quero separar os E dos I, e remover a bobina de alta tensão, e colocar uma nova no local. Não quero destruir essa bobina...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @Gu1426

 

Se voce já fez a alimentação pelo secundário e obteve 18V no antigo primário então agora basta apenas agregar um circuito de flutuação para montar um carregador  de baterias 'inteligente'.

 

A sua ideia de desmontar o trafo para remover o secundário original e fazer um novo enrolamento seria com qual propósito ?

 

'_'

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tito Fisher @Mestre88 @Isadora Ferraz Ok, vou usar invertido então, mas como eu faço para reduzir os 18V para os 13.8/14V para carregar a bateria, botei um termostato (180C) no transformador. Eu não sei se esses circuitos iriam aguentar a corrente, vou usar uma ponte retificadora de 35A (ao menos é o que diz no anúncio) e um belo dissipador. A boa notícia é que consegui outro transformador de micro-ondas, posso fazer com dois ou é exagero? Acho que um já dá bastante corrente, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muita corrente vai detonar sua bateria. De fato é usada apenas em casos emergenciais. O normal é carga lenta.

Pra reduzir você tem muitas opções. Uma delas

Voltage_stabiliser_transistor.png

Detalhes: a bat usa ser bem parruda. Neste caso nem precisa de frescura - filtros (capacitores) - e vou ainda + longe: basta 1/2 onda.

O legal é você monitorar a corrente: se ela zerar, a bateria já está carregada seja qual tensão for (entre 13.8...14.2).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Qual o valor dos componentes, como eu calculo isso?

Hummm... Interessante... Não tem como eu colocar um led que acenda quando a corrente zerar?

As baterias tem no máximo 60A, ou seja, 6A para carregar, correto? Esse transformador fornece isso sem queimar? (no caso a ligação que eu fiz). Pode encher o circuito de frescura, tranquilo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como já disse, há anos removi a parte central dos cál c u los e só me sobraram calos.

 

Pra sentir a capacidade do trafo, coloque uma carga de modo que não caia mais que 10%. Pelo tamanho, intuo (com calos) que sim dá e sobra.

 

Frescuras também estão a se distanciar de mim. No seu caso, são muitas alternativas emocionantes e inumeráveis pra uma simples postagem. No entanto com quase menos de 1 clique no google e você acha bem coisa. Algumas bem mais perto do que você imagina...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!