Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

Como o proprio titulo diz eu fiz esta ********** ae, eu comprei varias peças para montar meu computador e este fds de semana so faltavam duas peças par achegar (o processador e memoria ram), para poder testar o que ja tinha chegado e plder realizar uma troca em uma eventual mudança eu montei o computador som com a placa-mãe , o hd e a placa de vídeo, e apos colocar todos os cabos e organizar tudo (inclusive o painel frontal de acordo com o manual) o pc não ligava. Eu achei estranho e fui testar a fonte pelo método do clipes e quando coloca em um cabo verde e outro preto as vezes só dava uma piscada no led da ventoinha, ai sem sem querer eu liguei em um vermelho (um verde e um vermelho) e a fan ficou piscando rápido ( ligava e desligava) é vendo este resultado eu tentei outra combinação ate ligar normal, porém quando ligou eu vi uma fumaça saindo do gabinete e o fio que estava conectado na placa-mãe derreteu ( sim, menos outro ponto pra mim, eu n tinha desplugado da mobo) e ai eu fui perceber que era o cabo pci ex.

Resultado: pelo visto a fonte queimou r ainda n sei se a placa-mãe queimou também , tenho um pouco de esperança de pelo fato de não ter um processador ligado a ela pode ter evitado q ela queimasse, mas o que vcs me recomendam fazer nesta situação? Tem como ver se a mobo queimou? Não tinha nada estufado ou diferente nela.

valeu galera

Postado

Como você iria ligar um PC sem processador e sem memória? Um PC nessas condições ele nunca vai ligar, apenas energizar a placa-mãe e nada além disso. Isso significa que você até pode saber se queimou algo.

Tire todos os plugs da placa-mãe e teste a fonte, curto circuitando o fio verde e o preto. Se não ligar não inventa, se ligar ligou e se não ligar ela tá com problema. Como tá sem o processador, creio que não tenha queimado nada na placa(EU ACHO), mas a fonte deve ter ido pro espaço.

• Curtir 1
Postado

No caso foi pelo fato de que eu comprei por marketplace, pois a placa podia ter vindo queimada, e ela biparia no caso, mas obrigado pela ajuda.

Postado

Como voce conseguiu encaixar o conector PCI-e no EPS12V? meio que tem uma trava de segurança... pelo que eu entendi você ainda ligou a fonte fora do gabinete mas manteve o conector de 12V ligado na placa-mãe, e se foi esse o caso realmente sua placa-mãe ja era

O conector PCI-e de 8 pinos tem a pinagem invertida em relação ao EPS12V, e por si essa inversão fecha curto na fonte e a impede de ligar, sem danos na placa, mas como voce ligou a fonte com jumper o VRM da placa recebeu alimentação de 12V com polaridade reversa e isso é fatal pra qualquer eletrônico.

• Curtir 2
Postado

Provavelmente detonou  os reguladores de tensão da mobo, pois saiu fumaça e derreteu o conector.

Montar um PC não é uma tarefa difícil, e com o passar do tempo se torna uma coisa prazerosa, mas você tem que saber o que está fazendo.

Meu primeiro curso de montagem e manutenção foi em 1996 com 10 anos, aprendi muita coisa com as fontes AT, os slots ISA, etc ... porém o que mais sei hoje é proveniente da INTERNET. Frequente fóruns de informática levada à sério que você vai aprender muito e evitar erros como o que cometeu.

A garantia  provavelmente não vai querer nem olhar, mas não custa tentar... boa sorte e leia bastante artigos de informática na Internet amigo, são sempre atualizados e tal, além de muito conetúdo no youtube (tem que filtrar um pouco lá... tem muito leite com pera falando bobagem. Do mesmo jeito que você seleciona a lista de seus sites favoritos para acessá-los todo dia, faça uma filtragem no youtube também, ele é uma ferramenta poderosa depois do Google e Wikipedia para conhecimento.

Procure não ficar chateado amigo. Montar um PC não é tão simples assim. Eu acho simples porque estou a 22 anos com a mão na massa, senão teria feito burrada também.

Postado
1 hora atrás, Akalanato disse:

No caso a fumaça saiu por q o cabo da fonte derreteu.

Ele derreteu por causa da corrente que passou ali.. Esse cabo e o conector já toleram altas correntes em uso, quando ligados corretamente.. Mas você fechou um curto aí..

O lance é que o cabo PCI-EX e o cabo EPS 12V tem as polaridades invertidas, um relação ao outro.. Ou seja, você jogou 12 Volts, aonde seria o negativo da placa-mãe.. Pra derreter o isolamento, a corrente que passou aí, foi fácil na casa das centenas de amperes..

No MÍNIMO, você teria de trocar os conectores, da fonte e da placa-mãe.. Eles não servem mais.. Mas, duvido muito que a placa-mãe, tenha passado intacta nisso..

Postado

Entendi galera, bem. Pelo menos ainda da para mandar para uma manutenção imagino eu, em vez de perda total. Dei um mole bem grande, vou ver se consigo algo na garantia, a fonte ja estava com mal contato.

Postado
11 horas atrás, Akalanato disse:

Entendi galera, bem. Pelo menos ainda da para mandar para uma manutenção imagino eu, em vez de perda total. Dei um mole bem grande, vou ver se consigo algo na garantia, a fonte ja estava com mal contato.

Ate onde sei, erro de usuario nao é coberto por RMA/garantia. :v

Nunca force um cabo, ou componentes para onde voce "acha" que ele deve entrar, se nao entrou de boas, ta colocando no lugar errado.

16 horas atrás, Akalanato disse:

método do clipes e quando coloca em um cabo verde e outro preto as vezes só dava uma piscada no led da ventoinha, ai sem sem querer eu liguei em um vermelho (um verde e um vermelho) e a fan ficou piscando rápido ( ligava e desligava) é vendo este resultado eu tentei outra combinação ate ligar normal, porém quando ligou eu vi uma fumaça saindo do gabinete e o fio que estava conectado na placa-mãe derreteu

E por favor, mais cuidado, com voce brincando de "VAMOS VER O QUE ACONTECE SE EU LIGAR ESSE PINO NESSE PINO", não era só a seus componentes que estavam em risco de vida.

Até porque voce nem tinha as peças necessarias para ligar e testar o PC, que são justamente Proc e memoria, sem isso, não liga. Todos os outros componentes sao secundarios.

Postado

Se você não sabe ou não tem certeza do que está fazendo, não faça. Existem várias lojas de informática que aceitam fazer somente a montagem dos componentes já comprados pelo cliente. É um custo a mais, mas é totalmente seguro para quem é leigo no assunto, além de possuir garantia do serviço. E você pode (deve) pedir para acompanhar a montagem. Além de conferir se estão instalando tudo que você comprou, ainda vai aprender um pouco e tirar suas dúvidas sobre montagem de hardware.

Postado

O pior q eu tenho o conhecimento pra fazer isso mas fiz tão no automático as coisas e ainda estava cansado do serviço, de qq forma levei em um técnico e a placa-mãe esta inteira e a fonte so estourou o fusível, dei muita sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...