Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Acho que se mantiver o pino do disparo em zero ou a cada pulso negativo, o capacitor começa e recomeça a carregar

• Curtir 1
Postado

Hmm... não seria mais fácil, então, usar o 555 como astavel numa frequência bem baixa e proibir as oscilações através do aterramento do pino 4?

• Curtir 1
Postado

Desculpe se sou muito iniciante mas... não sei se entendi direito sua questão, @Jaime Francisco da Silva, mas vamos lá:

1 - Você aperta o botão que inicia a contagem. Antes de chegar ao final da contagem, sei lá... no meio da contagem, você quer apertar esse botão de novo e quer que a contagem se inicie do zero?

(Pergunto porque se esse timer está acionando um relé, esse relé tem dois lados: quando um está ligado o outro está desligado. E vice versa. Ou seja, quando o tempo estiver esgotado, o relé, se passa a ficar desligado de um lado, passa a ficar ligado do outro. E esse outro poderia re-acionar o carregamento do capacitor, reiniciando a contagem...)

Ou

2 - Você aperta o botão que inicia a contagem. Quando a contagem chega ao final, você quer que, automaticamente, o circuito reinicie a contagem do zero EXCETO SE algum outro botão for pressionado. E nesse caso - botão de interrupção acionado - você quer que seja o ciclo em curso o último ciclo? Ou, acionada essa entrada, que a contagem pare definitivamente?

Ou

Não é nada disso, você entendeu tudo errado, @rmlazzari58 , o que quero é:...

Postado
5 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Fala pessoal. ..Então. ..

Como faço para reiniciar o timer do 555

Tipo quando a entrada que disparou o timer se repetir, reiniciar a contagem do timer  e assim se repetir até que a entrada não mais dispare o timer.

Tem como?

Sim, tem...

Como não tem como eu desenhar algo específico, aí vai um circuito que eu montei para meu uso e funciona desse jeito:

imagem225.GIF.986338e1f100e24cdffc9556b0619282.GIF

Acho que eu já falei desse circuito por aqui, o objetivo dele é manter meu ferro de solda ligado somente quando eu estou perto.

A parte que realmente te interessa é o transistor PNP ligado junto ao capacitor que comanda o tempo.

Toda vez que o fio verde é aterrado via R2 o timer volta a estaca zero, pois o transistor da um curto no capacitor C1 e o timer reinicia sem desligar o pino 3.

Eu coloquei o R2 porque ali vai um sensor de presença daqueles de alarme onde o contato é NF. No seu caso pode retirar o R2 e colocar um botão de pressão no lugar.

Os transistores tem esses códigos meio diferentes porque foram reaproveitados de sucatas de aparelhos importados. Podem ser substituídos por BC547, BC557 e BD139.

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 é a opção 1 mesmo ...@Mestre88 no seu circuito o disparo e feito por uma entrada certo? E o reinício do timer por outra certo?ou entendi errado e os 2 disparo são feito por R2?

O que quero é o disparo seja feito pela mesma entrada que reinicie o timer. 

Ex seu...um sensor de presença...quando entra alguém no ambiente faça o disparo do timer ( digamos 15min) se antes disso alguém entrar novamente reinicie a contagem dos 15min que só irá até o fim caso não entre mais ninguém....

• Curtir 1
Postado

@Jaime Francisco da Silva no meu circuito só tem uma entrada. 

É que ficou confuso por que o sensor trabalha invertido. 

Funciona assim como voce disse, o timer dura 10 minutos. 

O disparo é no pino 2 e o reinicio quem faz é o transistor que está ligado junto. Então toda vez que aterrar o pino 2 ter o reinício da contagem do tempo. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!