Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar Win10 no SSD M2


luiskasBH

Posts recomendados

@mick.07 , obrigado pela informação!

 

Sou inexperiente nesse assunto. Comprei uma placa-mãe Aorus Ultra gaming X470 com um Ryzen 2700x. Depois de tudo montado, quando iniciar o computador já vou direto na BIOS e configuro o Boot para UEFI, certo?

 

O que seria o AHCI? 

 

Feito isso, instalarei o Win10.

 

Irei posteriormente espetar um HD já usado (com arquivos) nesta máquina. Terei que fazer algo ou ele funcionará normalmente?

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, luiskasBH disse:

O que seria o AHCI? 

É o novo padrão usado em HD's(e SSD), é mais eficiente e seguro que o antigo  padrão IDE.

E o UEFI é o novo padrão que substitui a antiga BIOS( a da tela preta).

Tudo isso é configurado na placa-mãe, é parecido com o antigo, mas tem mais cores e dá para usar o mouse para trocar as opções. Tenha cautela se mudar alguns tipos de opções de desempenho do sistema porque pela minha experiencia tive que fazer "hard reset" fazendo Clear CMOS na MB .

adicionado 3 minutos depois
17 minutos atrás, luiskasBH disse:

Irei posteriormente espetar um HD já usado (com arquivos) nesta máquina. Terei que fazer algo ou ele funcionará normalmente?

Os meus HD's convencionais (tenho +3 além do SSD)entraram normalmente, mas só instale ele  depois de configurar o sistema para não criar um vínculo de boot no SSD novo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quiser copiar todas as informações de um disco para outro, você também pode fazer isso com ferramentas de terceiros como EaseUS por exemplo, siga este link para mais:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@mick.07 @PedraX , bom dia. Necessito novamente de seus conhecimentos!

 

Acabei de montar todo o computador (meu primeiro, desvirginei!!! rsrsrs), tudo certo, liguei, entrei na BIOS, já estava como AHCI, tudo certinho.

Pluguei o pendrive com o Win10, iniciou a instalação, mas quando pediu o local de instalação não mostrou o meu SSD M2 NVME que pluguei na placa-mãe. O que será que fiz de errado, ou então o que eu deixei de fazer?

 

Outra ajuda. A minha BIOS (Gygabite Aorus Ultra Gaming) está na versão F3 e vi no site que já existe a versão F4d, mas com a seguinte mensagem:

 

Note: Update AMD Chipset Driver 18.10.20.02 or latest version before update this BIOS.

 

Eu consigo atualizar o driver do chipset antes de instalar o windows? Se sim, como devo proceder?

 

Desde já agradeço a costumeira atenção de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está na M.2 certa?É q tem dois M.2. A Correta para seu SSD é aquela que tem o dissipador, depois da PCI-e 16X.

Mande uma foto do conjunto.

adicionado 2 minutos depois

OBS: lembre de desligar o cabo de força do PC sempre que for mexer em um dispositivo.Desligar não basta e espere sempre uns 15 minutos para descarregar os capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, deveria. Vou passar uma sugestão, mas é complicada se você não tiver segurança peça para uma pessoa que faça para você.

Primeiro, desligue o PC, tire o cabo de força.

Ligue apenas o SSD, as memórias e o processador.

Procure no manual onde estão dois pinos marcados como CLEAR CMOS. Vai precisar de um jumper tipo esses:

https://lista.mercadolivre.com.br/jumper-placa-mãe

Se não tiver um, procure um leitor de DVD que costuma ter, fotografe antes de tirar para colocar de volta senão o DVD não funciona como devia.

Com a RAM, a CPU e o SSD montados(não coloque mais nenhum dispositivo) vai fazer a operação de CLEAR CMOS, nada mais que fazer a placa-mãe voltar tudo ao original de fabrica porque vai carregar a BIOS antiga.

Então(com cabo desligado) vai colocar o jumper nos dois pinos, ligue o cabo, ligue o PC e espere uns 15 segundos. Desligue o PC, desligue o cabo e tire o jumper. Então pode ligar o PC novamente e veja se conseguiu ver o SSD, isso dentro da BIOS(fique apertando tecla DEL várias vezes ate aparecer a tela da BIOS). Na opção de boot tem que aparecer o SSD. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!