Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros amigos do fórum, gostaria de uma ajuda para saber se é possivel extrair 24V AC de uma fonte atx? Explico:

Preciso alimentar um equipamento 24V AC, sei que precisaria de um transformador para tal, mas como não disponho de um no momento, gostaria de saber se poderia utilizar uma fonte atx que tenho aqui parada para esta necessidade?

Sou apenas um curioso em eletrônica, cheguei a abrir a fonte e medi-la com um multimetro a procura de uma tensão de 24v, digo que até encontrei, mas ao alternar as ponteiras do multimetro medindo no mesmo ponto de 24v, a tensão dobrava, não entendi nada kkkkk.

Procurei na internet sobre isso, mas parece que nunca ninguem teve esta necessidade ou talvez não seja possivel. Algum mestre aqui poderia me esclarecer isso?

Obrigado.

Postado
1 hora atrás, Kado BR disse:

Caros amigos do fórum, gostaria de uma ajuda para saber se é possivel extrair 24V AC de uma fonte atx? Explico:

Preciso alimentar um equipamento 24V AC, sei que precisaria de um transformador para tal, mas como não disponho de um no momento, gostaria de saber se poderia utilizar uma fonte atx que tenho aqui parada para esta necessidade?

Sou apenas um curioso em eletrônica, cheguei a abrir a fonte e medi-la com um multimetro a procura de uma tensão de 24v, digo que até encontrei, mas ao alternar as ponteiras do multimetro medindo no mesmo ponto de 24v, a tensão dobrava, não entendi nada kkkkk.

Procurei na internet sobre isso, mas parece que nunca ninguem teve esta necessidade ou talvez não seja possivel. Algum mestre aqui poderia me esclarecer isso?

Obrigado.

Qual é o equipamento? 

• Membro VIP
Postado

Olá amigo. Pode aplicar DC mesmo. Algo como duas fontes de pc em série. Não encoste as latas!!

Este regulador me parece linear. Vai esquentar muito. Coloque um baita dissipador no transistorzão. E com cooler...

Postado

Olá Isadora, eu acredito que não, na especificação diz que precisa se entrada AC.

Também não me parece uma fonte linear, o pouco que li sobre o assunto, as lineares são feitas com transformadores e por conta disso são bem pesadas.

• Membro VIP
Postado

Pode sim amigo mas se não estiver se sentindo a vontade com minhas mãos calejadas, aguarde algum guru da eletrônica de nível mais elevado confirmar pra você ok?

E sim me parece fonte linear com certeza bem acima de 50%. De novo... aguarde que algum guru nível god te confirma em breve...

Ah e sugiro você ler um pouco mais sobre o assunto ok? Que bom que se interessa...

• Obrigado 1
Postado
51 minutos atrás, Kado BR disse:

na especificação diz que precisa se entrada AC.

Mas não é obrigatório, ali tem uma ponte retificadora.

No fim tanto faz ser AC ou DC.

52 minutos atrás, Kado BR disse:

Também não me parece uma fonte linear, o pouco que li sobre o assunto, as lineares são feitas com transformadores e por conta disso são bem pesadas.

O regulador chaveado tem bobinas, nesse aí não tem nada disso.

E o transformador você compra separado pra ligar lá na entrada, se não tem transformador pode usar:

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

duas fontes de pc em série. E Não encoste as latas!!

E de novo:

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Coloque um baita dissipador no transistorzão. E com cooler...

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

E sim me parece fonte linear com certeza bem acima de 50%.

Pode digitar 100% de certeza, é uma fonte linear sem sombra de dúvidas, a não ser que o próprio desenvolvedor dela esteja mentindo a respeito no manual de montagem que colocou disponível para os compradores no link  abaixo :

https://lusorobotica.com/index.php?action=dlattach;topic=8365.0;attach=3667

Pra facilitar eu fiz um print da parte onde ele afirma isso , segue abaixo também.

4 horas atrás, Kado BR disse:

De fato vai ficar pesada quando voce colocar o trafo 24V 3A que é sugerido na  entrada de linha ,  o anunciante diz que não acompanha transformador, nem cooler, nem dissipador, etc... apenas o circuito de regulação.

Quanto a aplicar  12+12 DC na entrada é uma opção exequível, mas acredito  que  desta forma não vai obter os 30V na saída ,  uma vez que na retificação e filtragem dos 24VAC tem aquela lenda da 'raiz de 2' que resultariam nos  33.8 VDC  que o circuito  usaria  para liberar os 30V prometidos.

linear.png

• Curtir 1
Postado

O objetivo do regulador é realmente usar um trafo de 24Vca. 

Assim quando retificar, terá 33Vcc e 30Vcc na saída do regulador. 

A maioria dos cis reguladores de tensão foi feito pra trabalhar com 36Vcc no máximo. 

Com a gambiarra de usar duas fontes de 12Vcc em série ou outra chaveada qualquer de 24V terá na saída do regulador no máximo 21Vcc.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Mestre88 disse:

Com a gambiarra de usar duas fontes de 12Vcc em série ou outra chaveada qualquer de 24V terá na saída do regulador no máximo 21Vcc.

Ola caro @Mestre88

Eu ainda estava aqui pensando em uma forma de atender o requisito adequado deste projeto.

Caso o usuário tenha fontes ATX sobrando ele poderia apenas comprar ou montar um step-up  de 24V para 36V , uma vez que as saídas 12V dessas fontes fornecem mais do que os 3 amperes requeridos pela placa dele, certo ?

Ou até mesmo um dc-dc  de 12V para 36V e usar uma única fonte ATX.

No ML deve ter 'ambos os dois' componentes,   tanto o trafo 24V como o conversor dc-dc para 36V ( ou ajustável para os 33V que supostamente estariam entrando ali , queimando 3V na malha e entregando os 30V do anúncio )

Imagino que não haverá circuito que ele necessite alimentar com os 30V , mas pelo menos 24V na saída seria desejável.

'_'

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!