Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pistola de Solda Caseira


Gu1426

Posts recomendados

  • Membro VIP

de 3 a 8A

Acende se lampada for de potencia bem menor que a do trafo e também se tiver algum curto.

Esta técnica de usar coisa em série pra pretestar outra é usada desde os primórdios da eletrônica. P.ex. eu instintivamente usava um ferro de passar pra testar - ligar -  tv's e motores e afins (e o meu 'plasma' como já disse) . Portanto só mesmo com um pouco de calos você vai conseguir determinar a potência da resistência da 'coisa protetora em série' (inventei isso agora). Lâmpada incandescente seria bom pra você mas elas quase não existem mais. Uma ideota é um ferro de passar 220V pra testes com 127. Sendo ele de 1000W, a potência cai pra uns 300 e uma corrente de curto duns 2,5A

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Meu único aparato protetor é uma lâmpada incandescente de 100W, serve?A potência do meu primário é de 40W, acho que é certo isso que falei, né.

adicionado 2 minutos depois

@Isadora Ferraz kkkkkkkk, sendo bem sincero, eu chuto que é de100W por que consigo ver uns dois "0" apagados nela, a tinta onde isso estava escrito se desgastou ao longo dos vários anos de existência dessa lâmpada, eu só tenho duas, a outra é menorzinha e o bocal é diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz kkkkk. Eu tenho aqui um rádio transistorizado Teleunião modelo Translíder com 9 transistores, o problema é que, há uns anos atrás, meu tio desmontou esse rádio e agora o que sobrou foi a carcaça e um potenciômetro, mais nada. Encontrei um cara com um rádio idêntico a esse (pifado claro) vendendo por apenas 200 reais, fiquei louco quando vi esse anúncio, porém, como seria mais entulho para a casa dos meus pais, preferi ficar longe dele, só para comparação, um rádio desse funcionando custa entorno de 900 à 1000 reais.

adicionado 0 minutos depois

Eu gosto de restaurar uns radinhos, mas nunca fiz isso, triste né?

adicionado 13 minutos depois

Voltando ao assunto, queria que isso fosse um substituto para meu não tão velho ferro de solda, não é ponteira, não é resistência, nada disso, foi o plástico que quebrou, colei com cola instantânea mas não estou pondo muita fé de que é seguro usá-lo assim, pois já colei umas 3 vezes... Mas também não estou pondo muita fé nesse ferro de solda pistola que estou tentando fazer, não sei, quando eu faço algo normalmente não funciona, sai fumaça, explode, as únicas coisas que fiz que funcionaram foi uma lixadeira (que nunca usei) e um transformador (que está juntando poeira), e eu tenho medo de me machucar de novo, da última vez quase cortei o dedo fora, nem me pergunte como, consegues entender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Gu1426 disse:

Voltando ao assunto, queria que isso fosse um substituto para meu não tão velho ferro de solda, não é ponteira, não é resistência, nada disso, foi o plástico que quebrou,

E que tal fazer outro cabo, ou remendar esse de maneira melhor?

Nos mostre que tipo de ferro é esse e onde quebrou, talvez possamos lhe dar uma ideia melhor. Até mesmo fazer outro cabo...

 

A pistola aí do tipo eletromagnética é boa pra coisa grande, pra eletrônica não é bom negócio.

 

20 minutos atrás, Gu1426 disse:

Eu tenho aqui um rádio transistorizado Teleunião modelo Translíder com 9 transistores, o problema é que, há uns anos atrás, meu tio desmontou esse rádio e agora o que sobrou foi a carcaça e um potenciômetro, mais nada. Encontrei um cara com um rádio idêntico a esse (pifado claro) vendendo por apenas 200 reais, fiquei louco quando vi esse anúncio, porém, como seria mais entulho para a casa dos meus pais, preferi ficar longe dele, só para comparação, um rádio desse funcionando custa entorno de 900 à 1000 reais.

Eu gosto de restaurar uns radinhos, mas nunca fiz isso, triste né?

E o que seu tio fez com as peças?

Poderia aproveitar a caixa e colocar outro rádio dentro...

 

Um pouco de Off...

Há alguns anos meu pai comprou de um desses sucateiros que pegam coisa nas ruas por 15 reais um Rádio antigo da Moto-Rádio.

É de caixa de madeira até, mas estava sem ponteiro e o vidro do Dial e óbvio que não estava funcionando, só chiado.

Abri pra ver e era só a cordinha quebrada, coloquei uma linha no lugar e fiz um ponteiro de alumínio. Dentro ainda tinha uma etiqueta com a data de fabricação, é de Maio de 1970 com certeza o dono comprou pra ouvir a Copa do Mundo. Fiquei imaginando como seria ouvir naquele rádio os Gols de Pelé naquela época!!

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Meu tio desmontou, ele ia colocar um som nele não deu certo e jogou tudo fora, até a carcaça ia pro lixo, mas minha mãe quis pegá-la para guardar e deixar de decoração, o problema é que está sem tela, nada, só a madeira mesmo, nem compensa muito arrumar isso. Vou ver se uma hora consigo compro o rádio, o que é improvável, ao menos tentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ganhei do 6. Tenho um rádio à válvula que funciona!

Voltando ao assunto, claro que já considerou a possibilidade de trocar seu 'ferro velho' né?

9 horas atrás, Gu1426 disse:

e eu tenho medo de me machucar de novo, da última vez quase cortei o dedo fora

Faz parte do aprendizado. É só tomar cuidado e não cometer os mesmos erros. Diferentes são semi permitidos. Com o tempo, os calos formados vão te proteger melhor. O mesmo para as vicissitudes da vida...

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, quase consigo sentir o conflito que lhe aflige... medo e curiosidades a flor da pele. Neste ramo as armas que tem é o conhecimento adquirido e domínio da técnica de se manter calmo.  Conhecer pra dominar...

 

Um off meio on...

Certa feita presenciei uma perigosa debandada - evacuação descontrolada - da linha de produção sabe porquê? Um simples pipoco - um pup! - num ferro de soldar desencadeou a reação em cadeia. kk

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Renato.88 @Isadora Ferraz Resolvi usar algo mais pesado, bem mais pesado... Depois de muito tempo usando vai doer a mão, um transformador de forno micro-ondas, porém tem algumas vantagens, eu consigo colocar um fio bem grosso ali e não tenho que achar uma barrinha de cobre, posso botar dois fios junto e fazer um "U", ou "meia-volta, eu consigo uma corrente bastante elevada, e pode ficar mais tempo com o gatilho apertado, pois o primário suporta tranquilo, a única desvantagem é o peso mesmo... Uma dúvida, tenho que deixar aquelas chapinhas que tem entre o primário e o secundário, ou posso tirá-las?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

To com preguiça de ler tudo...O assunto é este?...

ferro-de-solda-pistola-de-madeira-750w-j

 

Que chapinhas? Metálicas? Ou apenas isolação?

Sim no trafo de m.o. você consegue colocar vários fios de grande espessura em paralelo. Sim substituem aquela fita.

E sim utilidade dupla: ferro de soldar e alteres

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!