Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pistola de Solda Caseira


Gu1426

Posts recomendados

Segui as instruções de um vídeo no YouTube, calculei ele com a variável 25, como mostrado no vídeo, enrolei 1004 voltas no primário com 29 AWG e 7 voltas no secundário, um detalhe, eu usei 6 fios 21 AWG, soldei eles juntos, coloquei a isolação e enrolei, agora estou esperando o verniz endurecer completamente para testá-lo (eu sei que deveria ter testado antes de passar o verniz, mas, agora já foi), fiz um enrolamento extra para acender um led, o que vai ajudar já que minha bancada é meio escura (3V, vou ligar o led em AC com um resistor de valor bem baixo), eu queria saber quanto tempo ele aguentará ligado sem torrar o enrolamento ou coisa pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Gu1426 disse:

eu queria saber quanto tempo ele aguentará ligado sem torrar o enrolamento ou coisa pior

criança faz cada pergunta... kk ... Amigo, dir-nos-á você...

 

Me fez lembrar desta pistola que vi há muitos (e muitos mesmo) anos atrás. Super anti ergonômica hyper ruim de mexer.  Acho que o macete é (era) afinar ou amassar aponta pra que naquele ponto a resistência ficasse um pouco + alta e aquecer só ele.

 

E led e ac não combinam muito

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz entendi... ok, né. Não verdade não é tão criança assim, mas ainda tem o hábito de fazer perguntas toscas, como eu já disse, para você pode ser tosco, mas para outras pessoas pode ser diferente, se esse negócio não aguentar nem 10 segundos ligado, como aconteceu nesse vídeo abaixo (minuto 10:11)...

 

 

Ai eu abandonava na gaveta, é claro, diferente do cara do vídeo acima, eu não sou muito de fazer essas gororobas cheias de cola quente e fios emendados, além de fazer uma retificação de meia onda para o transformador (para que isso?), meu único problema é que eu tenho que me virar com o que eu tenho e dou sorte de achar jogado em algum canto. Já andei dando uma olhada por aí e vi gente reclamando daquelas pistolas de plástico, o trafo esquentava tanto que o plástico derretia na mão da pessoa, depois de ler isso, não confio mais em selo do Inmetro. Eu só queria fazer uma pistola, fazer o que...

adicionado 7 minutos depois

@Isadora Ferraz Eu fiz contas, ok? deu 1000 voltas, coloquei 4 por sobra de fio mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Será que o meu fica bom? Na verdade o cálculo deu 996 voltas, arredondei para 1000 de uma vez. Fui obrigado a usar 6 fios 21 enrolados pois eu não tinha um fio grosso, eu tenho curiosidade, da corrente que ele poderia fornecer e se serve para soldar... E sobre o led, o que você acha? Vou colocar aqueles brancos de alto brilho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gu1426 disse:

Fui obrigado a usar 6 fios 21 enrolados pois eu não tinha um fio grosso

Muito fraquinho, não chega nem a 10A.

O importante é a corrente, não precisa nem ter 1V, mas é 100A pra cima pra ficar bom e não queimar seu transformador.

A minha por exemplo, diz ter 550W. Se na saída tiver 1V, terá mais de 500 Ampéres.

Eu tirei umas fotos, veja a grossura da barra de cobre que usaram pra suportar essa corrente:

8lpO35n.jpg

BNBGw4w.jpg

p9KPqwg.jpg

Eu não comprei essa pistola. Ganhei do meu tio em troca de consertar umas coisas pra ele.

 

2 horas atrás, Gu1426 disse:

E sobre o led, o que você acha? Vou colocar aqueles brancos de alto brilho

Pode ser, só coloque um diodo em série. Led em AC queima rapidinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Gu1426 disse:

não é tão criança assim, mas ainda tem o hábito de fazer perguntas toscas

Quem pergunta é tolo por 5 minutos. Quem não, pra sempre...

É sério quando eu tinha sua 'idade' fiz um treco parecido com um trafão de um antiquíssimo estabilizador de tensão delta (nem achei no google imagens). Sem sentido, ficava derretendo prego e do gênero até fundir e admirando o poder da energia!  Muitos anos depois eu vi a tal pistola e fiz a conexão entre os momentos. Conectando os eventos, há alguns anos fiz outro pra testar disjuntor e controlava a corrente com mais uma outra misteriosa conexão temporal que te faço agora:

 

você pode colocar um dimmer na entrada pra "controlar a temperatura" e não fundir a ponteira como fazia com meus pregos.

 

Muito legal sua pistola amigo. Consegue soldar um resistor smd 0402 com ela? 😁

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Muito legal sua pistola amigo. Consegue soldar um resistor smd 0402 com ela? 😁

😂

O estanho até ferve nesse negócio. 

As únicas vezes que usei isso foi pra soldar um fio de 25mm² que vai na bateria do meu carro e outra pra estanhar as pontas dos fios 16 que vão na caixa de distribuição elétrica aqui em casa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É tão tão antigo que só mesmo flutua num fundo escuro de minha vaga lembrança. O máximo que o google imagens se aproximou foi disso

images?q=tbn:ANd9GcQPfHPmS8wYyyyMUeRGfCj

De fato ele nem tinha como ajustar a tensão pois era só trafo e um baita capacitor. Tava mais pra um corretor de fator de potência mas pra época.. sinistro. Pois me lembro bem que a tv (à valvula) com ou sem ele perdia os sincronismos e tela fechava quando ligava chuveiro, ferro de passar e etc

 

Tive também um deste

thumb.jpg

Bem legal, havia uma bobina na qual deslocava magneticamente - magicamente! - algo como uma chave multipolos. V da rede caía, o deslocamento posicionava automaticamente numa seção do trafo que mantinha a V de saída. Algo como meiabocamente os atuais estabilizadores de tensão com 2 ou 3 relés.

 

Este, manual...

Estabilizador-de-voltagem-20131118012734

acho que tenho 1 até hoje. O lance era correr pro regulador cada vez que a luz caía ou voltava. Mas ninguém tinha "treinamento" pra isso então ficava a maior zona... !no sentido figurado claro!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

acho que tenho 1 até hoje. O lance era correr pro regulador cada vez que a luz caía ou voltava. Mas ninguém tinha "treinamento" pra isso então ficava a maior zona... !no sentido figurado claro!!

Meu pai fala disso até hoje...

Ele era criança na época, disse que ficava lá do lado do botão esperando alguém acabar de tomar banho pra mexer no botão. :lol:

adicionado 5 minutos depois
1 hora atrás, Gu1426 disse:

Acho que os dois me convenceram de que é perda de tempo, aliás, acho que eu tenho um trafão desse que você falou, é daqueles estabilizadores manuais de 19xx?

Um trafo pequeno desses de estabilizador de hoje serve, é o mesmo tamanho desse que tem na pistola.

O ruim será você encontrar um pedaço de cobre pra fazer o secundário, mas penso que com alumínio dá pra fazer (isso se ele não derreter).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Eu tenho um desse último aí, pertencia ao meu bisavô (é claro, eu sou mais novo que vocês), tirei o autotransformador dele, rebobinei e está guardado na gaveta... @Mestre88 Sobre o secundário, um tira de ferro de uma panela velha serviria, apesar de o ferro ser ruim de dobrar, ele passa dos 600 graus? Se derrete alumínio já tenho uma forja em formato de pistola, kkkk brincadeira... Já estou perdendo o ânimo, vou ter que abrir e depois envernizar tudo de novo, é nisso que dar ser eu e colocar verniz antes de testa-lo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gu1426 disse:

Sobre o secundário, um tira de ferro de uma panela velha serviria

O ferro é ruim pra eletricidade, vai esquentar onde não deve.

Quem tem de esquentar é a ponta e não o enrolamento secundário. Ele até esquenta, mas um pouco menos.

 

1 hora atrás, Gu1426 disse:

ele passa dos 600 graus?

Sim, passa de 1500ºC.

 

Seu trafo tem que ter um espaço pra colocar o secundário e não deixar ele tocar no núcleo, senão da curto.

Veja lá que o meu tem uns pedacinhos de mica isolando a chapa de cobre e o núcleo de ferro.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Nossa, tudo isso? Não tem como deixar mais fraquinho não? Se eu usar aqueles fios rígidos de 3mm, ou dois deles juntos, consegue derreter o estanho 60/40? sobre a isolação, tem espaço de sobra, estou pensando em reaproveitar o primário de um outro trafo e mudar somente o secundário, funciona? Aí é sem cálculo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Gu1426 disse:

Nossa, tudo isso?

1500º C é a temperatura para o ferro derreter.

 

Se colocar lá na pistola ele vai esquentar a toa. Vai perder potência, quem tem que esquentar de verdade é somente a ponta.

 

13 minutos atrás, Gu1426 disse:

Se eu usar aqueles fios rígidos de 3mm, ou dois deles juntos, consegue derreter o estanho 60/40?

Não sei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gu1426 disse:

Cada fio desse suporta até 15A, dá para eu tirar 30A dos dois ou mais?

Da pra tirar até mais, só não deixa ultrapassar a potência que o primário pode fornecer. 

Veja qual é a corrente do fio 29 multiplica por 220 e veja a potência que você pode tirar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tenta aí com umas 2 voltas desse fio 2,5mm.

adicionado 2 minutos depois

Se bem que isso não é tão simples assim, um transformador é uma coisa. Agora um transformador que vai ficar em curto direto e outra coisa. 

A potência de saída tem que ser bem menor que a da entrada pra não queimar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O meu que fundia prego, me lembro vagamente que o fio era de 6 a 10mm algo como a grossura do dedinho e sim também era paralelo. Ainda consigo ver o pregão avermelhando...

42 minutos atrás, Gu1426 disse:

Vou fazer com dois pedaços de fio rígido de 2,5mm enrolados juntos,

 

Ah e também fazia experiência com plasma pasmem. Ligava um carvão que tirava do fogão a lenha em série com um ferro de passar. Encostava um carvão no outro dava uma centelha. Ao distanciar uma baita corrente num arco voltaico num baita brilho... depois ficava uma meia hora sem enxergar nada kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Eita, então, são 5 voltas para dar 1V nessa variável, se eu enrolar 2,5 voltas vai dar 0.5V aproximadamente, se eu conseguir 0.5V e 20A, por exemplo, seriam 10W? Se meus cálculos absurdamente difíceis não estiverem errados, isso quer dizer que o trafinho aguenta?

 

@Isadora Ferraz kkkkk. Fico até imaginando a reação dos seus pais quando te pegavam fazendo isso.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!