Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de sensor para proteger bomba de cisterna


RK Robson

Posts recomendados

Boa tarde. Primeiramente devo informar que sou novo aqui, é meu primeiro post então me desculpem qualquer erro ou equívoco.

 

Necessito de um projeto que desligue um disjuntor ou ao menos dispare um alarme quando acabar a água de uma cisterna, pois já ocorreu de queimar a bomba da mesma várias vezes por falta de água.

Tentei sem sucesso encontrar um fluxostato para colocar na mangueira, e quando não fluisse mais água ele disparasse um alarme, mas sou leigo nisso e pelo visto não encontro pra comprar pronto. Qual seria a melhor solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Mestre88 disse:

A melhor maneira é utilizar um fluxostato mesmo. 

Junto a ele vai precisar de um contator para ligar/desligar a bomba. 

No caso como escolho um? Por hora estava pensando em colocar uma sirene mesmo, semelhante àquela de ré de caminhão, então precisaria só de um fluxostato que  fechasse um contato ou algo assim, com um desses em mãos eu pensaria num circuito, com um relé ou o que desse mais certo.

adicionado 1 minuto depois
15 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

O mais fácil e seguro é comprar uma bóia de nível inferior. Só isso.

Não me atenderia, seria muito complicado de instalar no fundo da cisterna e sairia mais caro pra mim.

adicionado 25 minutos depois
10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

... e pra completar, não esqueça da válvula de poço. Como um diodo, ela não deixa a água retornar e secar a bomba

E fluxostato tem sim no mercadolivre

O problema é que não sei qual fluxostato usar, sou leigo no assunto e pelo que vi a maioria só funciona com arduino ou sistemas digitais, precisaria só de um chaveamento mesmo. Essa válvula de poço, deu uma lida no google aqui e não entendi muito bem a utilidade pra essa situação em si. Como poderia me ajudar? Desde já obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

... e pra completar, não esqueça da válvula de poço. Como um diodo, ela não deixa a água retornar e secar a bomba

E fluxostato tem sim no mercadolivre

O problema é que não sei qual fluxostato usar, sou leigo no assunto e pelo que vi a maioria só funciona com arduino ou sistemas digitais, precisaria só de um chaveamento mesmo. Essa válvula de poço, deu uma lida no google aqui e não entendi muito bem a utilidade pra essa situação em si. Como poderia me ajudar? Desde já obrigado a todos.

 

Andei pesquisando aqui no mercado livre e me parece que o que preciso é algo assim, será que se comprar esse consigo fazer tal projeto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esta válvula geralmente fica no fundo do poço (as vezes é minha companheira kk) ...

hid_bomba_dancor6.gif (01)

Provavelmente ela já está no seu sistema e você nem sabe. Mas ela pode estar com problema algo como vazando ou deixando a água retornar o que provoca a tal falta dágua na bomba. Esta é a conexão que fiz dela com sua inquietação, entende?

 

Quanto ao fluxostato para alarme, pode ser qualquer um - este p.ex. -  mais barato que você achar. Afinal a corrente do alarme é bem baixa. Detalhe é que você vai precisar entender um pouco de hidráulica, dinâmica dos fluídos e etc. Só que na minha concepção artístico hidráulica da coisa, não consigo visualizar a ausência do fluxo de água evitando a o acionamento do motor melhor que que ...

17 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

uma bóia de nível inferior

 

Legalzin o sensor que você achou. Ele pode atender mas é bem fraquin. Acho que nem convém acionar alarme com ele. Vi agora que o próprio anúncio te faz os alertas. Este sim seria pra arduínos e cia...

Ah mas se você ligar um sonalarme piezoelétrico nele, dá certo sim. Este tem baixíssimo consumo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Esta válvula geralmente fica no fundo do poço (as vezes é minha companheira kk) ...

hid_bomba_dancor6.gif (01)

Provavelmente ela já está no seu sistema e você nem sabe. Mas ela pode estar com problema algo como vazando ou deixando a água retornar o que provoca a tal falta dágua na bomba. Esta é a conexão que fiz dela com sua inquietação, entende?

Entendi, mas minha bomba é daquelas submersas, se eu não me engano chama-se bomba sapo, ela fica no fundo do poço (assim como a válvula e por vezes nós mesmos 😂) então se for necessário creio que deve haver uma na própria bomba. O que acontece é que a cisterna anda meio vazia, por consequência da pouca chuva que estamos tendo por aqui, e ela é a única fonte de água do sítio. Então coloco ela pra encher a caixa de água ou a piscina, e se parar de cair água e se eu não perceber que parou de cair água, em alguns minutos ela queima.

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Quanto ao fluxostato para alarme, pode ser qualquer um - este p.ex. -  mais barato que você achar. Afinal a corrente do alarme é bem baixa. Detalhe é que você vai precisar entender um pouco de hidráulica, dinâmica dos fluídos e etc. Só que na minha concepção artístico hidráulica da coisa, não consigo visualizar a ausência do fluxo de água evitando a o acionamento do motor melhor que que ...

Para colocar esse fluxostato, pensei em colocar um relé que tenho aqui, acho que acionaria o alarme tranquilamente. Quando a água acaba, a bomba para mesmo, então só de não ter mais água na mangueira acionaria o alarme, é mais ou menos isso que quero, não sei se necessita muito conhecimento de hidráulica não, pois e pressão de água que me interessa é só dois estados, correndo água e não correndo.

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Legalzin o sensor que você achou. Ele pode atender mas é bem fraquin. Acho que nem convém acionar alarme com ele. Vi agora que o próprio anúncio te faz os alertas. Este sim seria pra arduínos e cia...

Pelo que entendi do anúncio ele tem várias funcionalidades, entre elas Arduinos.. mas mesmo sendo fraquinho creio q consegue acionar um relé pequeno, será que não? Me agradou bastante o preço dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A humanidade já resolveu esse seu problema, há muito tempo, usando a boia de nível inferior, que é colocada pela tampa da cisterna, deixando um tamanho de fio que obriga ela a ficar ligada, dando continuidade a corrente para o motor da bomba até que o nível da cisterna fique tão baixo que essa boia deixe de ficar deitada, abrindo o circuito, desalimentando a bomba..

 

image.png.c4e724c4fc8c9f6df85a1e6c2e78c6c3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, RK Robson disse:

Quando a água acaba, a bomba para mesmo, então só de não ter mais água na mangueira acionaria o alarme, é mais ou menos isso que quero, não sei se necessita muito conhecimento de hidráulica não

Também tenho zero conhecimento em quase tudo mas intuição serve? Não sei se o fluxostato se presta a isso, que intuitivamente penso ser algo como se tem fluxo tem contato ou seja ele pode berrar mesmo com água. Sobre pressão, me a vem a mente pressostato.

 

34 minutos atrás, RK Robson disse:

mesmo sendo fraquinho creio q consegue acionar um relé pequeno

sim cremos nisso...

 

É sério que não tem acesso à cisterna pra implementar a tal

5 minutos atrás, faller disse:

boia de nível inferior

?

Ou é preguiça mesmo?😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boia de nível baixo (normalmente fechada com chave de nível a mercúrio, nem sei se ainda fazem com mercúrio, mas deve ter similares sem mercúrio) é disparado o melhor método para evitar que a bomba trabalhe em vazio, é só colocar um cabo elétrico comprido e o cabo elétrico da bomba ligado em série com a boia. Mas se você não tem acesso a cisterna, então como você pode dar manutenção na bomba submersa (bomba sapo ou bomba centrifuga submersa)? Explique melhor porque você não tem acesso a cisterna?

Eu tenho um conhecimento básico sobre poços, mas pelo visto melhor que o seu, pois uma boia de nível baixo é um equipamento muito conhecido e bastante útil neste tipo de aplicação.

Não achei até agora nada sobre estas boias de mercúrio (estou meio sem tempo para ir mais fundo), mas eu já utilizei estas coisas há algumas décadas atrás. Encontrei algumas coisas que podem ser bem uteis e mostra algo parecido que serviria para você.

 

Links e vídeos uteis abaixo.

https://www.bombac.com.br/2-superboia

 

 

 

 

adicionado 8 minutos depois
Em 20/12/2018 às 11:01, faller disse:

A humanidade já resolveu esse seu problema, há muito tempo, usando a boia de nível inferior, que é colocada pela tampa da cisterna, deixando um tamanho de fio que obriga ela a ficar ligada, dando continuidade a corrente para o motor da bomba até que o nível da cisterna fique tão baixo que essa boia deixe de ficar deitada, abrindo o circuito, desalimentando a bomba..

 

image.png.c4e724c4fc8c9f6df85a1e6c2e78c6c3.png

Não vi antes de postar.

Foi exatamente o que eu utilizei no passado, mas isto foi há mais de 20 anos (hoje não preciso mais disso), não fabricam mais este modelo, tem similares sem mercúrio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Intrudera6 disse:

Mas se você não tem acesso a cisterna, então como você pode dar manutenção na bomba submersa (bomba sapo ou bomba centrifuga submersa)? Explique melhor porque você não tem acesso a cisterna?

Provavelmente é um poço estreito e fundo. 

Pra tirar a bomba é só puxar a mangueira. 

Penso que se amarrar a boia na mangueira da boia, vai funcionar. 

Só regular a altura num tanque, depois colocar lá no poço de volta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boias de nível baixo são largamente empregadas e fabricadas atualmente. Claro, não mais com mercúrio mas existem muitas marcas que as produzem. São encontradas em qualquer madeireira, ferragem, casa de material elétrico ou material de construção.

Inexiste modo mais simples e barato de se fazer a coisa de que necessitas ai..

Se contares 100 prédios 99 deles serão equipados com um par delas, uma de nível inferior, para a cisterna e outra de nível superior, para a caixa d'água de cima do prédio..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!