Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como formatar e não perder os jogos?


Eticetera

Posts recomendados

Ola pessoal, por favor me tirem uma duvida monstra. Eu to querendo formatar o meu PC porque já faz um certo tempinho que não faço uma limpeza de arquivos nele e muito provavelmente ele precise disso já que alguns dos meus jogos que não legavam antes agora começaram a da uns lags chatos ( como no caso do meu GTA V online) isso porque do nada o PC parece começar a processar arquivos bem na hora que estou jogando e bla bla bla... Minha duvida é, tem como eu formatar o PC, MAS deixar os jogos da Steam salvos para eu não precisar baixa-los novamente. (GTA V ONLINE TEM 80 MODAFOKIS GIGAS). Tipo eu quero salva apenas os jogos da minha Steam pra quando eu formatar so instalar os plugins e jogar sem ter que baixa de novo.

OBS: Meu HD só tem uma partição onde fica o Windows e os jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eticetera Mano , o ideal é você ter um HD Externo ou HD removivel que possa fazer um backup para outro HD. Após a formatação , apenas coloque a pasta da Steam no Arquivos de Programas/Steam/steamapps/, abra a Steam , ele fará uma verificação dos arquivos.. e pronto! Poderá jogar normalmente :3 espero ter te ajudado! Qualquer duvida , só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A steam tem um esquema próprio para fazer backup dos jogos olha lá no menu tem backup em algum lugar, também já fiz isso no tempo que jogava resident evil que tinha só esse jogo uns 80 gb acredito.

 

Já para fazer backup o ideal é ter outro HD realmente que hoje em dia não é caro. /compra um desses HD's externos de 500-2T.

 

Se você tem bastante espaço sobrando nesse HD que você tem talvêz dê para criar outra partição para você salvar o seu backup lá (jogos) e deixar outra partição para o Windows. 

 

Ai você faz backup da steam para essa partição 2 e quando for formatar só formata a partição 1 (onde tá o Windows). 

 

Quando tiver reinstalado o Windows você instala a steam vai lar em Importar (Eu acho) e importa seus jogos do backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Eticetera Depende do tamanho do jogo.  Se for um GTA 5 da vida, que são 87 Gb, vai levar aproximadamente 1 hora ou 2, dependendo do seu HD,

 

No meu levou 1h e meia, só o GTA 5,  30 min o PUBG. 

Como já indicaram, eu apenas ratifico, o sistema de backup steam é bom e funciona bem!  Você só precisa selecionar a partição que vai salvar e o tamanho do arquivo.  Depois no próprio cliente steam, você vai recuperar o arquivo de backup.

 

Outrora, você pode também apenas copiar a pasta common, formatar a máquina e depois de reinstalar a steam, você cola de volta a pasta common.   Apesar de parecer fácil, eu recomendo a opção de backup e restauração da própria steam :thumbsup:

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eticetera

Se a formatação não atingir a partição o HD onde está os jogos, após reinstalar o sistema, instale a Steam normalmente e escolha o diretório dos jogos já antes instalados, e pronto, a Steam reconhece todos os jogos, tendo apenas que fazer aquela instalação básica quando executa um jogo pela 1ª vez. Comigo nunca falhou este método.

Como alguns jogos os saves não são armazenados em nuvem, sugiro fazer um backup manualmente deles antes da formatação.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...