Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Boster 12v 90v 60a


Posts recomendados

Um exemplo são amplificadores automotivos. 

 

Você vê uns de 3Kw em 12V..

Lá dentro tem um núcleo de ferrite é uns misfets. 

O conversor converte de 12V para uns 70+70V pro amplificafor funcionar. 

adicionado 18 minutos depois

Vejam este vídeo;

https://youtu.be/CiogrbdziKM

 

 

 

adicionado 32 minutos depois

 

O vídeo dele foi bem básico. Daria para extrair muito mais daquele núcleo. 

Funcionaria melhor em full bridge. 

 

Levando em conta que apenas um mosfet já suporta 50 amperes, uma ponte H com 8 mosfets sendo o par em paralelo por braço, já daria 1200W em 12V num núcleo adequado. 

 

adicionado 55 minutos depois

Núcleo de modelo MMT139T6325 Magmattec:
Satura com 4900 gauus a 25 graus.
Satura com 3900 gauss a 100 graus.

É capaz de entregar 4200 watts em modo contínuo.

 

Deve estar custando na faixa de uns R$20,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonardo Miura disse:

@albert_emule opa, sera que você poderia me ajudar na montagem desse circuito que você falou no qual usa 24 mosfets? nao estou conseguindo achar na internet formar de ligar os mosfets em paralelo e dps em uma ponta "H" consegue me ajudar?

 

 

Um exemplo com 4 mosfets.

Agora só precisaria colocar maia mosfets em paralelo. 

images?q=tbn:ANd9GcRGpTr_UFkOROz3qzt-Hnu

Neste esquema é usado um transformador de pulsos para acionar os Gates dos mosfets.

Um só trafo recebe um sinal e transforma um único sinal em 4 sinais isolados eletricamente um do outro através das 4 bobinas secundárias.

 

 

adicionado 2 minutos depois

Neste blog tem uns exemplos de como fazer estes trafos de pulsos; 

http://eletronicaedownloads.blogspot.com/2014/04/transformador-de-pulsos-gdt.html?m=1 

 

 

adicionado 31 minutos depois

Outro site falando de transformadores de pulsos;  

http://omapalvelin.homedns.org/tesla/SSTC/general-sstc-notes-gatedrv.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, albert_emule disse:

 

 

Um exemplo com 4 mosfets.

Agora só precisaria colocar maia mosfets em paralelo. 

images?q=tbn:ANd9GcRGpTr_UFkOROz3qzt-Hnu

Neste esquema é usado um transformador de pulsos para acionar os Gates dos mosfets.

Um só trafo recebe um sinal e transforma um único sinal em 4 sinais isolados eletricamente um do outro através das 4 bobinas secundárias.

 

 

adicionado 2 minutos depois

Neste blog tem uns exemplos de como fazer estes trafos de pulsos; 

http://eletronicaedownloads.blogspot.com/2014/04/transformador-de-pulsos-gdt.html?m=1 

 

 

no caso do circuito de antes que você tinha falado para fazer c 24 mosfets..... posso fazer ele com 12? e usar o trafo de ferrit e o oscilador SG3525? ou teria que fazer alguma mudanca? algum resistor teria que ser colocado? sera que tem como testar o programa no proteus para ver se dar certo? porque eu estava vendo varios videos sobre e se eu conseguisse colocar o circuito no proteus eu poderia ir alterando ate chegar em um que me serviria exatamente, porém nao sei como usar o proteus mt bem e nao tem esse oscilador SG3525 para poder testa-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leonardo Miura disse:

no caso do circuito de antes que você tinha falado para fazer c 24 mosfets..... posso fazer ele com 12? e usar o trafo de ferrit e o oscilador SG3525? ou teria que fazer alguma mudanca? algum resistor teria que ser colocado? sera que tem como testar o programa no proteus para ver se dar certo? porque eu estava vendo varios videos sobre e se eu conseguisse colocar o circuito no proteus eu poderia ir alterando ate chegar em um que me serviria exatamente, porém nao sei como usar o proteus mt bem e nao tem esse oscilador SG3525 para poder testa-lo.

 

Não precisa ter o SG3525. Basta gerar uma freqüência de uns 25Khz e injetar isso num transformador de pulsos que irá transformar em 4 pulsos.  

 

Sabe fazer transformador no seu simulador? 

 

adicionado 4 minutos depois

Pode sim diminuir a ponte H para 12 mosfets. 

Com 12 mosfets vai funcionar com 3 mosfets em paralelo por braço. 

3 mosfets juntos daqueles IRF1404 vai drenar uns 150 amperes. Pois cada um consegue drenar até uns 50 amperes. 

 

Sua ponte vai ser de 150 amperes 

adicionado 34 minutos depois

 

adicionado 38 minutos depois

Veja uma demonstração de um conversor DC/DC;

https://youtu.be/YR29jRwVtMw

 

 

adicionado 49 minutos depois

Veja uma ponte H com 4 mosfets 50n20 (200V por 50A) acionado resistor de chuveiro resfriado em água.

 

Tem um retificador sendo alimentado em 127Vac é na saída do retificador tem um banco de capacitores para filtrar.

Dai depois de filtrado sai uns 160V DC.

 

Estes 160V DC alimenta a ponte H com mosfets 50n20.

Os 4 mosfets 50N20 são acionados por um transformador de pulsos de 4 saídas.

 A ponte H alimenta um resistor de chuveiro que está sendo resfriado em água no pote.

 

https://youtu.be/9cP5v1s4JVw

 

 

 

 

O que foi demonstrado no vídeo foi o controle de potência.

Com os pulsos finos a potência é mínima em cima do resistor de chuveiro.

Daí conforme os pulsos vão aumentando de largura a potência também vai aumentando. 

 

No final a potência fica máxima e o resistor chiando fervendo a água.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pulsos mostrados no osciloscopio são os que estão indo pro Gate dos mosfets, são os pulsos que saem direto do trafo driver.

Aqueles são os pulsos que estão saindo do transformador de pulsos. 

adicionado 9 minutos depois

Vejam o trafo driver que usei para acionar o Gate dos 4 mosfets.

este trafo tem 1 entrada e 4 saídas.

a relação de espiras é um 1 por 1, mesmo número de espiras para entrada e saída. Mesma tensão que entra, sai. 

O núcleo foi retirado de filtro de linha. 

 

10464335_543497439111567_153615752127969

adicionado 38 minutos depois

Vejam o esquema do teste mostrado no vídeo;

10857323_656479881146655_255528077578406

 

adicionado 47 minutos depois

No seu caso, no lugar resistor de chuveiro você coloca o primario do transformador de potência.

 

No lugar da rede retificada você coloca a bateria de 12V DC....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2019 às 10:38, albert_emule disse:

Os pulsos mostrados no osciloscopio são os que estão indo pro Gate dos mosfets, são os pulsos que saem direto do trafo driver.

Aqueles são os pulsos que estão saindo do transformador de pulsos. 

adicionado 9 minutos depois

Vejam o trafo driver que usei para acionar o Gate dos 4 mosfets.

este trafo tem 1 entrada e 4 saídas.

a relação de espiras é um 1 por 1, mesmo número de espiras para entrada e saída. Mesma tensão que entra, sai. 

O núcleo foi retirado de filtro de linha. 

 

10464335_543497439111567_153615752127969

adicionado 38 minutos depois

Vejam o esquema do teste mostrado no vídeo;

10857323_656479881146655_255528077578406

 

adicionado 47 minutos depois

No seu caso, no lugar resistor de chuveiro você coloca o primario do transformador de potência.

 

No lugar da rede retificada você coloca a bateria de 12V DC....

 

entendi....eu estava pensando eu ate conseguiria ligar as baterias para os 90v ai n precisaria usar o inversor, porém a corrente cairia de 60ah para usn 10ah ou seja, 6x menos, sera que valeria a pena fazer os 90v e ter os 10ah ou fazer a bateria de 12v com 60ah? Por conta de a bateria de 12v usar um inversor tem perdars essas perdas sao muitas? Fazendo nao compensar? Ou compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Daqui do meu confortável ponto de vista...

Qualquer conversão tem perdas (dãaannnn) e o que você quer não é corrente nem tensão, é potência. (Até parece que você e seu amigo de agora há pouco um segundo atrás estão a confundir tensão, corrente, potência.. Por acaso são parceiros de projeto? kk)

Se você pode gerar 90V direto com baterias, obviamente vale muitíssimo mais a pena além de economizar não só dinheiro como muita dor de cabeça com este inversor de centenas de amper aff. só o fio vai drenar boa parte da energia...

...mas sei lá... parece que já disse isso... e num vá por mim não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Daqui do meu confortável ponto de vista...

Qualquer conversão tem perdas (dãaannnn) e o que você quer não é corrente nem tensão, é potência. (Até parece que você e seu amigo de agora há pouco um segundo atrás estão a confundir tensão, corrente, potência.. Por acaso são parceiros de projeto? kk)

Se você pode gerar 90V direto com baterias, obviamente vale muitíssimo mais a pena além de economizar não só dinheiro como muita dor de cabeça com este inversor de centenas de amper aff. só o fio vai drenar boa parte da energia...

...mas sei lá... parece que já disse isso... e num vá por mim não...

Entendo, mas eu preciso alimentar um motor por uma quantidade dd tempo boa, por exemplo umas 2 horas seguidas ou ate mais....ai eu estava vendo que quantos mais amperes a bateria tem (mais capacidade ela tem) mais tempo o motor ficaria ligado. Ai vai a duvida dd vale a pena fazer um pack de bateria de 90v 10a diretamente ligado no motor (com as placas de controle claro) ou fazer um pack de 12v 60a so que usando um inversor de tensão para transforma-lo em 90v contando c as possiveis perda que eu teria por conta da conversar e do sistema. Qual sera que duraria mais? E qual e mais vantajoso?( vantajoso em questão de tempo de uso) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num exemplo de 96V que são 8 baterias de 12V em série...

 

Se colocasse 8 baterias de 10AH em séria daria 96V por 10AH

 Se colocasse 8 baterias de 12V por 10AH em paralelo daria 80AH....

 

Mas nos dois exemplos daria a mesma autonomia. Daria a mesma potência em watts hora.  

adicionado 2 minutos depois

A diferença é que 12V você precisaria de um conversor que acrescentaria uma perda de uns 10%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, albert_emule disse:

Num exemplo de 96V que são 8 baterias de 12V em série...

 

Se colocasse 8 baterias de 10AH em séria daria 96V por 10AH

 Se colocasse 8 baterias de 12V por 10AH em paralelo daria 80AH....

 

Mas nos dois exemplos daria a mesma autonomia. Daria a mesma potência em watts hora.  

adicionado 2 minutos depois

A diferença é que 12V você precisaria de um conversor que acrescentaria uma perda de uns 10%

Aaa etendiii, vlwww!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!