Ir ao conteúdo

Dificuldades com solda em duas coisas

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Olá, bom, estou com uma dificuldade em uma solda, o que ocorre primeiro o fio tem verniz, ao fazer a remoção fica tudo preto o que atrapalha na solda, outro problema é colocar estanho na arruela geralmente ela solta algum liquido amarelo ou algo do tipo porém não pega o estanho facilmente, gostaria de saber se alguém sabe a solução para esses 2 problemas 😅

(OBS: para remover o verniz geralmente uso isqueiro e logo tento limpar só que não consigo deixar bem limpo)

• Curtir 1
Postado

Geralmente antes de soldar duas superfícies elas devem estar limpar e livres de qualquer resina ou tinta. Tente utilizar um removedor ou lixar as superfícies a serem soldadas. Nao equeca tambem de limpar o fio de solda e a ponta do ferro pois ela cria oxidacao quando esquenta.

• Curtir 3
Postado
7 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

OBS: para remover o verniz geralmente uso isqueiro e logo tento limpar só que não consigo deixar bem limpo)

Raspa com a faca. 

E a arruela tem que lixar bem e esperar esquentar bastante. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Mestre88 Tentei o da faca... Limpou bastante... só que do nada aparece de novo a parte preta e atrapalha totalmente a solda... (Não sei se ta sendo difícil pelo estanho que comprei)

@RGM panda Qual maneira seria limpar de forma caseira o fio...

O ferro de solda ta ficando com a ponta azul e tal porém é muito rápido... fico limpando o tempo todo só que continua a acontecer... e parece que a nova solda ta criando partes que ta fazendo não grudar no ferro de solda...

Que bagunça...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

na arruela é melhor você usar pasta de solda ou gota mágica. E sim raspar e aquecer. O fio prestenção se não é de alumínio. Ah ok... é de cobre mesmo. Tem que aplicar simultaneamente o estanho e ponteira. Não basta derreter a solda na ponta e levar azulando ao fio. Tem que sair fumacinha: algo como a pasta de solda atuando.

• Curtir 2
Postado

@Isadora Ferraz ;-; na minha cidade não tem pasta de solda nem gota magica, sempre sai fumaça ... Ele ta ficando azul o ferro de solda só na parte que não possui estanho e as vezes não sei que sujeira aparece que impede de colocar estanho no lugar (isso não sei se vem do próprio estanho ou do fio que tentei)

@Mestre88 Para ser sincero peguei ele de um carregador velho, só que por "sorte" peguei ele com verniz e uma malha além da capa normal

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

Para ser sincero peguei ele de um carregador velho, só que por "sorte" peguei ele com verniz e uma malha além da capa normal

Então provavelmente tem umas linhas por dentro, servem pra deixar o cabo mais resistente, são elas que te atrapalham na solda. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
23 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

sujeira aparece que impede de colocar estanho no lugar (isso não sei se vem do próprio estanho ou do fio que tentei)

Amigo pra isso que inventaram a esponja vegetal pra limpeza de ferro de soldar.

esponja-vegetal-eletrnica-solda-limpeza-

Existe também a de latão

Alta-Qualidade-De-Solda-De-Solda-Ponta-d

Se usar a imaginação/criatividade pode tentar outra coisa... paninho úmido

Além dos resíduos, se quiser remover mais alguma dúvida, publique fotos do seu feito...

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

@Mestre88 porém uso o isqueiro... Creio que remove a malha... O único problema que mesmo depois de raspar com faca ele fica parece que sujo depois de colocar a solda e impossibilita colocar ao redor todo.

@Isadora Ferraz eu fico limpando principalmente antes de aplicar no fio só que mesmo assim o ferro costuma ficar azul depois de um tempo ... Eu limpo e coloco estanho e mesmo assim...

Não uso a esponja... Porém vou ver se com ela dá mais certo...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Algumas explicações adicionais...

-Ferro muito quente (azulando!) evapora o fluxo muito rápido não dá tempo pra ele atuar no objeto sendo soldado.

-Sua solda não tem fluxo ou este não é apropriado pro seu fio

-Quando você queima meio que destempera o fio.. ele fica mole. Isso pode dificultar a soldagem

Me lembro que usava breu - um treco amarelo. Usa ter em loja de material de construção.

E na arruela ardente? Teve sucesso?

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

o estanho por acaso é da best ou da cobix ? Sei que tem algumas marcas boas, mas eu sinceramente só uso essas 2 marcas e nunca mais disperdiço money em estanho de loja de 1,99.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...