Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dificuldades com solda em duas coisas


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Olá, bom, estou com uma dificuldade em uma solda, o que ocorre primeiro o fio tem verniz, ao fazer a remoção fica tudo preto o que atrapalha na solda, outro problema é colocar estanho na arruela geralmente ela solta algum liquido amarelo ou algo do tipo porém não pega o estanho facilmente, gostaria de saber se alguém sabe a solução para esses 2 problemas 😅

 

(OBS: para remover o verniz geralmente uso isqueiro e logo tento limpar só que não consigo deixar bem limpo)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Tentei o da faca... Limpou bastante... só que do nada aparece de novo a parte preta e atrapalha totalmente a solda... (Não sei se ta sendo difícil pelo estanho que comprei)

 

@RGM panda Qual maneira seria limpar de forma caseira o fio...

 

O ferro de solda ta ficando com a ponta azul e tal porém é muito rápido... fico limpando o tempo todo só que continua a acontecer... e parece que a nova solda ta criando partes que ta fazendo não grudar no ferro de solda...

 

Que bagunça...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

na arruela é melhor você usar pasta de solda ou gota mágica. E sim raspar e aquecer. O fio prestenção se não é de alumínio. Ah ok... é de cobre mesmo. Tem que aplicar simultaneamente o estanho e ponteira. Não basta derreter a solda na ponta e levar azulando ao fio. Tem que sair fumacinha: algo como a pasta de solda atuando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ;-; na minha cidade não tem pasta de solda nem gota magica, sempre sai fumaça ... Ele ta ficando azul o ferro de solda só na parte que não possui estanho e as vezes não sei que sujeira aparece que impede de colocar estanho no lugar (isso não sei se vem do próprio estanho ou do fio que tentei)

 

@Mestre88 Para ser sincero peguei ele de um carregador velho, só que por "sorte" peguei ele com verniz e uma malha além da capa normal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

Para ser sincero peguei ele de um carregador velho, só que por "sorte" peguei ele com verniz e uma malha além da capa normal

Então provavelmente tem umas linhas por dentro, servem pra deixar o cabo mais resistente, são elas que te atrapalham na solda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
23 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

sujeira aparece que impede de colocar estanho no lugar (isso não sei se vem do próprio estanho ou do fio que tentei)

Amigo pra isso que inventaram a esponja vegetal pra limpeza de ferro de soldar.

esponja-vegetal-eletrnica-solda-limpeza-

Existe também a de latão

Alta-Qualidade-De-Solda-De-Solda-Ponta-d

 

Se usar a imaginação/criatividade pode tentar outra coisa... paninho úmido

 

Além dos resíduos, se quiser remover mais alguma dúvida, publique fotos do seu feito...

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 porém uso o isqueiro... Creio que remove a malha... O único problema que mesmo depois de raspar com faca ele fica parece que sujo depois de colocar a solda e impossibilita colocar ao redor todo.

@Isadora Ferraz eu fico limpando principalmente antes de aplicar no fio só que mesmo assim o ferro costuma ficar azul depois de um tempo ... Eu limpo e coloco estanho e mesmo assim...

Não uso a esponja... Porém vou ver se com ela dá mais certo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algumas explicações adicionais...

-Ferro muito quente (azulando!) evapora o fluxo muito rápido não dá tempo pra ele atuar no objeto sendo soldado.

-Sua solda não tem fluxo ou este não é apropriado pro seu fio

-Quando você queima meio que destempera o fio.. ele fica mole. Isso pode dificultar a soldagem

Me lembro que usava breu - um treco amarelo. Usa ter em loja de material de construção.

 

E na arruela ardente? Teve sucesso?

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...