Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso carregar baterias  Li-Ion de 3,7v, de uma bateria de 12v e 12Ah, estacionaria. Estou tentando montar um circuito de redução com um Lm7852, um capacitor eletrolítico de 470 microfarad e 25v na entrada e outro de 470 microfarad e 10v na saída, e 1 diodo 1n4007. mas só consigo 5v na saída. Tentei um outro com o Lm7806, um capacitor eletrolítico de 470 microfarad e 25v na entrada e outro de 100 microfarad e 25v na saída, e 2 diodos 1n4007. mas só consigo 5,4v na saída. Alguém pode me socorrer? Gostaria de reduzir a tensão para uns 4,2v ou 4,5v para nao danificar as baterias.   

Postado

Seus diodos em série funcionam, só que quando você mede com o multímetro sem uma carga da a impressão de que não estão funcionando. 

Mas é muito melhor você reguladores ajustáveis (de preferência chaveados) com circuitos para controlar a carga da bateria. 

Isso vai fazer você economizar energia da bateria grande. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Um minimalismo quasi-extremo, num carregador de celular, na saída 5V eu coloquei varios leds vermelhos em paralelo em série.

5-1V2=3V8

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, wainstock disse:

Nestes circuitos que fiz

... coloque um resistor duns 47...100R de carga e meça nele. Esta sim seria a v final

Mostra o desenho e fotos do circuito que fizeste.

• Curtir 1
Postado

Ola.

Se a sua preocupação é com a saúde da bateria o ideal seria montar um circuito com o CI projetado especificamente para carga nestas baterias.

O TP4056 atende essa finalidade.  Existe no mercado placa já montada por menos de 10 R$.

O detalhe é que voce quer alimentar com bateria 12V e essas placas montadas tem entrada de 5V .

Para derrubar os 12V para 5V não é difícil, mas vai precisar um bom dissipador caso use um LM7805 ou LM317 .

Pelo datasheet o TP 4056 original aceita entrada de ate 8V ,  e existem várias formas de voce montar ele a partir de 12V caso queira curtir a experiência de construir seu proprio circuito.

Só precisa antes derrubar para 9V com um 7809 e colocar dois diodos em série para a entrada ficar abaixo de 8V, depois  pegar um ferro de solda e se divertir .

'_'

• Curtir 1
Postado

Tenho uma casa na montanha, onde não há rede elétrica.Estou experimentando várias fontes de geração de energia limpas. No momento, uso fotovoltaica armazenada numa bateria estacionária. Disponho de inversor de tensão, mas pensando exatamente na economia desta carga (meu sistema ainda é pequeno) que pensei em alimentar diretamente as baterias de 3,7v. Aqui não tenho onde comprar equipamentos eletrônicos. Estou usando sucata que disponho. É claro que este empenho me proporciona aprender muito sobre eletrônica.

adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz Desculpe a qualidade do desenho, mas no momento tenho algumas limitações. Nos outros post dos demais amigos, esclareço meus objetivos. obgs

regulador-tenso-regulador-D_NQ_NP_14062-MLB3691622463_012013-O.jpg

• Membro VIP
Postado

To com preguiça de googlar agora mas 7852 não seria o 7805? Neste caso você está no caminho certo. Com isso...

23 minutos atrás, wainstock disse:

não tenho onde comprar equipamentos eletrônicos. Estou usando sucata que disponho

...em [minha] mente, imagine agora que seu 1n4007 fosse um led ou melhor vários leds em paralelo. Pronto. Mais segurança pra carregar sua bateria. Mas se não tiver os leds , imagine 2 1n4007 em série. Também vale.

• Curtir 1
Postado

Teoricamente o LM7852 (tirei de uma placa velha) era para me entregar 5,2v, mas tá me entregando ~5,27v antes do diodo(pode ser falha no meu multímetro). Vou tentar amanhã esta opção e a do resistor. No caso do resistor, basta liga-lo no positivo depois do diodo?

O caso de usar leds não aumenta meu consumo de carga?(leds eu tenho)

A variação de carga da bateria fonte pode alterar na tensão de saída?

• Membro VIP
Postado

E eu nem sabia que existia 7852 (não googlei-o). E se estiver dando 5,27... vixi tá bom d+. Neste caso sim um resistor depois do diodo lhe cai bem. Chuto 33...100R. Dica: monitore a tensão da bateria e não deixe passar muito dos 4V.

Não: leds não provocam maior consumo.

Também não: o desconhecido 7852 vai manter a saída em 5,27

Mas k entre nós, o carregador "normal" desta bateria, seja de um celular, tablet ou afins se ligado na sua "tomada que vem do sol"  pode dar o mesmo resultado em termos de eficiência ... mas não a mesma adrenalina.

Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

E eu nem sabia que existia 7852

Pois é, eu também não conhecia essa especificação, descobri agora que tem ( ou já teve ) outros valores nessa linha de reguladores .

Achei um datasheet da ST Microeletronics

7852.jpg

• Curtir 2
Postado

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1078764864-kit-2-pc-regulador-tenso-lm2596-conversor-dc-dc-step-down-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1003906411-mini-usb-carregador-bateria-litio-1a-5v-arduino-tp4056-_JM

Para que simplificar quando se pode complicar? Um módulo step down para reduzir de 12 para 5V e um módulo carregador de bateria de litio. Simples, barato, sua bateria de litio não vai arrebentar por sobrecarga (o carregador é inteligente) e tb não vai desperdiçar 65% da carga da bateria estacionária numa regulação serial.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Bom dia amigos,

Desculpe a demora.

Com certeza Sergio. Já encomendei alguns step down. Valeu a dica pessoal!

De qualquer maneira como quero aprender, vale a pena praticar.

Consegui na saída 4,65v e alguns conhecimentos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...