Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar motor monofásico de 3 fios


Gu1426
Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

São três fios pretos (pra ajudar), sei que dois deles vão ligados juntos, mas não sei quais, e como achar o comum. Foto nesse caso não ajuda muito, as letras são pequenas e meu celular é horrível.

adicionado 41 minutos depois

Informações adicionais: motor fabricado pela antiga Kohlbach, 1/2CV, 1730RPM, as bobinas aparentam estar em bom estado, o motor estava guardado (nem me perguntem quanto tempo...) em um galpão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como sabes que vão ligados juntos? Pouquíssima informação. Só mesmo chuck noris pra te ajudar nisso. O mínimo que podias ter feito era medir resistências entre eles.

Ok .. talvez nós daqui deste lado não consigamos identificar o que tem na foto mas penso que você daí deve conseguir. Faça um desenho a mão do que consegues ver.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 fios: entre dois fios foram medidos 3.5R, o outro fio não apresentou continuidade com nenhum dos outros, esse mesmo fio não entra nas bobinas, ele sobe até próximo da tampinha do capacitor. Eu sei que vão ligados juntos pois vi outro motor semelhante que era assim.

adicionado 0 minutos depois

Mas não posso afirmar nada @Isadora Ferraz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Athá...

Deve ir pro capacitor. Provavelmente controla a direção da rotação. Se numa fase, horária. Se noutra anti-horária. Algo como era um motor de máquina de lavar.

Com um pouco de disciplina você meio que consegue "sentir algo" no multímetro. P.ex. se inverter as pontas rapidinho, você vê o capacitor carregando ou descarregando na telinha do mult. Se ele fosse de ponteiro, ia ver um movimento vai e vem nele.

 

E eu afirmo menos ainda...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
40 minutos atrás, Gu1426 disse:

motor serve para fazer um torno de madeira

Boa chance de sucesso pra peças pequenas claro. Certa feita torneei um pedaço de caibro com uma furadeira. Fiz um pilãozinho. E acredite se quiser... me fez lembrar uma das primeiras peripécias da infância: um motorzinho e uma pilha, torneei um... giz. Sério...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!