Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para AMD A8 5600K e RX 580


San-R

Posts recomendados

Ressuscitando o tópico. Tenho a seguinte configuração:

 

AMD A8-5600K

Gigabyte F2A75M-3DH

2x8GB 1333 Mhz

3xHDD (1TB, 2x500GB)

BD-RW

Fonte Cooler Master 400W (não lembro o modelo, tem só um conector PCI-E 6 pinos)

 

Ganhei uma RX 580 8GB e, além da placa pedir um conector 8 pinos, percebi que a fonte Cooler Master começou a dar uma suada (liguei os 6 pinos na placa pra testar), chegou  desligar.

 

Essa fonte da PCYES aguentaria minha configuração? Ou seria melhor pegar uma Cooler Master Elite V3 500W ou algum dos outros modelos da PCYES de 450W e 500W? As quatro estão com quase o mesmo preço e eu não poderia pagar nada além disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@San-R Qualquer PCYes da linha Bronze, que começa em 450W, vai aguentar de boas. Mas você vai ter um gargalo muito forte aí, porque essa sua CPU é muito fraca pra RX 580. 

Obrigado. Eu sei que o processador vai gargalar mas pra fazer upgrade teria que trocar tudo e no momento não dá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/02/2019 às 16:14, Steeveantonichen disse:

@San-R Qualquer PCYes da linha Bronze, que começa em 450W, vai aguentar de boas. Mas você vai ter um gargalo muito forte aí, porque essa sua CPU é muito fraca pra RX 580. 

 

Em 15/02/2019 às 18:45, Pietro Luigi disse:

Vai nessa aqui ó - PC YES 450w Bronze.

 

Ela tem logo 2 conectores x8 Pcie

1x PCI6+2P 600mm
1x PCI6+2P 700mm

 

Essa PCYes aguenta essa minha configuração mas com a RX 580, um SSD a mais, leitor de cartão, stick/placa de captura de vídeo e uns 5 periféricos USB conectados (2*USB 3.0)? Ou alguma coisa maior seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@San-R Por se tratar de caso específico, movi sua dúvida para tópico próprio.

 

@Steeveantonichen @Pietro Luigi Apenas para notificar dos posts movidos.

 

21 horas atrás, San-R disse:

Essa PCYes aguenta essa minha configuração mas com a RX 580, um SSD a mais, leitor de cartão, stick/placa de captura de vídeo e uns 5 periféricos USB conectados (2*USB 3.0)? Ou alguma coisa maior seria melhor?

Sim, a de 450W aguenta com folga.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Steeveantonichen disse:

@San-R Deve aguentar, mas talvez no limite. Seria melhor pegar uma CX550 ou a PcYes 550W Electro V2 Bronze

 

1 hora atrás, KairanD disse:

@San-R Por se tratar de caso específico, movi sua dúvida para tópico próprio.

 

@Steeveantonichen @Pietro Luigi Apenas para notificar dos posts movidos.

 

Sim, a de 450W aguenta com folga.

Existe diferença real entre as versões bronze e white dessas fontes? Não sei se é erro dos vendedores mas achei ambos os modelos com as mesmas especificações, mudando a certificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, KairanD disse:

@San-R Sim. Não é só na eficiência. A qualidade dos componentes e o número de conectores disponíveis muda. 

 

Poderia enviar os links?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10228/fonte-pcyes-electro-v2-550w-80-plus-white-pfc-ativo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1182497366-fonte-80-plus-bronze-pcyes-atx-550w-electro-v2-3-anos-nf-_JM

Entre essas duas, qual escolher? O preço é quase o mesmo.

 

A única que achei a 450w por um preço decente foi essa

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1121338413-fonte-pcyes-450w-reais-80-plus-bronze-nf-3-anos-de-garantia-_JM?quantity=1&variation=28915636563

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 22/02/2019 às 11:35, KairanD disse:

@San-R Por se tratar de caso específico, movi sua dúvida para tópico próprio.

 

@Steeveantonichen @Pietro Luigi Apenas para notificar dos posts movidos.

 

Sim, a de 450W aguenta com folga.

 

Gente, preciso de ajuda. Comprei a PCYes 550W 80 Plus Bronze Electro V2 e instalei no computador mas estou passando por umas situações de desligamento do sistema durante jogo. É aleatório, portanto estou com dificuldade de saber onde está o problema. A placa de vídeo esquenta bastante e onde moro é bem quente mas os episódios de desligamento já ocorreram quando a temperatura do sistema estava em torno 60°. Já limpei e troquei a pasta térmica da CPU e suas temperaturas estão normais. Já verifiquei as memórias também. O sistema não reinicia, ele simplesmente desliga, e somente quando a placa de vídeo está sendo exigida.

 

Será que é a fonte? Como é o funcionamento dessas fontes com PFC ativo, elas possuem algum sistema de proteção em caso de instabilidade na rede? A instalação de casa não é 100% confiável e a fonte está direto na tomada.

 

O que fazer? Seria bom acionar a garantia pra descartar problema na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@San-R Pra saber se o problema é a temperatura, tu tem que nos dizer a q temperatura estava cada peça do sistema na hora do desligamento (você pode fazer isso com o MSI afterburner ou HWInfo64). "Esquenta bastante" é muito relativo, varia de peça pra peça, 60º é temperatura normal pra maioria das peças. Veja se os cabos de energia estão bem conectados e bem firmes. Se possível, teste uma VGA de outra pessoa na sua máquina e veja se ainda ocorre. E então teste a fonte num PC de outra pessoa (q tenha VGA off) para ver se no PC de outra pessoa tb ocorre. Essa PCYes tem todas as proteções principais e é bem recomendada, ela pode ter vindo com defeito de fábrica embora eu ache improvável, até porque você disse q a instalação elétrica não é confiável, ela pode até ter vindo boa e a instalação comprometeu, e aí talvez o RMA nem funcione se eles identificarem q foi instalação elétrica ruim.. Tente montar o PC em um local com instalação confiável (e aterrada) e veja se o problema ainda ocorre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Steeveantonichen disse:

@San-R Pra saber se o problema é a temperatura, tu tem que nos dizer a q temperatura estava cada peça do sistema na hora do desligamento (você pode fazer isso com o MSI afterburner ou HWInfo64). "Esquenta bastante" é muito relativo, varia de peça pra peça, 60º é temperatura normal pra maioria das peças. Veja se os cabos de energia estão bem conectados e bem firmes. Se possível, teste uma VGA de outra pessoa na sua máquina e veja se ainda ocorre. E então teste a fonte num PC de outra pessoa (q tenha VGA off) para ver se no PC de outra pessoa tb ocorre. Essa PCYes tem todas as proteções principais e é bem recomendada, ela pode ter vindo com defeito de fábrica embora eu ache improvável, até porque você disse q a instalação elétrica não é confiável, ela pode até ter vindo boa e a instalação comprometeu, e aí talvez o RMA nem funcione se eles identificarem q foi instalação elétrica ruim.. Tente montar o PC em um local com instalação confiável (e aterrada) e veja se o problema ainda ocorre.

Os cabos estão ok. As temperaturas antes dos desligamentos, pelo que pude perceber, variaram entre 59° e 74°. Infelizmente não posso testar outra fonte, outra placa ou testar meus componentes em outros PCs. Por ser algo aparentemente aleatório, desconfio que a fonte tenha dispositivos de segurança que acabam deixando-a mais sensível às variações da rede que a Cooler Master simples que usava antes. Antes dessa Cooler Master eu usava uma fonte genérica que desligava sempre que o sistema era mais exigido (na reprodução de um vídeo em Full HD por exemplo). Problema que foi solucionado quando troquei pela Cooler Master. Nitidamente a fonte genérica não aguentava o tranco. Mas não parece ser esse o caso com a PCYes, pois a fonte é bem potente, aparentemente de uma qualidade excepcional e por ser algo aleatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@San-R As temperaturas estão normais, não há sobreaquecimento. você n tem como nem testar o PC em outra rede elétrica confiável e aterrada? porque se não tiver como testar nada, infelizmente não há mt o que fazer.. você pode tentar o RMA da fonte mas seria um tiro no escuro.

Já tentou fazer um stress test apenas de CPU pra ver se ocorre? Instala algum tipo o CPU-Z, Ainda64, prime95 ou algum soft q faça a CPU ir pra 100% (mas n a GPU). porque antes você não tinha VGA e agora tem uma muito potente e com certeza sua CPU ta indo pra 100% uso. Pode ser q o problema seja a CPU sendo mt forçada e a placa-mãe não aguenta ou algo do tipo, mas como isso só ocorre em jogos, você pode estar sendo levado a crer que o problema é a VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Steeveantonichen disse:

@San-R As temperaturas estão normais, não há sobreaquecimento. você n tem como nem testar o PC em outra rede elétrica confiável e aterrada? porque se não tiver como testar nada, infelizmente não há mt o que fazer.. você pode tentar o RMA da fonte mas seria um tiro no escuro.

Já tentou fazer um stress test apenas de CPU pra ver se ocorre? Instala algum tipo o CPU-Z, Ainda64, prime95 ou algum soft q faça a CPU ir pra 100% (mas n a GPU). porque antes você não tinha VGA e agora tem uma muito potente e com certeza sua CPU ta indo pra 100% uso. Pode ser q o problema seja a CPU sendo mt forçada e a placa-mãe não aguenta ou algo do tipo, mas como isso só ocorre em jogos, você pode estar sendo levado a crer que o problema é a VGA.

Vou tentar estressar a CPU. Só joguei até agora com a placa nova o Rise of the Tomb Raider, jogo que essa CPU realmente não aguenta e Remember Me, jogo que a CPU dá conta. E só desligou no Rise, mesmo que aparentemente não tenha chegado a 100% de uso. Procurei na BIOS alguma coisa relativa à proteção do sistema em caso de stress mas não encontrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Só pra encerrar o tópico, acho que me lasquei. No fim das contas era a fonte, a PCYes V2 550 W que foi recomendada aqui. Desde que instalei, alguns jogos causavam desligamento aleatório, exceto por um, Shadow Warrior. Este causava desligamento com poucos minutos de jogo, invariavelmente. Era só a tela ficar cheia de inimigos. Tirei a PCYes e voltei com minha Coolermaster 400 W (sem PFC ativo, sem certificação 80 Plus, bem genérica) e o PC não desligou mais durante o jogo. Mesmo a fonte tendo apenas 6 pinos de energia (ao invés dos 8 que a placa pede), funcionou bem. Fico pensando: se eu realmente precisaria ter comprado uma fonte nova e; o que fazer agora com essa PCYes? A garantia é de 3 anos mas qual o critério do fabricante para aceitar ou não o pedido de garantia? Como provar que a fonte está com problema? Creio que seja um problema, pois não faz sentido uma fonte tão bem falada e com potência nominal tão superior à minha antiga não funcionar. Algum de vocês já passou por algo semelhante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@San-R Rapaz... Acho que é exatamente o que a gente já havia conversado. Como você mesmo disse q tua instalação elétrica não é aterrada nem confiável, é muito provável que a PC yes esteja desligando por segurança para não danificar o teu PC devido à qualidade da energia, já que isso só ocorre qd você tá em jogo, que é quando você mais exige do PC. 

 

Como a tua fonte anterior não tem sequer pfc ativo nem as proteções que a PC yes tem, nem sequer o cabo adequado pra vga, ela deixa passar tudo. A principio parece q não tem problema mas se a rede elétrica não é confiável, alguma coisa q der pode queimar a tua fonte e o PC todo. Ou pode nunca acontecer tb, é totalmente imprevisível. O ponto é: se acontecer, pode por tudo a perder, por isso a galera sempre recomenda boas fontes. 

 

O ideal era você testar com a PC yes num local aterrado e com energia elétrica confiável, pra ter certeza. Se não tiver absolutamente nenhuma forma de fazer esse teste, a única coisa q tu pode fazer é abrir RMA da fonte e gravar um vídeo q ela tá desligando qd a vga puxa energia, manda pra eles e espera q eles troquem. Se trocarem e a nova der o mesmo resultado, então tá quase confirmando q é a fonte q tá detectando a qualidade ruim da energia e protegendo o sistema. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Steeveantonichen disse:

@San-R Rapaz... Acho que é exatamente o que a gente já havia conversado. Como você mesmo disse q tua instalação elétrica não é aterrada nem confiável, é muito provável que a PC yes esteja desligando por segurança para não danificar o teu PC devido à qualidade da energia, já que isso só ocorre qd você tá em jogo, que é quando você mais exige do PC. 

 

Como a tua fonte anterior não tem sequer pfc ativo nem as proteções que a PC yes tem, nem sequer o cabo adequado pra vga, ela deixa passar tudo. A principio parece q não tem problema mas se a rede elétrica não é confiável, alguma coisa q der pode queimar a tua fonte e o PC todo. Ou pode nunca acontecer tb, é totalmente imprevisível. O ponto é: se acontecer, pode por tudo a perder, por isso a galera sempre recomenda boas fontes. 

 

O ideal era você testar com a PC yes num local aterrado e com energia elétrica confiável, pra ter certeza. Se não tiver absolutamente nenhuma forma de fazer esse teste, a única coisa q tu pode fazer é abrir RMA da fonte e gravar um vídeo q ela tá desligando qd a vga puxa energia, manda pra eles e espera q eles troquem. Se trocarem e a nova der o mesmo resultado, então tá quase confirmando q é a fonte q tá detectando a qualidade ruim da energia e protegendo o sistema. 

Infelizmente não conheço ninguém que possua aterramento em casa. O máximo que poderia fazer era pedir a um amigo com uma configuração semelhante à minha para testar a fonte no setup dele e ver o que acontece. Teria algum jeito de prover condições adequadas de energia para essa fonte sem precisar de uma instalação elétrica projetada? Usar um filtro de linha entre a tomada e a fonte não bastaria? Talvez isso eu consiga emprestado na faculdade; pagar mais algumas centenas de reais por um equipamento está fora de cogitação.

 

Estou sem saber o que fazer, na verdade. A instalação de casa foi feita em 2002 por um eletricista mas foi naquelas, aterramento nenhum. Nunca pensei que essa fonte fosse sensível a esse ponto. Tenho esse PC há seis anos e na única vez que notei alguma instabilidade da energia o problema era do padrão de luz pra fora, problema da concessionária. Aliás, foi na mesma época que instalei a placa de vídeo, antes de trocar de fonte. E essa instabilidade me levou a acreditar que a fonte que eu tinha não aguentaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, San-R disse:

Teria algum jeito de prover condições adequadas de energia para essa fonte sem precisar de uma instalação elétrica projetada? Usar um filtro de linha entre a tomada e a fonte não bastaria?

Posso estar enganado, mas acho q não é a mesma coisa de uma instalação adequada com aterramento correto e tal.

 

4 minutos atrás, San-R disse:

O máximo que poderia fazer era pedir a um amigo com uma configuração semelhante à minha para testar a fonte no setup dele e ver o que acontece.

É uma solução tb. Se der ruim com ele, e a instalação elétrica dele for boa, você atesta q a fonte veio com algum problema. Se pegar de boas com ele (de preferência leva a tua VGA tb pra ele testar junto) então é a tua instalação elétrica o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@San-R Teste na configuração do seu amigo, como mencionado. Uma placa-mãe com problemas, por exemplo, pode causar desligamento por questões de segurança. É complexo dizer qual seria o motivo... Tenho um kit antigo aqui em que a placa-mãe e a placa de vídeo estão com capacitores estufados: ele não inicia com a PCYes! Shocker 400W que tenho e funciona normalmente em outro computador, mas inicia normalmente com uma Cougar genericona de 350W, que não tem sistemas de proteção adequados. 

 

A fonte pode ter simplesmente um defeito de fábrica também. Qualquer equipamento está sujeito a isso, por melhor que seja. A garantia da PCYes! tende a ser bem fácil de acionar. 

adicionado 0 minutos depois

P.S.: ligou ela direto na tomada, né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Posso estar enganado, mas acho q não é a mesma coisa de uma instalação adequada com aterramento correto e tal.

 

É uma solução tb. Se der ruim com ele, e a instalação elétrica dele for boa, você atesta q a fonte veio com algum problema. Se pegar de boas com ele (de preferência leva a tua VGA tb pra ele testar junto) então é a tua instalação elétrica o problema.

Esse meu amigo tem uma Corsair VX550. Se esta funciona na casa dele a minha deverá funcionar também. Não creio que uma fonte seja mais sensível que a outra mas posso estar enganado. Vou ver se ele topa testar a VGA junto.

 

2 horas atrás, KairanD disse:

@San-R Teste na configuração do seu amigo, como mencionado. Uma placa-mãe com problemas, por exemplo, pode causar desligamento por questões de segurança. É complexo dizer qual seria o motivo... Tenho um kit antigo aqui em que a placa-mãe e a placa de vídeo estão com capacitores estufados: ele não inicia com a PCYes! Shocker 400W que tenho e funciona normalmente em outro computador, mas inicia normalmente com uma Cougar genericona de 350W, que não tem sistemas de proteção adequados. 

 

A fonte pode ter simplesmente um defeito de fábrica também. Qualquer equipamento está sujeito a isso, por melhor que seja. A garantia da PCYes! tende a ser bem fácil de acionar. 

adicionado 0 minutos depois

P.S.: ligou ela direto na tomada, né?

Quando instalei a VGA e fonte dei uma verificada na placa-mãe e, pelo menos visualmente, ela não parecia estar com nenhum defeito. A VGA é nova. Não posso verificar os componentes por causa do back plate.

 

A fonte está direto na tomada. Tem anos que parei de usar estabilizador. Uso um filtro de linha genérico para ligar monitor, NAS e carregadores. Mas só por falta de tomadas no cômodo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me tirem uma dúvida por favor. Durante os testes estou usando apenas 6 pinos na placa de vídeo. Não notei queda de desempenho ou alterações na tensão (de acordo com o GPU-Z). Usar apenas os 6 pinos pode acarretar algum problema para a placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, San-R disse:

Esse meu amigo tem uma Corsair VX550. Se esta funciona na casa dele a minha deverá funcionar também. Não creio que uma fonte seja mais sensível que a outra mas posso estar enganado. Vou ver se ele topa testar a VGA junto.

Vai ser a melhor forma de testar. 

 

5 horas atrás, San-R disse:

Me tirem uma dúvida por favor. Durante os testes estou usando apenas 6 pinos na placa de vídeo. Não notei queda de desempenho ou alterações na tensão (de acordo com o GPU-Z). Usar apenas os 6 pinos pode acarretar algum problema para a placa de vídeo?

Bom, que eu saiba, se ela precisa de 8 pinos tem que usar os 8 pinos. Se ela precisar de energia extra ou algo assim, pode dar algum problema, creio eu. Outro ponto é que se a fonte só tem 1 cabo 6 pinos, ela n aguenta nada além disso e a VGA tem 8 pinos, caso ela tente puxar a energia necessária pelos 6 pinos, a fonte pode n aguentar.

 

Se eu n estiver enganado, conector Pci-E 6 pinos só fornece até 75W. O PCi-E 8 pinos acho que fornece até 150w. O slot PCI-E da placa-mãe tb fornece até 75W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2019 às 14:33, San-R disse:

As coisas acabaram de piorar. Voltei com a fonte PCYes para o PC e abri o jogo problemático; joguei durante algumas horas e nada de desligar. De acordo com o GPU-Z o pico de consumo da VGA foi de 172 W. E agora?

Atualizando... Fiz os testes com o PC aberto na mesa. Liguei tudo que costuma ficar ligado (2 HDDs, 1 SSD, drive de Blu-Ray, VGA e 2 FANs de 12 - uma delas na tampa de acrílico e a outra na frente, jogando ar) mas deixei aberto. O PC não desligou com a fonte genérica da Cooler Master e nem com a fonte PCYes. Então voltei com a PCYes, tirei o FAN da tampa e pus na parte de cima do gabinete como exaustor para o ar quente e fechei o gabinete. Hoje fui testar novamente e o PC desligou com 21 minutos de jogo, picos de 77°, FAN em 56% e 2003 RPM, GPU power draw em 176 W, VDDC power draw em 140 W, VDDCI power draw em 13,6 W (seja lá o que for isso). E aí? Alguma dica? Minha próxima tentativa é deixar o gabinete aberto pra ver o que dá.

 

edit: fiz os testes com o gabinete sem a tampa, no lugar onde ele costuma ficar, e conseguir jogar por 1 hora e 47 minutos sem desligar. O que vocês acham? Deixo sem tampa e vejo o que dá nos próximas semanas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!