Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock AMD FX 8370!?!?


Posts recomendados

Então, para começar, tenho as seguintes configurações:

 

placa-mãe = Asus 970 aura Gaming

Processador = AMD FX 8370

Memorias RAM = Corsair Vengeance 2x8gb (16gb) DDR3 1866mhz

Placa de video = RX580 sapphire nitro+ Especial Edition

Fonte = Fonte Thermaltake 750w Full Modular 80 Plus Gold

Gabinete = Gammer da blue case (nao sei o modelo, mais é bem ventilado e fica no meu quarto que o ar tora praticamente no 12!)

Cooler = Cooler Master Masterair MA410M RGB

 

Consegui estabilizar esse mesmo processador em uma placa-mãe G970 gaming da gigabyte em 4.4Ghz

mais também não sei se as voltagens estavam corretas, tive que aumentar um pouco o Vcore para passar nos testes de stress!

e estava usando memorias ddr3 1333, quero saber ate quantos ghz consigo chegar com esse processador nessas configurações 

de hardware? 

eu não achei muita coisa a respeito de Overclock no fx8370, quem sabe alguém possa me ajudar!!!

VALEUUUU!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, lnpott disse:

@Norton Magalhaes Palomares Não há diferença no OC. A única coisa que muda é a velocidade da memória.

 

Creio que você esteja mudando o multiplicador do CPU correto ?

Sim, tipo... fui indo mexendo no multiplicador e no vcore de acordo com o stress, quando não passava com o mesmo multiplicador aumentei o vcore ai deu certo... na questão vcore, posso aumentar ate quantos? seria ate manter estável o multiplicador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz diferença sim, no meu caso, quando eu tinha um FX8320 eu deixei ele a 4.4Ghz (por segurança, mas consegui até 4.5Ghz) e usava um CoolerMaster TX3 com 2 ventoinhas. Precisei aumentar um pouco o vcore, mas não lembro o quanto... lembro que pesquisei no google por overflock fx8320 e fui vendo a tensão que usavam.

Outro item importante é a temperatura, não pode passar do especificado, no meu caso lembro que ficava quase 10 graus abaixo do máximo quando em stress.

A diferença é gritante, nem parecia o mesmo computador. No meu caso só fiz OC pelo multiplicador, então não faz diferença nas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Norton Magalhaes Palomares Overclock depende do processador, da placa-mãe e da fonte. Sua fonte suporta e sua placa-mãe é boa, com circuito regulador de tensão adequado. 

 

Quando dizemos que o overclock depende do processador, estamos literalmente falando de sorte. Se você pegar dois FX 8370 de uma mesma prateleira e fazer overclock nos dois, pode obter resultados muito diferentes. Isso porque cada processador vai reagir de um jeito. Alguns aceitam bem o overclock, outros exigem excesso de tensão para garantir estabilidade, alguns não sobem a frequência nem ferrando. 

 

Isso se aplica a qualquer processador. Meu Core i5 4670K, por exemplo, pediu 1.276V para ficar estável em 4.2 GHz. Alguns Core i5 4670K, o mesmo processador, conseguem 4.6 GHz com esse VCore. Outros nem conseguem chegar a 4 GHz. Ou seja, isso é literalmente uma loteria, a "Loteria do Silício". 

 

Para saber até onde seu chip vai, você deve procurar, primeiramente, qual é o limite de VCore seguro para ele. Depois, você começa a subir o multiplicador com VCore stock, até os testes de estabilidade resultarem em tela azul ou resultado negativo. Aí você sobe o VCore até alcançar um ponto estável. Depois volta a subir o multiplicador. E assim vai... Aos pouquinhos. Não passe do limite seguro de tensão para seu processador e não seja impaciente de testar algo muito extremo de uma vez. Verifique as temperaturas (do processador e dos VRMs da placa-mãe) o tempo inteiro. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Faz diferença sim, no meu caso, quando eu tinha um FX8320 eu deixei ele a 4.4Ghz (por segurança, mas consegui até 4.5Ghz) e usava um CoolerMaster TX3 com 2 ventoinhas. Precisei aumentar um pouco o vcore, mas não lembro o quanto... lembro que pesquisei no google por overflock fx8320 e fui vendo a tensão que usavam.

Outro item importante é a temperatura, não pode passar do especificado, no meu caso lembro que ficava quase 10 graus abaixo do máximo quando em stress.

A diferença é gritante, nem parecia o mesmo computador. No meu caso só fiz OC pelo multiplicador, então não faz diferença nas memórias.

Ele disse em relação as memorias amigo!!! que não fazem diferençá no over!!!

adicionado 3 minutos depois
26 minutos atrás, lnpott disse:

@Norton Magalhaes Palomares Depende do Chip, mas não dá pára abusar, tá em quanto o vcore ?

Cara, ta assim:

vcore 1.380v

BCLK Clock control 200.00mhz (Auto)

CPU Northbridge frequency 2.200mhz (Auto)

HT Link frequency 2.400mhz (Auto)

 

Clock Ratio normal 20.00 deixei em 22.00 (chegou nos 4.4ghz)

 

mais so estabilizou com esse vcore ai... esta certo? muito alto..? da de aumentar mais..???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, KairanD disse:

@Norton Magalhaes Palomares Overclock depende do processador, da placa-mãe e da fonte. Sua fonte suporta e sua placa-mãe é boa, com circuito regulador de tensão adequado. 

 

Quando dizemos que o overclock depende do processador, estamos literalmente falando de sorte. Se você pegar dois FX 8370 de uma mesma prateleira e fazer overclock nos dois, pode obter resultados muito diferentes. Isso porque cada processador vai reagir de um jeito. Alguns aceitam bem o overclock, outros exigem excesso de tensão para garantir estabilidade, alguns não sobem a frequência nem ferrando. 

 

Isso se aplica a qualquer processador. Meu Core i5 4670K, por exemplo, pediu 1.276V para ficar estável em 4.2 GHz. Alguns Core i5 4670K, o mesmo processador, conseguem 4.6 GHz com esse VCore. Outros nem conseguem chegar a 4 GHz. Ou seja, isso é literalmente uma loteria, a "Loteria do Silício". 

 

Para saber até onde seu chip vai, você deve procurar, primeiramente, qual é o limite de VCore seguro para ele. Depois, você começa a subir o multiplicador com VCore stock, até os testes de estabilidade resultarem em tela azul ou resultado negativo. Aí você sobe o VCore até alcançar um ponto estável. Depois volta a subir o multiplicador. E assim vai... Aos pouquinhos. Não passe do limite seguro de tensão para seu processador e não seja impaciente de testar algo muito extremo de uma vez. Verifique as temperaturas (do processador e dos VRMs da placa-mãe) o tempo inteiro. 

amigo... você saberia dizer qual o limite vcore seguro para esse processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, KairanD disse:

@Norton Magalhaes Palomares Nunca fiz overclock nesses processadores FX. Infelizmente, não sei dizer. Essa informação eu costumo obter em fóruns internacionais, pesquisando mesmo. 

a sim.. beleza.. vou dar uma pesquisada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estou com um HYPER 212X, uma SMART 500W, uma CROSSHAIR V FORMULA e um FX 8320E overclockado a 4.5GHZ estáveis, creio que com o seu setup você consegue uns 4.6 ou 4.7GHZ estáveis. Segue em anexo uma tabela que eu utilizo para me basear na tensão. Lembrando que cada processador é diferente um do outro, e o seu tem uma margem maior para tensão, tendo em vista o TDP de 125W do 8370.

Em 26/02/2019 às 12:37, Norton Magalhaes Palomares disse:

Então, para começar, tenho as seguintes configurações:

 

placa-mãe = Asus 970 aura Gaming

Processador = AMD FX 8370

Memorias RAM = Corsair Vengeance 2x8gb (16gb) DDR3 1866mhz

Placa de video = RX580 sapphire nitro+ Especial Edition

Fonte = Fonte Thermaltake 750w Full Modular 80 Plus Gold

Gabinete = Gammer da blue case (nao sei o modelo, mais é bem ventilado e fica no meu quarto que o ar tora praticamente no 12!)

Cooler = Cooler Master Masterair MA410M RGB

 

Consegui estabilizar esse mesmo processador em uma placa-mãe G970 gaming da gigabyte em 4.4Ghz

mais também não sei se as voltagens estavam corretas, tive que aumentar um pouco o Vcore para passar nos testes de stress!

e estava usando memorias ddr3 1333, quero saber ate quantos ghz consigo chegar com esse processador nessas configurações 

de hardware? 

eu não achei muita coisa a respeito de Overclock no fx8370, quem sabe alguém possa me ajudar!!!

VALEUUUU!!!

 

 

AMD FX-8320E OC.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marushio disse:

Amigo, estou com um HYPER 212X, uma SMART 500W, uma CROSSHAIR V FORMULA e um FX 8320E overclockado a 4.5GHZ estáveis, creio que com o seu setup você consegue uns 4.6 ou 4.7GHZ estáveis. Segue em anexo uma tabela que eu utilizo para me basear na tensão. Lembrando que cada processador é diferente um do outro, e o seu tem uma margem maior para tensão, tendo em vista o TDP de 125W do 8370.

 

AMD FX-8320E OC.png

Cara, top!!! só que consigo chegar aos 4.4ghz depois disso não vai mais!!! não sei onde mexer mais!!!

aumentei o multiplicador e vcore.. nada mais!!! e as alterações básicas.. LLC... etc...

 

Vou tentar novamente agora que instalei esses coolers.... hehe!!!! segue imagem=

 

image1.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Norton Magalhaes Palomares disse:

Cara, top!!! só que consigo chegar aos 4.4ghz depois disso não vai mais!!! não sei onde mexer mais!!!

aumentei o multiplicador e vcore.. nada mais!!! e as alterações básicas.. LLC... etc...

 

Vou tentar novamente agora que instalei esses coolers.... hehe!!!! segue imagem=

 

image1.jpeg

hahahahaha massa amigo ! Mas vai tentando mexer p ver o que você consegue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Marushio disse:

hahahahaha massa amigo ! Mas vai tentando mexer p ver o que você consegue

Cara, sera que preciso mexer em alguma outra coisa que esta passando... porque por mais que eu coloque um vcore mais alto, 4.5ghz não passa no teste... trava tudo!!! 4.4Ghz e Vcore de 1.380 fica de boa!!! ai se aumento para 4.5Ghz, mesmo aumentando o Vcore, e cheguei ate 1.402 (algo assim) não vai... sera que tenho que mexer em outra coisa... as temperaturas não estão estão altas, normal... no teste que estressa bemmmm, mais depois fica tudo normal.. jogando aumenta pouca coisa... o que fazer????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Norton Magalhaes Palomares disse:

Cara, sera que preciso mexer em alguma outra coisa que esta passando... porque por mais que eu coloque um vcore mais alto, 4.5ghz não passa no teste... trava tudo!!! 4.4Ghz e Vcore de 1.380 fica de boa!!! ai se aumento para 4.5Ghz, mesmo aumentando o Vcore, e cheguei ate 1.402 (algo assim) não vai... sera que tenho que mexer em outra coisa... as temperaturas não estão estão altas, normal... no teste que estressa bemmmm, mais depois fica tudo normal.. jogando aumenta pouca coisa... o que fazer????

Há algumas coisas que precisam ser consideradas, e está em anexo alguns prints da config completa que utilizo na minha BIOS. Tente setar manualmente a frequência do Northbrigde (normalmente eu coloco em 2200MHz) e do HT Link Speed (2600MHz) para uma melhor comunicação entre o processador e as memórias. A tensão que eu utilizo é um pouco alta. 1.43 V, mas pode utilizar menor que dá certo, porém para isso acontecer, não se esqueça de mudar as opções do VRM. É primordial que sua placa-mãe também esteja sendo usada com um limite um pouco maior quando você utiliza o processador em overclock, em meu caso, coloquei as opções "CPU Load Line Calibration" em Ultra High e "CPU/NB Load Line Calibration" em High. Fica a seu critério colocar estas mesmas opções em Extreme, mas consequentemente, seu processador irá esquentar muito. Na questão da configuração das tecnologias de resfriamento da CPU, (Cool' n'Quiet, Core C6 State, Apm Master Mode, etc) fica ao seu critério ativar ou desativá-las. Alguns dizem que atrapalha na hora de controlar a velocidade do fan do CPU Cooler, diminui a tensão do processador quando ele está muito quente, etc. Porém, eu deixo todas as opções ativas, isso nunca me atrapalhou.

190227191924.jpg

190227191934.jpg

190227192032.jpg

190227191945.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Marushio disse:

Há algumas coisas que precisam ser consideradas, e está em anexo alguns prints da config completa que utilizo na minha BIOS. Tente setar manualmente a frequência do Northbrigde (normalmente eu coloco em 2200MHz) e do HT Link Speed (2600MHz) para uma melhor comunicação entre o processador e as memórias. A tensão que eu utilizo é um pouco alta. 1.43 V, mas pode utilizar menor que dá certo, porém para isso acontecer, não se esqueça de mudar as opções do VRM. É primordial que sua placa-mãe também esteja sendo usada com um limite um pouco maior quando você utiliza o processador em overclock, em meu caso, coloquei as opções "CPU Load Line Calibration" em Ultra High e "CPU/NB Load Line Calibration" em High. Fica a seu critério colocar estas mesmas opções em Extreme, mas consequentemente, seu processador irá esquentar muito. Na questão da configuração das tecnologias de resfriamento da CPU, (Cool' n'Quiet, Core C6 State, Apm Master Mode, etc) fica ao seu critério ativar ou desativá-las. Alguns dizem que atrapalha na hora de controlar a velocidade do fan do CPU Cooler, diminui a tensão do processador quando ele está muito quente, etc. Porém, eu deixo todas as opções ativas, isso nunca me atrapalhou.

190227191924.jpg

190227191934.jpg

190227192032.jpg

190227191945.jpg

Eai brother, então, descobri o que estava forcando muito e dando BO, era o nb frequency e o ht link frequency, aumentei para 2400 e 2600 respectivamente, e a tensão do NB subi +0.20v o vcore ficou em 1.339v e finalmente cheguei aos 4.7Ghz com as temperaturas estáveis e fiz testes extremamente rigorosos, e o que parece que esta tudo OK!!! ganho de desempenho absurdo!!! em stock 4.0Ghz estava dando alguns gargalos com minha RX580 nitro+ SE agora ta suave!!! top!!!

Só estou com uma duvida, sera que posso aumentar mais o NB Frequency e o HT Link??? caso aumtente é necessario aumentar a tensão no NB, Vcore... ou somente o NB??? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar o CPU NB é tudo o que for externos aos cores, na linha FX (nos Intel é Uncore ou System Agent (SA)).

Subir esse clock leva a ganhos nos tempos de acesso do cache L3, memória e etc.

 

Você pode ir subindo o clock do CPU NB até onde der e testando, sobe um pouco a tensão quando precisar, testa novamente; o overclock no CPU NB as vezes é necessário de fato se o core estiver num clock muito mais alto que o do CPU NB.

 

Por fim o clock do HyperTransport (HT) não muda muita coisa porque esse bus é usado para a comunicação do processador com o PCI-Express e outros recursos externos, subir esse clock dá ganhos marginais na maioria dos cenários porque a largura de banda do bus é mais que suficiente para sistemas com 1 único processador e GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!