Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte fazendo barulho estranho


DerpTMB

Posts recomendados

Olá pessoal! Venho tendo um problema de barulho com meu PC já fazem alguns meses, mas nunca me atrapalhou muito então sempre deixei de lado, só que ultimamente esse problema vem se intensificando, por isso resolvi buscar ajuda de quem entende melhor sobre o assunto.
Simplesmente a fonte do meu PC faz um barulho muito estranho, parecendo um "ronco", e é um barulho que começa do nada em momentos aleatórios e/ou quando ligo a máquina. Por algum motivo que eu desconheço, nos primeiros meses do problema, esse barulho sempre parava quando eu tombada o gabinete. Mas, ultimamente, quando tombo, o barulho diminui, mas não para e vai aumentando gradativamente. De vez em quando esse "método" ainda funciona, mas na minoria das vezes. Alguém sabe o que seria isso? Gravei um vídeo mostrando o barulho ao ligar a máquina, segue abaixo:

 

 

PS: sempre limpo meu computador periodicamente usando compressor de ar. Nunca abri a fonte pra limpar nem nada do tipo.
PS²: caso seja de utilidade, a fonte fica fixada na parte de cima do meu PC (quando montei meu PC, há 3 anos, não consegui encaixar em meu orçamento um gabinete com fonte na parte debaixo). Sei que é prejudicial e diminui o tempo de vida útil dela devido à temperatura. Talvez isso tenha alguma relação...
PS³: a fonte é uma Corsair CX430.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só a ventoinha que está fazendo barulho. Basta comprar uma ventoinha nova e substituir, deve custar em torno de 20~25 reais.

adicionado 2 minutos depois

É mais ou menos isto, precisa abrir para ver as dimensões exatas da sua:

https://www.kabum.com.br/produto/48201/cooler-fan-g-fire-com-led-azul-120mm-ew-2252-lgex?origem=52&gclid=EAIaIQobChMI9JK1n-zc4AIVgQyRCh3cCQCbEAQYAiABEgKTHfD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DerpTMB É o fan.

 

Se ainda tiver na garantia mande para a fabricante fazer a troca, caso não esteja compre um fan para fonte e troque por conta própria.

 

O que o amigo @Wal SJC apresenta é um exemplo, mas lembre que o fan tem de ser para fonte, pois são usados fans de 2 conectores apenas, e se a fonte está na garantia é melhor nem abrir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@DerpTMB É o fan.

 

Se ainda tiver na garantia mande para a fabricante fazer a troca, caso não esteja compre um fan para fonte e troque por conta própria.

 

O que o amigo @Wal SJC apresenta é um exemplo, mas lembre que o fan tem de ser para fonte, pois são usados fans de 2 conectores apenas, e se a fonte está na garantia é melhor nem abrir.

Se chegou a gastar o mancal e fazer barulho é porque a garantia já deve ter acabado há tempos!!!🤣

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Se chegou a gastar o mancal e fazer barulho é porque a garantia já deve ter acabado há tempos!!!🤣

Bom saber isso, se um dia minha CX500 começar o mesmo problema posso simplesmente mudar o fan.

 

Talvez eu faria alguma gambiarra, pensei em colocar fan de 2200rpm só pra ficar frio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!