Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ideal x consumo: Core i5 8400 e GTX 1050Ti


Posts recomendados

Olá, bom dia meus jovens!


Estou atualizando meu setup e gostaria de algumas informações sobre fontes e energia.

 

Meu novo setup é o seguinte:
placa-mãe: Asus ROG Strix B360-f

Processador: Intel Core i5 8400 4Ghz 9MB
Placa de Vídeo: Asus GeForce 1050Ti 4Gb
RAM: 2x8Gb HyperX Fury 2400Mhz (Penso em aumentar a quantidade no final do ano)

SSD: 1x Corsair Force LE 120Gb

HD: 2x Seagate Barracuda 1Tb

Gabinete: K-Mex Vamp (Contém 8 ventoinhas com LED)

Adicionais: 4 portas USB extras
+ Periféricos
Se for preciso mais alguma informação que não tenha colocado a cima, posso estar fornecendo.

Ai vem a pergunta do porque este tópico: Qual fonte devo usar?

Atualmente estou usando uma fonte de 750w mas estou achando que pode ser muito até para a nova configuração.
Porém, ainda assim procurei fontes com esta mesma especificação.
 

Alguns dos resultados da minha busca, me levaram a achar Corsair CX750 e EVGA 750BQ como boas opções.
Vocês acham que 750w é ideal para a configuração a cima?
Gostaria também de ler algumas indicações de fontes.
Estou meio perdido, já que estou com medo de meu pc estar um pouco consumidor de energia na conta de luz.

 

Valeu pessoal!

 

EDIT1: placa-mãe, processador e memórias ram foram compradas recém e ainda estão chegando.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu PC mal deve puxar 200W de carga da tomada, não tem porque colocar uma fonte de 750W. É desperdício de dinheiro.

 

A curva de eficiência da maioria das fontes costuma ter o pico quando 50% da carga total que ela fornece está sendo exigida, se seu PC puxa (no máximo) 200W da fonte então uma fonte de 400W é mais do que suficiente para você ficar com a eficiência máxima da fonte.

 

Uma CX450, Pcyes 450W Electro, EVGA 450 seriam minhas indicações.

 

Lembrando que nunca devemos utilizar estabilizadores de tensão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Telmo Chaise

4 minutos atrás, Telmo Chaise disse:

Olá;

 

Considerando a sua config e futuros upgrades, uma Corsair CX 550 é mais que suficiente.

 

Eu estava já imaginando que deveria usar uma 550 ou no máximo 650.
Mas meu grande "problema" com a Corsair hoje, é a quantidade de linhas: RM AX HX CX CS GS TM TX.......
Eu quero montar um pc com componentes legais e queria pelo menos conhecer as melhores categorias com bom rendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 minuto atrás, Sr. Chronos disse:

Eu quero montar um pc com componentes legais e queria pelo menos conhecer as melhores categorias com bom rendimento.

Se você ainda não comprou essa máquina, o ideal seria alterar algumas coisas nessa configuração. Primeiramente a placa de vídeo, já que a GTX 1050Ti é bem pior que a RX 570 e custa a mesma coisa, e o processador, já que esses Core i5 também não têm sido as melhores opções.

 

2 minutos atrás, Sr. Chronos disse:

Mas meu grande "problema" com a Corsair hoje, é a quantidade de linhas: RM AX HX CX CS GS TM TX...

Procure uma fonte de potência adequada e melhor qualidade. É bem melhor ter uma TX 450 que uma CX 750 aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

3 minutos atrás, KairanD disse:

@Sr. Chronos Você já tem esses componentes todos? Já tem a fonte?

 

Uma boa fonte de 400W seria o ideal para essa máquina.

 

Já tenho um pc todo praticamente montado e algumas das peças informadas no tópico estão chegando, porém a fonte que já estou usando é de 750w, o único problema é que é uma Wisecase (Tive que comprar na urgência, não me xinguem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Sr. Chronos O que você já tem e o que está chegando? Se a placa de vídeo ainda não tiver chegado, recomendo usar o Direito de Arrependimento. Ela deve ter custado em torno de R$700,00, certo? Com esse valor você pega a RX 570, que é muito melhor.

 

Definindo a placa de vídeo podemos definir a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

5 minutos atrás, grievous disse:

Seu PC mal deve puxar 200W de carga da tomada, não tem porque colocar uma fonte de 750W. É desperdício de dinheiro.

 

A curva de eficiência da maioria das fontes costuma ter o pico quando 50% da carga total que ela fornece está sendo exigida, se seu PC puxa (no máximo) 200W da fonte então uma fonte de 400W é mais do que suficiente para você ficar com a eficiência máxima da fonte.

 

Uma CX450, Pcyes 450W Electro, EVGA 450 seriam minhas indicações.

 

Lembrando que nunca devemos utilizar estabilizadores de tensão.

 

Minha maior preocupação tem sido em relação a meu gasto.
Na real estou com medo de meu computador atual estar dando um gasto a mais na conta de luz.

Vou analisar as opções que indicou!

adicionado 3 minutos depois

@KairanD

1 minuto atrás, KairanD disse:

@Sr. Chronos O que você já tem e o que está chegando? Se a placa de vídeo ainda não tiver chegado, recomendo usar o Direito de Arrependimento. Ela deve ter custado em torno de R$700,00, certo? Com esse valor você pega a RX 570, que é muito melhor.

 

Definindo a placa de vídeo podemos definir a fonte.

 

Dos itens informados a cima, estão chegando a placa-mãe, processador e memorias ram.
Placa de video eu comprei no finalzinho do ano passado e tem sido uma boa amiga kkk
Lembrando que a placa de video sai em média 900 a 1000 (pelo menos o modelo que comprei tem essas variáveis)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sr. Chronos onde eu moro o kilowatt hora custa R$0,57. Isso significa que se você ligar um equipamento que consome 1000W por uma hora inteira terá de pagar 57 centavos à concessionária de luz.

 

Seu PC parado (jogando alto) consome em torno de 40W e jogando deve ser menos que 200W, isso significa que se você joga 4h por dia e deixa o PC ligado as outras 20h, no final do mês você pagaria:

(4h*30d*200W)/1000 = 24kWh * R$0,57 = R$13,68  pelas 4h de jogatina diárias

(20h*30d*40W)/1000 = 24kWh * R$0,57 = R$13,68 pelas 20h do PC ligado parado

 

Sua conta ficaria R$27,36 mais barata se você deixasse o PC desligado o mês inteiro de acordo com a situação acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

1 minuto atrás, grievous disse:

@Sr. Chronos onde eu moro o kilowatt hora custa 57 centavos, isso significa que se você ligar um equipamento que consome 1000W por uma hora inteira terá de pagar 57 centavos à concessionária de luz.

 

Seu PC parado (jogando alto) consome em torno de 40W e jogando deve ser menos que 200W, isso significa que se você joga 4h por dia e deixa o PC ligado as outras 20h você pagaria:

(4hx30d*200W)/1000 = 24kWh * 0,57c = R$13,68  pelas 5 h de jogatina diárias

(20hx30d*40W)/1000 = 24kWh * 0,57c = R$13,68 pelas 20h do PC ligado parado

 

Sua conta ficaria R$27,36s mais barata se você deixasse o PC desligado o mês inteiro de acordo com a situação acima.

 

É basicamente isso... Umas 6 horas de jogatina por dia. Sendo que como trabalho, o pc ainda passa grande parte do dia desligado.
Me assustei em pensar que seriam R$ 13,68 por dia, até eu ver o calculo kkk

Mas é uma informação valiosa e vou guardar com sabedoria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
55 minutos atrás, Sr. Chronos disse:

Minha maior preocupação tem sido em relação a meu gasto.

Com uma fonte de menor potência o encaixe na curva de eficiência seria melhor e você ganharia uns centavinhos na conta de luz. Se não tivesse comprado a fonte, te indicaríamos outra. Se comprou e já recebeu, pode usar.

 

O processador e a placa-mãe a mesma coisa: o que compensa mais atualmente é o Ryzen 5 2600, mas o Core i5 8400 não é ruim.

adicionado 0 minutos depois

P.S.: se seu computador usar 200W em load, ele vai pedir 200W de uma fonte de 400W, 200W de uma fonte de 650W ou 200W de uma fonte de 1.000W. Só vai usar o que for necessário, independentemente da capacidade da fonte. O que muda é o encaixe na curva de eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

10 minutos atrás, KairanD disse:

Com uma fonte de menor potência o encaixe na curva de eficiência seria melhor e você ganharia uns centavinhos na conta de luz. Se não tivesse comprado a fonte, te indicaríamos outra. Se comprou e já recebeu, pode usar.

 

O processador e a placa-mãe a mesma coisa: o que compensa mais atualmente é o Ryzen 5 2600, mas o Core i5 8400 não é ruim.

adicionado 0 minutos depois

P.S.: se seu computador usar 200W em load, ele vai pedir 200W de uma fonte de 400W, 200W de uma fonte de 650W ou 200W de uma fonte de 1.000W. Só vai usar o que for necessário, independentemente da capacidade da fonte. O que muda é o encaixe na curva de eficiência.

 

Como falei a fonte foi o último item que deixei para comprar, ja que estava com algumas dúvidas.

Então se eu pegar uma Corsair CX550 já está bem suficiente, certo?
Pensando em futuros investimentos de memória ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, Sr. Chronos disse:

Então se eu pegar uma Corsair CX550 já está bem suficiente, certo?

Pensando em futuros investimentos de memória ram.

Memória ram tem consumo insignificante, não impacta na escolha da fonte. Uma boa fonte de 450W é o ideal para o seu computador. Você pretende fazer upgrade na placa de vídeo? Isso sim poderia alterar a decisão.

 

Eu sinceramente consideraria vender a GTX 1050Ti (se passou o período de 7 dias úteis após o recebimento). Você vai conseguir vender ela praticamente pelo mesmo valor que pagou e vai poder investir o dinheiro em uma RX 570, que tem muito, muito mais desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

4 minutos atrás, KairanD disse:

Memória ram tem consumo insignificante, não impacta na escolha da fonte. Uma boa fonte de 450W é o ideal para o seu computador. Você pretende fazer upgrade na placa de vídeo? Isso sim poderia alterar a decisão.

 

Eu sinceramente consideraria vender a GTX 1050Ti (se passou o período de 7 dias úteis após o recebimento). Você vai conseguir vender ela praticamente pelo mesmo valor que pagou e vai poder investir o dinheiro em uma RX 570, que tem muito, muito mais desempenho.

 

Com certeza vou me organizar mais em relação aos meus investimentos e vou analisar mais esta dica, ja que realmente é uma placa que sai praticamente o mesmo valor da que já tenho.

Então considerando uma troca de placa de video e digamos que eu coloque um processador i7... CX550 ainda seria uma opção válida, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Sr. Chronos A CX 550 é legal porque tem dois conectores para placas de vídeo, coisa que a CX 450 não tem. Isso torna ela pronta para quase qualquer upgrade que você imaginar. Fontes como a PCYes! Electro 450 V2 Bronze também já têm esses dois conectores.

 

Eu realmente indico fortemente a troca da placa de vídeo. A GTX 1050Ti está com preço absurdamente inflacionado, enquanto a RX 570 está barata. Dá para encontrar as duas pelo mesmo preço, mas as categorias são muito diferentes. A RX 570 está muito acima da GTX 1050Ti. Seu computador ficou desbalanceado da maneira como está porque você colocou uma placa de vídeo de entrada com um processador bom e 16GB de memória ram. Aproveite a situação atual, venda a GTX 1050Ti e pegue a RX 570 que vai ser muito mais negócio. Você nem deve gastar nada adicional com isso. Veja o tamanho da diferença:

 

image.png

 

image.png

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

1 hora atrás, KairanD disse:

@Sr. Chronos A CX 550 é legal porque tem dois conectores para placas de vídeo, coisa que a CX 450 não tem. Isso torna ela pronta para quase qualquer upgrade que você imaginar. Fontes como a PCYes! Electro 450 V2 Bronze também já têm esses dois conectores.

 

Eu realmente indico fortemente a troca da placa de vídeo. A GTX 1050Ti está com preço absurdamente inflacionado, enquanto a RX 570 está barata. Dá para encontrar as duas pelo mesmo preço, mas as categorias são muito diferentes. A RX 570 está muito acima da GTX 1050Ti. Seu computador ficou desbalanceado da maneira como está porque você colocou uma placa de vídeo de entrada com um processador bom e 16GB de memória ram. Aproveite a situação atual, venda a GTX 1050Ti e pegue a RX 570 que vai ser muito mais negócio. Você nem deve gastar nada adicional com isso. Veja o tamanho da diferença:

 

image.png

 

image.png

 

 

O tópico era para comprar uma fonte e no fim agora vou comprar uma fonte e uma placa de vídeo kkkk
Muito obrigado pelas dicas! Vou salvar os gráficos e colocar a placa no meu orçamento, já que vou vender a minha primeiro.

 

adicionado 1 minuto depois

No fim, acredito que o tópico tenha sido solucionado.
Até então minha decisão para meu novo setup ficou na Corsair CX550.

Muito obrigado a todos que participaram da discussão e também um obrigado por todas as informações e dicas aqui citadas.

Um forte abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!