Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desejo montar um amplificador stereo


Genysson

Posts recomendados

Olá clube, Preciso montar um projeto para o curso relacionado a som e decidi montar um amplificador estéreo aproveitando alguns alto falantes que já tenho. São 2 pares de alto falantes e cada alto falante é de 3W / 5 ohms. Não consigo encontrar nenhum projeto na internet que seja exato para essas especificações e sei que posso utilizar configurações em paralelo e em série para diminuir a impedância ou aumentar mas o resultado será sempre 5 ou 10 ohms para cada saída de áudio já que utilizarei 2 alto falantes para a saída esquerda e 2 para a direita do amplificador, tenho conhecimento que posso até utilizar uma impedância um pouco maior ou menor porém o que me deixa na duvida é a potencia, como casar a potencia e qual o amplificador que posso utilizar mais próximo para que não hajam problemas. Pensei em utilizar 2 amplificadores PAM8403 em paralelo porém não tenho certeza ainda de como irão funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Genysson disse:

3W / 5 ohms. Não consigo encontrar nenhum projeto na internet que seja exato para essas especificações

de fato penso ser bem difícil. Encontre um aproximado e ...simples... a potência você casa no controle de volume.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responderem, e só mais uma duvida sobre a potência, eu sempre utilizarei um amplificador de 3W para suprir os alto falantes? Mesmo que eu deseje colocar mais alto falantes. Por exemplo os projetos que eu achei só utilizavam 1 alto falante de 3W em cada saída L e R e eu desejo utilizar 2 alto falantes para cada saída L e R, logo essa potência será a mesma para o amplificador ou terei que dobrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genysson ,

 

Melhor entender o que vai acontecer :

 

Dois alto-falantes em um mesmo canal, ou você vai ligar em série ( e neste caso terá 10 ohms de inpedância ) ou val lugar em paralelo ( neste caso terá 2,5 ohms de inpedância ).

 

Com 2,5 ohms, pode queimar seu amplificado que foi feito para usar em 4 ou 8 ohms. Mas se achar um circuito que trabalhe com 2 ohms de saída e forneça pelo menos 8 watts aí sim pode ser que obtenha 6 watts de potência sobre os 2,5 ohms

 

Com 10 ohms a potência será bem

menor ....., mas se tive um amplificador que entregue por exemplo 15 watts em 4 ohms poderá obter perto de 6 watts em 10 ohms, só depende da tensão de alimentação do amplificador.

 

Paulo

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genysson ,

 

Sim, pode até queimar seus dois alto-falantes se montar aquele do link que você passou kkkk

 

Paulo

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, Genysson disse:

@Isadora Ferraz

 

Posso utilizar este amplificador nesta configuração e ele irá ter um bom funcionamento alcançando um maior volume de som?

Ampli.jpg

 

Esse não vai funcionar .

 

Paulo

  • Confuso 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

OK, mas eu realmente gostaria de algo mais seguro, poderia me dizer quais seriam as configurações ideais de amplificador para suprir o funcionamento dos alto falantes e quais estão mais próximas da acessibilidade?

 Se não puder tudo bem eu me contento em utilizar apenas 1 alto falante em cada canal. kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genysson Use CI's dos tipos que eram usados nas TVs de tubo. 

Geralmente eles são de 3W e feitos para AF de 8R, se ligar os dois em série para ficar com 10R o circuito ficará seguro. 

Esses cis são baratos pra comprar ou podem ser retirados das TVs que não funcionam mais. 

São muitos, mas vou citar alguns exemplos que lembro:

TDA1013B(mono) 

TDA2611 (mono) 

TDA7056B(mono) 

TA7205AP (mono) 

TEA2025 (stereo) 

LA4265 (mono) 

LA4285 (mono) 

AN752X (se o último número for par é estéreo) 

 

Todos eles tem um esquema bem simples de montar e com poucos componentes externos, basta você pesquisar sobre eles para encontrar o datasheet e ver como é a ligação. 

Os marcados como mono servem só para um canal, então vai precisar de dois deles. 

Alguns aí fornecem até mais que 3W dependendo da tensão aplicada. 

Escolha um CI desses que lhe seja de fácil obtenção aí na sua localidade e que seja compatível com a fonte. 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Genysson disse:

@Isadora Ferraz

 

Posso utilizar este amplificador nesta configuração e ele irá ter um bom funcionamento alcançando um maior volume de som?

Ampli.jpg

Se é tão barato essas plaquinhas, poderia usar duas delas. 

Uma pra cada par de alto-falante. 

Dessa forma aí do esquema o som fica mais baixo que se usar somente dois alto-falantes. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

?

 

 

Esse CI entrega 3W sobre 4 ohms. A tensão de alimentação dele é muito baixa, se usar 10 ohms como carga deve dar pouco mais de 1 Watt.

 

E se usar 2,5 ohms a proteção não deixa tocar também ....

 

Usando 5 ohms, vai entregar uns 2,5 Watts, então poderia usar duas plaquinhas para os 4 altofalantes.

 

Mas a fonte de 5V vai ter de entregar pelo menos uns 2,5 A ...

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se é tão barato essas plaquinhas, poderia usar duas delas. 

Uma pra cada par de alto-falante. 

Dessa forma aí do esquema o som fica mais baixo que se usar somente dois alto-falantes. 

 

Eu acabei de montar duas geringonças, xará (prazer, viu? rs...) uma usando dois amps PAM8406, que são bem parecidos com esse PAM8403, e outra, caixinha de som para o PC, usando o PAM8403 mesmo. Olhando os datasheets dos dois dá até para pensar que PAM8403 e PAM8406 são apenas nomes comerciais, de tão parecidos. Principalmente os gráficos que relacionam, por exemplo, alimentação x distorção, alimetação x potência...

 

Os falantes da caixinha que usa os PAM8406 têm impedância de 4ohm, o que é bem parecido com 5ohm. E 2,5ohm (falantes ligados em série) é quase 2ohm, o que segundo os datasheets, resulta em quase 5w... A caixinha que usa o PAM8403 tem falantes de 6ohm.

 

Acho o som de ambos os amps muito bom. Não é hi-fi sei-lá-que-end mas é bem legal. :D

 

 

Umas fotos aí e uns vídeos para encher a paciência, rs...

 

PAM8406

387889894_Eraapenasumacaixinha....jpg.15b08ab6e9741a73213b1fb63664ea01.jpg

 

1001741312_...virouumacaixinhademsica.jpg.7ce8b739a61e91486d68d45300e01530.jpg

 

1938680529_Abrindoosom.jpg.0c2b8d20c7f242c0749db341216850ce.jpg

 

1337398747_Abrindoosom2.jpg.fcd97657d1628edb4d07f3ccd1a19305.jpg

 

1099978558_Bateriaseanexos.jpg.ac251ece4aeaeb8af6905a3ac1dfb938.jpg

(Aqui ficou fora de foco mas tem duas baterias 18650, um gerenciador de carregamento dessas baterias, um stepup para subir a tensão para 5v, um interruptor e um LED)

 

1317912430_Pordentro1.jpg.619bfecefbe49448a23c37114417c483.jpg

1317912430_Pordentro1.jpg.619bfecefbe49448a23c37114417c483.jpg

 

PAM8406

PAM8406.jpg.6fdb4e5093607b0c74a1ee037a50c8e1.jpg

TP4056 (gerenciador de carregamento das baterias)

TP4056.jpg.6014607978cb66acb272e5668ed71e39.jpg

MT3608 ("subidor" de tensão)

MT3608-stepup.jpg.a7413d543fbf95a35df7efd7f75c9ee0.jpg

Vídeo:

 

Por dentro 2.jpg

adicionado 6 minutos depois

Bom, faltou falar do carregador... é uma fonte para 2,3A / 5v. Como todo o resto, é coisa barata e fácil de encontrar.

 

Fico à disposição, @Genysson. Não documentei direito mas se você quiser esquema, por exemplo... é bem simples.

 

E se o interesse é acadêmico, dá uma olhada nos datasheets desses dois amps.

 

(A caixinha para PC, que usa o PAM8403, depois eu posto para não ficar poluindo o tópico.)

adicionado 9 minutos depois

1555982004_Pordentro2.jpg.733b6737ec351116b8e393582876e462.jpg215424670_Fixaodopainelnatampa.jpg.dd982846cfcee15860e6556dd0ffd9c9.jpg

adicionado 38 minutos depois

----------

Bom... lá vai a caixinha para PC, que usa o PAM8403. O som dela é bem melhor do que essa aí de cima mas não por conta dos amps e sim da própria caixa de madeira: na de cima o som da madeira reverbera. Ainda vou enchê-la de estofos, borrachas, silicone líquido e outras coisas amortecedoras para que o som que saia seja o produzido apenas pelo cone do falante. Se bem que o PAM8406, apesar do datasheet ser bem parecido com o do PAM8403, parece ter um som mais "cheio" e com menos distorção, menos ruído.

 

O que fiz para essas caixinhas de PC foi uma minimizar um modelo de caixa acústica bem conhecido, que tem um tipo de "labirinto" para o cone do falante vibrar sem resistência do ar e, ao mesmo tempo, impedir que som de madeira seja produzido.

 

Para alimentar o amp tô usando um carregador de celular que diz fornecer até 2A e 5v de saída. E, como disse meu xará @Renato.88, para "enganar" esse carregador, coloquei um capacitor de 1000uF x 6,3v na entrada de energia para o PAM8403.

 

Um pot rotativo seria mais fácil de mexer mas como eu já tinha esse, de correr, foi esse mesmo, rs...

 

O esquema é super-simples mas não desenhei. Se quiser, desenho.

 

Olhaí a caixinha:

foto1.jpg.7ce9eaac51efc7d33a718c87c8eb4b81.jpg

 

foto2.jpg.1751303bc89f6615ff1e85556c768bc0.jpg

 

foto3.jpg.4895772d1d540d4cf437ec6edaf53d51.jpg

 

foto4.jpg.e4df52fb0b8bd247fb00e50c8ca8efcd.jpgfoto4.jpg.e4df52fb0b8bd247fb00e50c8ca8efcd.jpg

 

foto5.jpg.1e08ba0f460c35eef7ce8f8cb819fef7.jpg

 

marcenaria.thumb.jpg.e86201b4f59dddfcd8a5042f8683170a.jpg

 

 

 

Vídeo: No vídeo eu tento mostrar a diferença entre a caixinha antiga e essa, feita com PAM8403. O som é bem diferente do que aparece no vídeo mas dá para perceber que entre a caixinha antiga e a atual tem uma diferença enorme tanto em volume quanto em fideliadde.

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58

 

Legal, gostei de como fez, e eu estava até chegando a essa conclusão de utilizar 2 amplificadores para cada par de AF, só que no meu caso estava pensando em replicar o amplificador de onde vou retirar 2 dos alto falantes.

É um amplificador mono de computador e ele é que supria os alto falantes de 3W/ 5 Ohms. Só não tenho certeza se encontrarei o CI dele para comprar, ele tem essa descrição (8002AQJ1401).

Pesquisei na internet e achei alguns próximos mas não esse em especifico.

 

Se eu conseguir acha-lo e fazer os 2 amplificadores com ele, utilizarei em estéreo, e já que as caixinhas consumiam energia por uma porta USB, apenas terei que suprir elas com uma corrente de 1A, estou correto?

 

Abaixo é apenas o diagrama que fiz do circuito.

Diagrama de circuito amplificador mono.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... por isso, o mais inteligente a se fazer é usar uma fonte ou carregador 5V que forneça corrente maior. Ah e preferencialmente com ligação direta sem uso do conector. Caso opte pela plaquinha pam8403, saiba que ele admite 6V. Taí uma opção pra otimização da potência: uns 5.5V

...

 

@rmlazzari58 nós aqui só com teoria e você pôs a mão na massa kk. Muito 10 seu trabalho!!!

 

...

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

@rmlazzari58 nós aqui só com teoria e você pôs a mão na massa kk. Muito 10 seu trabalho!!!

 

...

 

Aprendi essas coisas por aqui, @Isadora Ferraz. Antes eu pensava que tinha que ser tudo exatamente exato, "nos míínimos detalhes", se não fosse incendiava tudo, rs...

 

Por exemplo, no gráfico abaixo, do PAM8406, o datasheet mostra que se você alimentar o chip com mais ou menos 2,5v e usar falantes de 8ohm, vai obter mais ou menos 500mW (meio watt) de saída. Se alimentar com mais ou menos 5,5v e usar falantes de 2ohm vai ter 6000 mW (6W) na saída. Entre esses valores (por exemplo, falantes de 5ohm como os do @Genysson) tá valendo. Tem limites, claro, abaixo ou acima dos quais as coisas param de funcionar. Mas dentro desses limites descobri que a gente pode tentar. Razão pela qual sinto gratidão a você e ao pessoal do fórum.

 

1040018012_Semttulo.jpg.a5ebbf161f5cca7287c64807fc5f6097.jpg

 

O resto é improviso, calma e paciência.

 

'brigadão a todos tanto pelo elogios quanto pelas verdadeiras aulas! (E eventualmente, quando perceberam a minha absoluta falta de conhecimento para pescar, por me darem o peixe, rs...)

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, aphawk disse:

@Genysson ,

 

Na prática, essas portas USB fornecem cerca de 800 mA. Com isso, não vai conseguir mais de 3 watts no total , não importa quantos alto-falantes tenha.

 

Paulo

Acho que queimei uma da portas USB do meu PC, @aphawk justamente por ter usado ela para alimentar o amp. :(Por isso usei o carregador de celular.

adicionado 11 minutos depois
11 horas atrás, Genysson disse:

@rmlazzari58

 

Legal, gostei de como fez, e eu estava até chegando a essa conclusão de utilizar 2 amplificadores para cada par de AF, só que no meu caso estava pensando em replicar o amplificador de onde vou retirar 2 dos alto falantes.

É um amplificador mono de computador e ele é que supria os alto falantes de 3W/ 5 Ohms. Só não tenho certeza se encontrarei o CI dele para comprar, ele tem essa descrição (8002AQJ1401).

Pesquisei na internet e achei alguns próximos mas não esse em especifico.

 

Se eu conseguir acha-lo e fazer os 2 amplificadores com ele, utilizarei em estéreo, e já que as caixinhas consumiam energia por uma porta USB, apenas terei que suprir elas com uma corrente de 1A, estou correto?

 

Abaixo é apenas o diagrama que fiz do circuito.

Diagrama de circuito amplificador mono.jpeg

Aí prá mim já complicou, caro @Genysson. Vale a pena esperar a palavra dos mestres @aphawk, @Renato.88, @Isadora Ferraz e outros daqui, do CDH.

 

Mas me diz uma coisa: você não gostou desses amps já prontos? Digo, como esses PAM8403, PAM8506? Olha que para seus falantes (3w/5ohm) servem direitinho, hein?

 

E quanto à marcenaria, como eu disse, só precisa calma e paciência. O que são umas horas a mais num negócio que, pronto, vai durar anos funcionando, dando satisfação? Ainda mais porque cola e tinta demora a secar...

Se você quiser posso dar umas dicas no projeto e na execução.

adicionado 23 minutos depois

OFF TOPIC: Uma última mensagem à @Isadora Ferraz e ao @Renato.88 - Aquele projeto de sensores e indicadores de carga da bateria além dos flip-flops, MOSFETs, OPAMPs, PNPs e NPNs ainda estão de pé. Só não pus em prática porque a dona daquela geringonça lá ainda não me trouxe ela para implementar. Na verdade montei o primeiro flip-flop, fiz a PCB, soldei os componentes, testei e funciona perfeito.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!