Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Resistores são componentes sem polaridade e podem ser montados sem esse cuidado. Desse modo, para melhor lhe ajudar somente se apontares o caso específico, o vídeo ou diagrama..

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

De fato eletricamente pode colocar de qualquer lado mas esteticamente usa-se posicionar a faixa de tolerância pra direita...

Acho que não precisa linkar youtube... aparece direto... testando 1.2.3..

(não vi o video pra lhe detalhar...)

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato eletricamente pode colocar de qualquer lado mas esteticamente usa-se posicionar a faixa de tolerância pra direita...

Mas se você perceber ele colocou alguns resistores na vertical e colocou um resistor na horizontal, desculpe, não feque chateada, será que pode ser colocado em qualquer posição mesmo?

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, wladimir.bandeira disse:

alguns resistores na vertical e colocou um resistor na horizontal,

Acho que coloquei o video errado. você diz a montagem que aparece +- aos 2:50 ou o esquema aos 6:30? Ou ambos? Por favor não se irrite, mas se você pensa que a posição da montagem tem que ser a mesma do esquema, você está totalmente enganado ok?

Outro detalhe são as conexões do protoboard. Entre um lado e outro tem que ser na vertical mesmo mas de um lado só, ou na metade de cima p.ex., na horizontal ou inclinado. Você vai entender totalmente depois que descobrir como os buraquinhos estão conectados entre si. Seria isso? Ou te irritei ainda +? 😶

Se nada disso, perdão mas não vi o video todo...

Resumindo.. resistor? ...sim pode ser colocado em qualquer sentido. Já a posição deve ser coerente com o diagrama de conexão claro. Já semicondutores generalizados, aí sim tem lado certo pra montar, bem como capacitores eletrolíticos e afins...

Postado

@wladimir.bandeira

O importante para os componentes eletrônicos é o seu contato com os outros componentes. 

Numa protoboard ou PCI os componentes devem ter apenas o contato elétrico entre si sem se importar se está na horizontal ou vertical.

Afinal posição deles na placa é apenas uma questão de estética ou melhor posição para fazer o circuito ser o menor possível. 

Para os resistores tanto faz o lado, afinal eles não tem polaridade. 

Sobre polaridade fique atento apenas nos capacitores eletrolíticos e semicondutores. 

• Obrigado 1
  • 6 anos depois...
Postado

@.if Eu costumo colocar os resistores como se tivesse polaridade, ou seja, na ordem das faixas de cores como se o início fosse o positivo. Não que interfira no funcionamento, mas isso ajuda muito a analisar o circuito depois de montado, porque serve de referência pra saber rapidamente o sentido da corrente por eles.

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado

@Fausto Odilonagradeço por me mencionar. me motivou a retornar 😁. Permita-me uma tradicional trazida do mundo real pra este virtual:

Esta era uma "regra" de quando se montava componentes manualmente na linha de produção. As montadoras eram 1/2 que ensinadas sobre código de cor e orientadas a colocar o resistor no sentido da serigrafia. Obviamente uma ou outra em meio a uma fofoca e outra colocava "invertido" .. (bem como diodos, transistores e ci's.. sério.). o resistor não causava dano mas os semicondutores.. put a keep are you.!. preju que dava no teste. 

Hoje em dia mais de 99% da montagem é smd e automática então a chance de dano foi reduzida 

Quanto a...

19 horas atrás, Fausto Odilon disse:

saber rapidamente o sentido da corrente por eles

meio que não vejo "sentido"...  em duplo "sentido".. tipo assim, sei lá entende? 🤪 .. algo como a corrente depende do circuito e nem tando do layout pcb 

abç irmão.

• Haha 2
Postado

@wladimir.bandeira

Tenho a eletrônica como hobby há muito tempo e trabalhei com ela também há muito tempo.

Hoje, minhas montagens são todas para poupar espaço nas placas de circuito impresso.

Segue a imagem do layout com uma de minhas últimas montagens. Os diodos e resistores estão em pé, na posição vertical! 

Tx_PCI.thumb.jpg.5ed6e5135d288c3de21f703fb60f50ff.jpg

Boas montagens.

MOR_AL

• Curtir 2
Postado

Confesso que tenho montado muita coisa no padrão "aranha", soldando os componentes uns nos outros pelos seus terminais. É rápido, prático, não tem perdas nas trilhas de PCB e o risco de "pegar" interferência fica bem diminuído. Relé, por exemplo... não só o diodo de proteção mas o próprio driver (transistor e seu r de base) já fica tudo junto, colado na parte de cima do relé, mesmo... Lembrei agora do raríssimo e super prático transistor que o @Renato.88 nos trouxe e cuja Rb já vem encapsulada junto.

A desvantagem da "aranha" é que se precisar substituir algum componente dá um trabalhão. Isso quando o não tem que jogar tudo fora, a "água, o bebê e até a bacia"...

Tem outras técnicas que podem ser usadas em combinação. Por exemplo um set de resistores ou capacitores em paralelo montados numa PCB usando apenas dois furos... Uma matéria aqui sobre técnicas de montagem.

• Curtir 3
Postado
Em 31/05/2025 às 20:00, rmlazzari58 disse:

Lembrei agora do raríssimo e super prático transistor que o @Renato.88 nos trouxe e cuja Rb já vem encapsulada junto.

Pois é, descobri esse componente quando ganhei umas sucatas de um vizinho que tinha oficina de eletrônica. Estavam em vários Vídeo k7 dos anos 80/90. Pesquisei os datasheets dos diversos componentes que tinham nas placas e tinha vários desses. 

Existe esse componente em diferentes formas e potências diferentes, por isso comprei outros na loja que indiquei em outro tópico. 

Esses dias, percebi que há uma variedade e preço baixo nos sites da China. Se funciona, não sei dizer! 

Em 30/05/2025 às 14:08, .if disse:

meio que não vejo "sentido"...  em duplo "sentido".. tipo assim, sei lá entende? 🤪 .. algo como a corrente depende do circuito e nem tando do layout pcb

Tem um certo sentido sim... 

A ideia seria colocar os resistores de forma onde o começo da leitura das cores se encaixe com o lado positivo da corrente. 

Assim se forma um padrão para medir o resistor. 

• Curtir 1
  • Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!