Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock pela BIOS não está sendo aplicado


Posts recomendados

Boa tarde a todos. Gostaria que alguém pudesse me explicar o que está acontecendo aqui. Recentemente comprei uma placa-mãe GA-970A-DS3P, mas estou tendo problemas para realizar overclock no meu FX-8300. Eu defini o multiplicador para 20, visando obter 4 GHz. E essa é de fato a configuração marcada na BIOS e reconhecida pelo painel de controle do Windows. Entretanto, não é o que está acontecendo na prática. Se liga no print:

image.thumb.png.6ebb1c29576674bf060358c249089981.png

 

O painel de controle reconhece 4,02 GHz, mas os núcleos continuam operando a 3,3 GHz. Não encontrei nenhuma outra pessoa passando pelo mesmo problema que eu. Tenho o Turbo Core, o Cool n' Quiet e o HPC Mode desativados. Alguém conseguiria lançar uma luz sobre meu problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bernardo Lansing disse:

Boa tarde a todos. Gostaria que alguém pudesse me explicar o que está acontecendo aqui. Recentemente comprei uma placa-mãe GA-970A-DS3P, mas estou tendo problemas para realizar overclock no meu FX-8300. Eu defini o multiplicador para 20, visando obter 4 GHz. E essa é de fato a configuração marcada na BIOS e reconhecida pelo painel de controle do Windows. Entretanto, não é o que está acontecendo na prática. Se liga no print:

image.thumb.png.6ebb1c29576674bf060358c249089981.png

 

O painel de controle reconhece 4,02 GHz, mas os núcleos continuam operando a 3,3 GHz. Não encontrei nenhuma outra pessoa passando pelo mesmo problema que eu. Tenho o Turbo Core, o Cool n' Quiet e o HPC Mode desativados. Alguém conseguiria lançar uma luz sobre meu problema?

Baixe algum programa de estresse da CPU e mande rodar 100% da potência da CPU, veja se não chega em 4000MHz no HWMonitor.. ele deve estar baixando o clock porque não tem nada pesado sendo executado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bernardo Lansing disse:

Boa tarde a todos. Gostaria que alguém pudesse me explicar o que está acontecendo aqui. Recentemente comprei uma placa-mãe GA-970A-DS3P, mas estou tendo problemas para realizar overclock no meu FX-8300. Eu defini o multiplicador para 20, visando obter 4 GHz. E essa é de fato a configuração marcada na BIOS e reconhecida pelo painel de controle do Windows. Entretanto, não é o que está acontecendo na prática. Se liga no print:

image.thumb.png.6ebb1c29576674bf060358c249089981.png

 

O painel de controle reconhece 4,02 GHz, mas os núcleos continuam operando a 3,3 GHz. Não encontrei nenhuma outra pessoa passando pelo mesmo problema que eu. Tenho o Turbo Core, o Cool n' Quiet e o HPC Mode desativados. Alguém conseguiria lançar uma luz sobre meu problema?

Acho que ele só vai chegar no clock máximo quando o processador for muito exigido.

Rode algum programa de stress para testar

https://www.custompcreview.com/articles/8-best-tools-stress-test-pc-cpu-ram-gpu/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estressei o processador com o OCCT. É a primeira vez que eu uso esse programa, não sei se ele é bom. O fato é que iniciei o estresse e o clock não aumentou. Alguns segundos depois, o computador simplesmente reiniciou, sem nem dar tela azul nem nada. Aliás, tem um outro problema muito absurdo, que é quando desativo o Turbo Core pela BIOS. Simplesmente o computador não consegue ligar, fica ligando e desligando num loop infinito (às vezes). Depois de ele ter reiniciado, tive de dar um clear CMOS pra conseguir ligar o PC de novo. Francamente, eu já tinha ouvido falar que as placas-mãe da Gigabyte eram bugadas, mas não sabia que chegava a esse nível, credo (já tive outra dificuldade pra instalar Windows, que essa maravilha não conseguia entender em que disco eu queria instalar e precisei tirar todos meus HDs antes de fazer isso).

 

Enfim, vou usar o Overdrive pra ver no que dá. Não gosto muito de usar esse programa porque uma vez ele bugou e queimou um processador meu. Mas parece que não me resta alternativa, já que a BIOS não quer colaborar comigo.

adicionado 32 minutos depois

Fui tentar usar o OverDrive agora, subi de 3,3 pra 3,5. MANO DO CÉU. A tela começou a piscar exatamente que nem da outra vez que queimou minha CPU. Vocês nunca vão ver alguém voar que nem eu voei pro botão de desligar. Consegui me salvar, tá tudo intacto, mas nunca mais vou chegar perto desse OverDrive. Duas CPUs queimadas pelo mesmo software? Não, obrigado. Se alguém tiver alguma proposta pra dar um trato nessa minha BIOS problemática, eu ficaria agradecido em ouvir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!