Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Ajuda ai donos de Ryzen 7 2700x (ou quem souber).
Montei meu Setup ontem e notei algumas coisas erradas.

Processador: AMD Ryzen 7 2700X, Cooler Wraith Prism
Placa-mãe: Asus Rog Strix X470-F Gaming DDR4 AMD

Primeiramente baixei todos os Driver's e etc.. e baixei o Aura Sync p/ controlar os RGB e sincronizar todos os componentes, porém percebi que o cooler do Ryzen 7 2700x, tem 2 (Duas) "iluminações" separadas, o da ventoinha interna, e um feixe no corpo do cooler, o RGB da ventoinha interna eu consigo sincronizar com o restante dos componentes junto ao Aura Sync, porém o feixe no corpo muda de cor sozinho, sem eu ter controle, e não acompanha o restante, ficando fora de sincronia, gostaria de saber se tem algo de errado, ou esse feixe e "incontrolável" mesmo, até quando eu desativo a toda iluminação, ele fica ligado.
OBS: Liguei ele, na placa-mãe na alimentação 12V G R B. (imagens abaixo)

Obrigado.

E ADM, tenho tópico aberto sobre ligação dos RGB, porém são diferentes, favor não excluir.

Sem título.png

tela.png

placa mae.png

Postado

@RS Faria Então, problema e meu inglês, nao entendo nada kkkk

Bom mas na descrição rapaz colocou isso, tradução fico uma porcaria, e fico mais confuso ainda,me perdi legal.

"Este vídeo irá ajudá-lo a economizar muito tempo porque explica para você o que os dois cabos são para o seu cooler AMD Wraith e quais se conectar e porque se você conectar o cabo RGB ele usa o software da placa-mãe e você só pode mudar uma cor se se você se você usa se você usa o USB se você usa o USB se você usa o cabo USB ee conectado ao seu e conectado à sua placa-mãe você pode controlá-lo com o software Cooler Master que a AMD fornece e controla tudo e controla todos os três e controla todas as três zonas e controla todas as três zonas. Eu vi muitos analistas construtores apenas conectarem o cabo RGB e lançarem o USB sem saberem o que era. Espero que isso ajude e economize demora muito tempo imaginando se você conecta ambos os cabos, o padrão será RGB e você só poderá controlar uma zona com o software da placa-mãe."

Eu conectei somente o primeiro cabo da esquerda que vai no 12V G R B da placa-mãe.

Tenso

Postado

@Wilian Guimarães

Eu lembro do seu outro tópico e tropecei nesse vídeo.. O cabo RGB, ao que parece, tem função limitada, pois é controlado pelo software da placa-mãe.. Já com o cabo USB, você usa o software da Cooler Master (eu não qual é, mas olhe no site da AMD) e ele dá controle pleno da iluminação..Seria isso..

Ligue só UM dos cabos, não os dois..

Postado

@RS Faria Sim, bom vou dar uma olhada, pois parece que esse da cooler master só da controle do cooler do Ryzen 7 2700x dando interno da ventoinha, quanto da faixa no corpo do cooler, mas não sincroniza os outros componentes (placa-mãe, Placa de vídeo, Memoria).

Amanha vou estar desligando a maquina e mudando esse cabo, tirando o RGB header 12V, e colocando o cabo USB, tomara que sincronize tudo.

Achei esse video, de um cara usando esse Software da cooler master.

Postado

@RS Faria Aproveitar o topico, seguinte

Meu Ryzen 7 2700x, em stock, nesse momento, fazendo download de BFV no origin, está com temperatura variando de 52 a 60 cº, isso e normal ? No CS GO, fica mesma coisa, e no BF1 pelo pouco que testei subiu até 70Cº.

So achei temperatura alta com ele na área de trabalho, baixando algo, ou mexendo na web, outra coisa e o cooler box, que aumenta rotação automática quando temperatura sobre, e faz um barulho meio alto e chato, fui na BIOS e deixei na opção "Silience", mas quando temp sobe aumenta rotação e barulho me deixa pu.too, essas temp estão normais ?

TEMP.png

Postado
47 minutos atrás, Wilian Guimarães disse:

@RS Faria Aproveitar o topico, seguinte

Meu Ryzen 7 2700x, em stock, nesse momento, fazendo download de BFV no origin, está com temperatura variando de 52 a 60 cº, isso e normal ? No CS GO, fica mesma coisa, e no BF1 pelo pouco que testei subiu até 70Cº.

So achei temperatura alta com ele na área de trabalho, baixando algo, ou mexendo na web, outra coisa e o cooler box, que aumenta rotação automática quando temperatura sobre, e faz um barulho meio alto e chato, fui na BIOS e deixei na opção "Silience", mas quando temp sobe aumenta rotação e barulho me deixa pu.too, essas temp estão normais ?

TEMP.png

Está meio alto, meu Ryzen 7 2700 (sem X) fica entre 32~38ºC usando só a internet e programas básicos, usando o cooler AMD Wraith Spire RGB e com um pequeno overclock para 3,5GHz (só de multiplicador, não de tensão). Veja se a circulação de ar interna do gabinete está boa, com pelo menos 1 cooler jogando ar frio para dentro e pelo menos 1 atrás como exaustor.

Postado

@simforoso No momento tenho 3 cooler frontal jogando ar para dentro, e um traseiro tirando o ar, porém estou com 6 cooler coolmoon para instalar, mas queimei a controladora dos RGB dele, esperando chega uma nova, mas nesse mesmo gabinente meu antigo Ryzen 5 1400 nunca chegou a essa temperatura em "stock", usando programas basicos, bem estranho.

Na hora deu instalar eu me compliquei um pouco com o cooler gigante box do 2700x, onde tive que colocar e tirar umas 2 vezes, e isso fez com que a pasta termina do cooler ficasse no processador, mas não correu pro lado nem saiu, mas as vezes perdeu um pouco de pasta sei lá, o que acha ?

Postado
31 minutos atrás, Wilian Guimarães disse:

@simforoso No momento tenho 3 cooler frontal jogando ar para dentro, e um traseiro tirando o ar, porém estou com 6 cooler coolmoon para instalar, mas queimei a controladora dos RGB dele, esperando chega uma nova, mas nesse mesmo gabinente meu antigo Ryzen 5 1400 nunca chegou a essa temperatura em "stock", usando programas basicos, bem estranho.

Na hora deu instalar eu me compliquei um pouco com o cooler gigante box do 2700x, onde tive que colocar e tirar umas 2 vezes, e isso fez com que a pasta termina do cooler ficasse no processador, mas não correu pro lado nem saiu, mas as vezes perdeu um pouco de pasta sei lá, o que acha ?

Essa questão da pasta é interessante. Nesse tira e coloca de cooler, pode ter ficado pouca pasta. Se tens alguma pasta de qualidade aí, limpe bem a base do cooler e o processador com um papel higiênico e aplique uma pasta nova, se não resolver pelo menos mal não vai fazer. Caso não tenha pasta aí, recomendo que compre as Arctic Silver 5 ou a MX-4 (estou usando a MX-4 no meu Ryzen 7 e estou tendo ótimos resultados). Essas pastas você acha facilmente no Mercado Livre, aliás a minha eu comprei lá faz um tempinho já, da época que eu usava Intel ainda....

Postado
1 minuto atrás, Wilian Guimarães disse:

@simforoso Entendi, bom acho que vale a pena a tentativa, eu tenho uma pasta lacrada nova, essa aqui.

https://www.kabum.com.br/produto/96815/pasta-termica-rise-silver-frost-cinza-rm-tg-01-frt/?tag=pASTA TERMICA RISE

Pelo o que vi, e uma pasta boa, mas não entendo muito disso.

Não conheço essa pasta, mas melhor ela do que pouco ou espalhada por tirar e colocar o cooler.. limpe bem o cooler e o processador como te falei e aplique essa sua e encoste uma vez só o cooler no processador, não gire, nada. Aperte bem as travas e deixe fixo. Deve melhorar suas temperaturas. De repente tire a placa-mãe do gabinete para facilitar a instalação do cooler.

Boa sorte!

Postado
agora, Wilian Guimarães disse:

@simforoso A aplicação da pasta, tu recomenda espalhar sobre toda base do processador, ou somente aquele "pingo" no centro ?

Só um pingo no centro, do tamanho de um grão de feijão. Não precisa espalhar nem nada. Apenas aplique e com a pressão natural do dissipador do cooler AMD, a pasta vai se espalhar por toda a CPU uniformemente, por isso te falei para tirar a placa-mãe do gabinete para facilitar a instalação do cooler. Para não encostar, levantar e depois encostar de novo o dissipador, encoste de uma vez para espalhar bem e uniformemente toda a pasta, na quantidade correta.

Abraços, boa sorte!

Postado
1 minuto atrás, Wilian Guimarães disse:

@simforoso Opa beleza, possivelmente vou fazer até domingo, e volto pra contar o resultado.

Obrigado

Qualquer dúvida me procura amigo, no que eu puder eu te ajudo. Grande abraço. 

Postado

@simforoso Fala meu 10, troquei pasta termina aqui, e infelizmente temperatura não mudou quase nada, continuou praticamente nos mesmos 52 a 60 cº com a ventoinha do cooler em silence, porém joguei ela para mudo TURBO, e agora, oscila entre 40 a 55, isso em tarefas normais, internet etc.. em jogos não passou de 75º, porém no modo TURBO barulho e chatinho kkkk.

Postado
1 hora atrás, Wilian Guimarães disse:

@simforoso Fala meu 10, troquei pasta termina aqui, e infelizmente temperatura não mudou quase nada, continuou praticamente nos mesmos 52 a 60 cº com a ventoinha do cooler em silence, porém joguei ela para mudo TURBO, e agora, oscila entre 40 a 55, isso em tarefas normais, internet etc.. em jogos não passou de 75º, porém no modo TURBO barulho e chatinho kkkk.

Pode ser o sensor da placa-mãe ou do processador com problema. Quando ele acusar 75ºC, toque com o dedo no dissipador e veja se realmente está quente desse jeito, se estiver apenas morno, é erro de leitura.

Postado

@simforoso Vou fazer isso, outra coisa que percebi e que sou um pouco "leigo" e em questão do core speed, ou GHZ (Se for a mesma coisa e claro), onde o 2700X, varia de 3,7Ghz a 4.35Ghz, então teoricamente em Idle, ele deveria trabalhar com o clock base de 3.7GHZ ou variando dependendo o uso correto ? Porém o meu sempre está acima de 4.0GHZ, pois pode ser isso a temperatura acima do normal em Idle.

Unica coisa que fiz foi ativar o D.O.C.P na placa-mãe pra setar minhas memorias a 3000MHZ, achei que era isso, a causa do possivel "problema", de clocks altos e temperatura, porém desativei o mesmo agora, deixando as memorias em 2400MHZ como "padrão" e continua mesma coisa, sei lá agr kkk

E outra porque essa CPU #0 em 100% ? Até em jogo ela fica 100% cravado, *****

Segue print ai.

HWINFO.png

Postado

Eu tenho um 2700x e as temperaturas aqui são +/- isso mesmo, ele é um processador mais quente que o 2700 porque tem um tdp bem mais alto... ryzen e memos realmente é *****, aqui eu ativei o XMP de 3200 das minhas e estou satisfeito, mas tem uma calculadora que você pode baixar e colocar as especs do seu processador e memorias e eles faz os cálculos dos timings para você setar na bios, mas eu não tenho muito saco para ficar testando, então vou de XMP mesmo.. mas no seu caso aí q ta tentando esse comportamento estranho de uso de CPU em idle acho válido você tentar!

Meu cooler faz uma barulho metálico quando ta no máximo, é bem chatinho, mas acho q fui premiado porque não vi ngm reclamando na internet.

Pelas experiências que venho tento com o 2700x eu achei melhor setar um clock base, aqui eu consegui 4.1 em 1.35v com cooler box. sem esse over eu tinha crash no monster hunter world, o jogo simplesmente fechava sozinho aleatoriamente, vi muitas pessoas relatando problemas com ryzen nesse game e com o clock congelado  ta indo legal.. então, p/ mim esse jogo é o melhor teste de stress e estabilidade p/ os ryzen...rs

Aqui fica no max 30% de uso de cpu no MHW e chega a 80ºC fácil. com o over em idle e uso na internet a temp max fica em 58ºC, já se deixar ele em stock passa dos 60ºc, porém a média fica mais alta em over do em idle porque aumenta a minima..rs 

Faça alguns teste com o ryzen master eu acho q vale a pena. 

Postado
20 horas atrás, Wilian Guimarães disse:

@Bruno Dellarosa Opa, entendi, qual seria sua mobo ? 

Vou estar procurando como setar as memorias certinho aqui, e chato mais necessário hehehe

Pra setar a 4.1 tu só aumentou a tensão ? Ou algo mais ?

Ryzen 2700x
2 x 8gb G-SKILL Trident Z RGB - ModeloF4-3200C16D-16GTZR (viajei nesse modelo =/)
Mobo B450 Aorus Pro Wifi
VGA NVIDIA GIGABYTE GEFORCE GTX 1080 8GD GV-N1080WF3OC-8GD
Fonte Corsair Gold Rm750x 750w
1 ssd 240gb
1 ssd 480gb
1 hd 1 tb
Monitor Alienware G-Sync de 24.5" AW2518H
Smart Tv 3D Led LG 49'' 49UB8300 4K

Comecei a ler e brincar com overclock recentemente, eu só estou testando ryzen master.. eu consegui estabilizar em 4.1 em 1.35v esse foi o máximo em 4.2 não rola e eu não quis subir mais a tensão, mas eu ainda to testando não mudei nada na bios.. ainda tenho algumas dúvidas sobre over. por ex.

1- Eu consegui chegar em 4.0 com 1.2375v.. eu acredito q esses 100 a mais no 4.1 não compensam esse aumento de tensão 1.35v..

2- Não tenho crtz se é melhor para os ryzen, deixar em stock e variando entre 3.7 e 4.1 e também variando a tensão ou setar o clock mais alto com a menor tensão possível..

3-  será q compensa fazer downclock na bios e ter perfis salvos de over no Ryzen Master para ativar de acordo com a necessidade do momento?

Não sei se eu posso por link de outro forum aqui mas como é para te ajudar

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informações-tecnicas.610541/

nesse tópico você vai encontrar todas as infos sobre as memorias, depois só dar uma busca no google por Download DRAM Calculator for Ryzen. 

Postado

@Bruno Dellarosa Só pra lembrar que a tensão máxima recomendada do Ryzen é 1.450, então provavelmente tu consegue subir pra 4.2 Ghz e aumentar um pouco a tensão ou mesmo ir até 1.4 que não vai ter problema nenhum, a não ser que você não sinta a necessidade e queira ficar em 4.1 com 1.3 mesmo.

Postado
13 minutos atrás, xTeti disse:

@Bruno Dellarosa Só pra lembrar que a tensão máxima recomendada do Ryzen é 1.450, então provavelmente tu consegue subir pra 4.2 Ghz e aumentar um pouco a tensão ou mesmo ir até 1.4 que não vai ter problema nenhum, a não ser que você não sinta a necessidade e queira ficar em 4.1 com 1.3 mesmo.

o que me incomoda de verdade é o barulho metálico do cooler, é alguma vibração q se eu por o dedo em cima para o barulho (será q pode ser os parafusos que fixam o suporte do cooler na mobo) , aí eu tava querendo trabalhar na tensão mínima para ver se esquenta menos e faz menos o barulho.. e também me incomoda um pouco a ideia de mexer na bios e o pc ficar o tempo todo com o clock máximo e tensão máxima..  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!