Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NENHUM jogo do PC roda bem após troca de TV


Posts recomendados

Boa tarde Amigos,

 

Estou desesperado, rs

Eu jogo no meu PC usando uma TV de 49' e até então todos os jogos que tenho no PC rodam perfeitamente na resolução maxima da TV, sem LAG (Ex. PES 2019, MK XL, Street Fighter V - Arcade, etc).

 

Essa semana resolvi trocar minha TV, eu tinha uma FullHD de 49' resolvi trocar por uma 4K 55' e na minha cabeça leiga, se eu trocar de TV, ao menos a resolução 1920x1080 rodaria perfeitamente os jogos, já que na FullHD eu rodava todos os jogos nessa resolução e na qualidade maxima.

 

Pra minha Surpresa, nenhum jogo roda sem LAG, independente da resolução que eu coloque, os jogos ficam com LAG monstruoso nessa TV, mesmo eu colocando em 720p, 1080p ou 4k (Todas as resoluções parecem dar lag de forma igual, mudando apenas a qualidade da imagem).

 

- Ja tentei deixar a resolução do windows mais baixa, igualando a resolução do jogo (x720, x1080, etc) e mesmo assim muito lag

- Ja diminui a qualidade grafica do jogo para o minimo e em qualquer resolução continua dando lag (menos lag que a qualidade grafica maxima, mas ainda sim não jogavel)

- Ja testei de volta na antiga TV de 49' e roda liso e lindo, qualidade maxima em todos os jogos citados acima e resolução 1080p *-*

 

Tem alguma configuração no PC ou na TV que eu deva fazer para os jogos rodarem liso, mesmo em 1080p ou vou ter que fazer upgrade de hardware, se tiver que fazer upgrade, qual deles?

 

- Segue as especificações das TVs

Samsung J5200 LED FullHD 49'

Samsung NU7400 LED 4K 55'

 

- Especificações do PC

Motherboard Asus H110M-CS/BR

Processador Core i5-7500 3.0Ghz (Up To 3.8Ghz)

RAM 8 GB HyperX Fury

Win 10 Enterprise x64

VGA: Gigabyte Geforce GTX 1060 3GB

Fonte: 600W
* Edit: HDD:  Seagate Barracuda 1TB

 

Obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís Roberto C. da Silva obrigado pela resposta.

 

Vou procurar essa informação no manual e configurações do menu, porém, essa taxa pode mesmo interferir no jogo dessa forma?

Achava que isso causava no maximo alguns atrasos ou gargalos pontuais, não esse lag deixando o jogo "injogavel".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís Roberto C. da Silva procurei no menu da TV toda, de cabo a rabo rs,  alguma opção do tipo, sem sucesso.

 

Mas, achei na TV o "modo jogo" que fica escondido a 7 chaves, era uma opção que deveria estar com acesso mais fácil... De fato os jogos ficaram rodando lisinho em 720p, mas em 1080p ainda não estão legal, visto que na outra TV rodavam.

 

Pode ser que esse modo jogo altere alguma coisa nas taxas de atualizações mesmo, até um "efeito onda" que dava no Windows parou, talvez se a TV tivesse como personalizar essa taxa eu conseguisse resultados melhores, mas a TV não tem a opção. 😥😥😥

 

Estava pesquisando no Google e entrei em um grupo, lá algumas pessoas disseram que mesmo o jogo sendo a mesma resolução, uma TV nativa em 1980x1080 não precisa "esticar" o jogo igual uma TV cuja resolução nativa é 3840x2160, no meu caso a nativa é 4096 x 2160, ou seja, maior ainda, alguns concordaram, a maioria descordou... Pra você faz sentido essa informação???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece é o seguinte: se a resolução do vídeo for de 1980x1080 (FullHD) e rodar o jogo na mesma resolução, a tela será preenchida totalmente pelo jogo, mesmo rodando em uma janela; mas se rodar o jogo numa resolução mais baixa em uma janela, ela ficará bem menor do que o espaço da tela, para contornar isso marcamos a opção full screen, que preenche a tela, mas com resolução baixa ou seja um pixel do jogo vai ser representado por mais de um pixel físico da tela.

 

No seu caso, rodando o jogo em fullhd, numa TV 4K, cada pixel do jogo será representado por 4 pixels físicos da TV, o que pode dar uma percepção de baixa qualidade. Em outras palavras, "tamanho não é documento".

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
14 horas atrás, MadMau disse:

Vou procurar essa informação no manual e configurações do menu, porém, essa taxa pode mesmo interferir no jogo dessa forma?


Achava que isso causava no maximo alguns atrasos ou gargalos pontuais, não esse lag deixando o jogo "injogavel".

Quando você pluga o cabo do computador na televisão, deve aparecer a taxa de atualização (em Hertz) em algum lugar da tela. Ela também é encontrada no painel de controle da sua placa de vídeo. 

 

Digamos que a taxa esteja em 30 Hz. Portanto, seu computador pode estar enviando o que for que a televisão processará apenas 30 FPS. Logo, a sensação de lag será mesmo grande. Provavelmente é isso.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, KairanD disse:

Quando você pluga o cabo do computador na televisão, deve aparecer a taxa de atualização (em Hertz) em algum lugar da tela. Ela também é encontrada no painel de controle da sua placa de vídeo. 

 

Digamos que a taxa esteja em 30 Hz. Portanto, seu computador pode estar enviando o que for que a televisão processará apenas 30 FPS. Logo, a sensação de lag será mesmo grande. Provavelmente é isso.

Altere a taxa de atualização do jogo (FPS) pra ver se melhora, baixe pra 30.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Luís Roberto C. da Silva Na realidade, eu diria para subir a taxa de atualização da televisão no menu da placa de vídeo... Ou tentar outra porta da televisão se não aparecer opção (em alguns modelos, nem todas as portas suportam elevadas taxas). Uma TV 4K certamente suporta 1080P a, no mínimo, 60 Hz. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, KairanD disse:

@Luís Roberto C. da Silva Na realidade, eu diria para subir a taxa de atualização da televisão no menu da placa de vídeo... Ou tentar outra porta da televisão se não aparecer opção (em alguns modelos, nem todas as portas suportam elevadas taxas). Uma TV 4K certamente suporta 1080P a, no mínimo, 60 Hz

Verdade.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís Roberto C. da Silva e @KairanD obrigado pelas suas respostas.

 

Quando coloquei no modo jogo a TV ficou em 60hz, e a melhora foi significante, tanto que em 720p roda liso. so que 1080p que esta dando lag.

 

Acima de 1080p, acredito que seja limitação de minha GPU (Acredito), mas em 1080p acho que deveria rodar bem, só que com a aparencia de qualidae inferior, seguindo a logica dos pixels que o @Luís Roberto C. da Silva nos passou. 😕 😕 😕 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos,

 

Como ultimo suspiro, rs eu decidi alterar as configurações dos jogos no painel de controle da NVIDIA, e ativei a sincronização vertical de todos os jogos através do próprio painel da NVIDIA (Não pelo jogo) e BINGO!!!

Os jogos estão rodando liso novamente em 1080p, glória rs


Já na TV antiga, o jogo fica bastante ruim agora, dando um efeito estranho, diferente de LAG, quando desativo a sincronização, volta ao normal, mas já começa a dar LAG na TV nova (LAG mesmo, diferente daquele efeito que dá em alguns jogos que necessita a ativação da sincronização vertical).


Pelos testes que fiz, a resolução se veio por meio de um conjunto das seguintes configurações: 

- Sincronização Vertical no painel de controle da Nvidia.
- Ativação "Modo Jogo" na TV
- Ativação do "HDMI UHD Color" e "HDR+" de acordo com o Link que um usuario de um outro forum me passou (Segue o link: https://www.samsung.com/ca/support/tv-audio-video/tv-best-settings-for-uhd-gaming/), link somente me inglês, quando procurei em paginas Pt-Br não achei nada do tipo.


Se qualquer alteração dessas forem desativadas, o problema volta.
Resoluções acima de 1440p continuam com LAG, não rodam bem, mas acredito ser por limitação do meu Hardware (Se eu estiver errado alguma alma me fale, rs), então agora posso considerar o problema resolvido.

 

Obrigado @Luís Roberto C. da Silva@KairanD pelo tempo dedicado a me ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!