Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Corrente da porta USB de PCs


Posts recomendados

Pessoal, coloquei essa questão num outro fórum do CDH por se tratar de fonte para PC mas acho que o pessoal de lá não se habilitou, quem sabe alguém aqui me ajuda? Montei uma caixinha de som para PC

e estava usando um carregador de celular para alimentá-la. Para evitar que o som ficasse "engasgando", já que carregador não é fonte, coloquei um capacitor na entrada da alimentação. Mas toda vez que eu desligo o PC preciso me lembrar de desligar também a caixinha. Pensei em usar uma porta USB do PC para essa alimentação mas estou em dúvida. Descobri que o hub de USBs destina 0,5A para cada porta e acho que o amp da caixinha pode pedir mais que isso (3w/5v=0,6A, tá certo isso?). Bem, além da caixinha só tem um teclado e um mouse nas portas USB e a informação que o Windows me dá é que esse hub suporta até 8 USBs com 0,5A cada uma. Então tô pensando que talvez o PC possa entregar, se for necessário, mais do que 0,5A na porta da caixinha, será que pode?

 

Afinal, será que se eu alimentar essa caixinha pela porta USB pode queimar alguma coisa no PC, fonte, placa-mãe etc.? E o capacitor, ajuda, atrapalha ou não faz diferença?

Como tem uns conectores ociosos saindo da fonte desse PC, e se não for bom usar uma USB já existente, e se eu "puxasse" de um deles (o que iria para leitor de CD, por exemplo) e fizesse uma USB sem nada além da saída de 5v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Pessoal, coloquei essa questão num outro fórum do CDH por se tratar de fonte para PC mas acho que o pessoal de lá não se habilitou, quem sabe alguém aqui me ajuda? Montei uma caixinha de som para PC

e estava usando um carregador de celular para alimentá-la. Para evitar que o som ficasse "engasgando", já que carregador não é fonte, coloquei um capacitor na entrada da alimentação. Mas toda vez que eu desligo o PC preciso me lembrar de desligar também a caixinha. Pensei em usar uma porta USB do PC para essa alimentação mas estou em dúvida. Descobri que o hub de USBs destina 0,5A para cada porta e acho que o amp da caixinha pode pedir mais que isso (3w/5v=0,6A, tá certo isso?). Bem, além da caixinha só tem um teclado e um mouse nas portas USB e a informação que o Windows me dá é que esse hub suporta até 8 USBs com 0,5A cada uma. Então tô pensando que talvez o PC possa entregar, se for necessário, mais do que 0,5A na porta da caixinha, será que pode?

 

Afinal, será que se eu alimentar essa caixinha pela porta USB pode queimar alguma coisa no PC, fonte, placa-mãe etc.? E o capacitor, ajuda, atrapalha ou não faz diferença?

Como tem uns conectores ociosos saindo da fonte desse PC, e se não for bom usar uma USB já existente, e se eu "puxasse" de um deles (o que iria para leitor de CD, por exemplo) e fizesse uma USB sem nada além da saída de 5v?

USB 2.0 conseguem fornecer no máximo 500 mA por porta. não tem como a USB fornecer mais de isso na porta. Você pode combinar duas portas USB para dobrar a corrente fornecida. Como naqueles cabo "Y" usados em  cases de HD externo USB, ai você consegue  1A com as portas combinadas . Se sua placa-mãe tiver usb 3.0 elas fornecem 900mA por porta 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, ederlap disse:

USB 2.0 conseguem fornecer no máximo 500 mA por porta. não tem como a USB fornecer mais de isso na porta. Você pode combinar duas portas USB para dobrar a corrente fornecida. Como naqueles cabo "Y" usados em  cases de HD externo USB, ai você consegue  1A com as portas combinadas . Se sua placa-mãe tiver usb 3.0 elas fornecem 900mA por porta 

 

A placa-mãe é ASRock N68 VS3 UCC, não tem USB 3, só USB 2. Mas a ideia de juntar os +5v de duas USBs me parece boa. Será que pode soldar direto, os dois positivos juntos de cada conector?

 

E aquele cálculo que fiz, @ederlap, que o consumo máximo do amp é 0,6A, (3w/5v) será que tá certo aquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o soquete vem da placa-mãe, existe limitação com as trilhas finas e alguns componentes intermediários que deve ter como por exemplo indutores, transistores ou cis que controlam as portas. 

Uma alternativa para corrente maior é puxar 5V direto da fonte. 

Eu já fiz isso muitas vezes, inclusive para alimentar um monitor de vídeo 12V que está sem a fonte original. 

Outra coisa que eu fiz foi adaptar um relé pra desligar o monitor de 110V quando o PC desligar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

um carregador de celular para alimentá-la

Se ligar tudo pc, monitor, impressora e carregador e escambal numa régua de tomada, penso ser uma opção boa, minimalista e com zero conhecimento eletrônico - caso não te esqueças de apertar o botão de desliga da régua.

Caso contrário, meu voto vai para...

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

é puxar 5V direto da fonte

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

22 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

meu voto vai para... é puxar 5V direto da fonte

 

Dei uma olhada e achei muito complicado puxar 5v direto da fonte para uma das USB traseiras, os jacks são soldados na placa-mãe. Daria para fazer com as da frente do PC mas aí o cabo de 5v da caixinha ficaria pendurado, exposto, atrapalhando. Pensei em usar uma das mini-din para teclado e mouse mas... deu preguiça de estudar, saber se dali dá prá puxar essa corrente.

 

Então vou pegar uma régua e dar uma alterada nela: uma das tomadas, a que vai para o PC, vai direto para o interruptor da régua e as outras, além desse interruptor, vão ter que passar por um relé. E, claro, da régua sai um cabo USB de um mouse quebrado. Ficou fácil, na régua volto a por a fonte-fake (carregador) da caixinha e até o monitor. :)

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha ideia era que você colocasse um conector atrás do PC, poderia ser até mesmo P2 ou P4 e ligasse num conector qualquer que esteja sobrando na fonte. 

 

Mas no fim a sua ideia é a mesma que eu tive, já que as minhas caixas tem a fonte embutida e eu não quis mexer, eu também coloquei o relé dentro da régua, assim quando o PC desliga corta a caixinha e o monitor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dificuldade em encontrar esse relé, 5v na bobina e contatos para 110v / 10A! Vou ter que buscar na Sta. Efigênia e é para 220v / 10A. O que sobra não falta...

 

Mas vim te perguntar uma coisa, @Renato.88: posso ligar direto a bobina do relé na USB do PC? Não precisa nenhum transistor, aquele díodo invertido, nenhum circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Que dificuldade em encontrar esse relé, 5v na bobina e contatos para 110v / 10A! Vou ter que buscar na Sta. Efigênia e é para 220v / 10A. O que sobra não falta...

Qualquer relé com bobina de 5V serve.

Se tiver relé de 12V aí da pra puxar de um conector de HD que esteja sobrando.

 

24 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas vim te perguntar uma coisa, @Renato.88: posso ligar direto a bobina do relé na USB do PC? Não precisa nenhum transistor, aquele díodo invertido, nenhum circuito?

Coloca só o diodo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!