Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VRMs da mobo Asus Prime B450M


Posts recomendados

Eai galera, tudo bem?

Bom, eu estou montando um kit (R5 2600), e essa é a placa-mãe (Asus Prime B450M "GAMING") que eu decidi comprar, a que está dentro do meu orçamento, achei ela aqui no rio de janeiro por 470 reais.

Lendo sobre essa placa, a coisa mais criticada nela foi o fato de não possuir dissipador nos VRM, corrijam-me se eu estiver errado, eles são essas caixinhas que eu marquei na foto? É a primeira vez que estudo sobre isso. No caso essa placa tem 6, significa que ela tem 6 fases?

Minha outra opção era a Gigabyte Aorus b450 M, mas ela custa 200 reais a mais e eu prefiro investir esse dinheiro em um SSD.

 

Eu me preocupei com esse lance dos VRM por quê eu moro no rio, e aqui a temperatura ambiente comumente ultrapassa a casa dos 40º (é sério), e descobri que a temperatura desses carinhas é muito importante. Então aqui entra o X da questão, esses dissipadores de alumínio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869214558-kit-c-6-dissipador-adesivo-p-vram-vga-vrm-mosfet-14x14x6mm-_JM?quantity=1

Seriam uma boa alternativa para colocar nessa placa? No caso um em cada caixinha dessas vulgo VRM, desde já agradeço a ajuda de todos.

 

picnav-n1.jpg.9948af0969d677316a8cee50c24160bb.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estas "caixinhas" são as bobinas, ou chokes. Elas fazem parte do VRM mas não é isto que esquenta, o que esquenta são os mosfets (quadradinhos pretos ao lado dela).

Esta placa tem 4 fases para o processador em si e 2 fases para o SOC (controlador de memória e demais recursos onboard no CPU).

 

14mm², tem que ver se tem espaço pra isso entre os componentes aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Phoenyx disse:

Estas "caixinhas" são as bobinas, ou chokes. Elas fazem parte do VRM mas não é isto que esquenta, o que esquenta são os mosfets (quadradinhos pretos ao lado dela).

Esta placa tem 4 fases para o processador em si e 2 fases para o SOC (controlador de memória e demais recursos onboard no CPU).

 

14mm², tem que ver se tem espaço pra isso entre os componentes aí.

Boa tarde meu caro, @Phoenyx , muito obrigado pela resposta esclarecedora. Só me resta mais uma única dúvida, quais exatamente são os mosfets? Utilize esta imagem para auxílio. Obrigado.picnav-n1.jpg.095c1cd3dd1433d3d87b79b9c8c948d4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos eles, sendo 1 e 2 para o SOC (nem todas as placas refrigeram eles) e 3 e 4 para o CPU.

Mas se vai refrigerar já mete dissipador em tudo.

 

Só fica ligeiro com o tamanho/massa/peso do dissipador, se tiver pouca massa não dará conta. Outra coisa é em relação aos valores, pois você poderia pegar uma B450GT3 da Biostar por 500 e poucos reais, já com dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Esta parece uma boa placa, dei uma olhada. Achei somente no terabyte shop custando 540 à vista + frete, no caso a minha eu compraria na minha cidade, não pagaria frete nem esperaria por 470 reais, em qual das duas situações apostariam? Também reparei que ela não possui dissipadores no chamado SOC, citado acima. Segue a Imagem da B450GT3placa-mae-biostar-racing-b450gt3-ddr4-amd-am4_69989.jpg.47d34e3116610b1a826942a97614e5f4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

@PedroLOliveira Eu acabei optando por outra placa, eu comprei uma gigabyte B450 Gaming, que já vinha com um dissipador bem legalzinho, mesmo ela não tendo 4 soquetes, não faz diferença pois eu ia usar 2x8 de qualquer forma. Além dela ser no design ultra durável da gigabyte, que é exatamente o que procuro, durabilidade. Se eu tivesse uma placa dessa asus, eu faria um teste na temperatura do mosfet, e se subisse demais eu compraria dissipadores junto ao mercadolivre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!