Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX 570 eventualmente piscando led no conector de energia


Posts recomendados

Espero estar postanto isso no local certo.

Pessoas, eu comprei no mercadolivre a uns 6 meses uma placa-mãe gigabyte GA-Q67-D2H-B3 com processador i5 2400 e 12gb de memoria. Adicionei a este kit uma GT1030, alimento isso com uma fonte corsair VS400 e tudo funcionou beleza. Joguei varios jogos, fiz um over maroto na gtzinha pra ela ter um pouco mais de folego. O computador está sempre ligado, e nunca deu uma tela azul. Surgiu oportunidade de vender a GT e pegar uma RX570 da gigabyte. Pois bem, com essa placa de video, que tem um led no conector para alertar sobre problemas de alimentação, EVENTUALMENTE o led da uma piscada, e nao importa se ta sob stress ou nao. Desativando no gerenciamento do processador o EIST, C3 e C6 o problema diminuiu, ficando ainda mais exporadico. Joguei BF1 por umas 2h ontem, e o led deve ter piscado umas 5x. Desativando o EIST, C3 e C6, resolvi também um pequeno zumbido que estava emitindo no som.

Pois bem, falta de alimentação eu sei que não é, pois essa VS400 vai com folga até os 450w segundo o teclab, e esta fonte eu comprei nova. O computador está aterrado, e a posição da fase está correta na tomada. Uso um filtro de linha SMS dos bons.

Esta piscada muito eventual deste led, creio eu que não  possa ser considerada normal. E agora, o problema é placa de video ou a placa-mãe? (estou suspeitando muito da placa-mãe)
E mais um detalhe, a RX eu também comprei nova, e eu já testei baixar as frequencias da RX no afterburner, o GPU baixei de 1244 para 1050 e as memorias de 1750 para 1650.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@boinard Sinceramente esse led pode ser um péssimo amigo, aquele diabinho na orelha sabe ?

 

Está tendo problemas ? Já testou com algum software de estresse para ver se ela "arrega" ? Se não houver problemas, poe uma fita no led e seja feliz pois essas "proteções" até hoje nunca me mostraram ser totalmente confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD  Está conectada a um filtro de linha. A rede eletrica eh estavel no meu bairro, deixei o multimetro na tomada por 1h, eu olhando pro display feito um palhaço, e a variação na tomada sendo de 1, 2v no maximo o tempo todo, e a placa do nada da uma pequena piscada no led, depois de uns 20 .. 30 min, as vezes até mais, outra piscada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo-kayo  Licença concedida kkkkk
A ventoinha da placa geralmente eh definida por padrão pelo fabricante pra entrar em operação aos 60º. Pelo Msi Afterburner eu configurei pra entrar em operação com 25º e ir subindo aos poucos até os 80, que a ventoinha entra em full. Mas minha placa nunca passou dos 55º e a ventoinha girando a uns 60%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, marcelo-kayo disse:

@lnpott @KairanD pedindo licença ao dono do tópico gostaria de saber se as temperaturas da minha estão normais, rx 570 4gb nesse momento 45 graus, logo que abro o jogo os fans ligam, e a temperatura nunca passou de 72 graus, é assim mesmo?, devo me preocupar?.

Normal... Fique tranquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, boinard disse:

A ventoinha da placa geralmente eh definida por padrão pelo fabricante pra entrar em operação aos 60º. Pelo Msi Afterburner eu configurei pra entrar em operação com 25º e ir subindo aos poucos até os 80, que a ventoinha entra em full. Mas minha placa nunca passou dos 55º e a ventoinha girando a uns 60%.

Retorne sua placa para as configurações de fábrica. Não existe nenhum problema na placa alcançar 60ºC antes dos fans ligarem, é feito para ser dessa forma. Isso poupa a vida útil dos fans e economiza energia sem causar qualquer tipo de prejuízo.

 

A 60% nessa temperatura os fans estão girando além do normal e isso também vai acelerar o desgaste prematuro.

adicionado 2 minutos depois
2 horas atrás, boinard disse:

Eu só vim no forum pra saber se tinha mais gente com o problema, e pelo visto é bem recorrente. 

Esse sistema da Gigabyte tem cara de ser um "sucesso" igual aquele Anti-Surge da Asus: bugado, sem utilidade e feito para tirar as pessoas do sério.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando sobre o acontecido.
Monitorei o final de semana todo, e realmente quando ocorrem mudanças no clock da VGA, se eu entro ou saio de um jogo, ou entre trocas de cenas no jogo, que exigem menos da placa de video, o led pisca. Realmente é uma falha na hora que baixa ou aumenta a tensão requerida. O único "problema" eu notei mesmo é que a fonte deve ta tabalhando la nos seus 80%, porque a danada ta aquecendo, nada absurdo, mas a carcaça aquece bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...