Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Sou noobao em eletronica e estou com uma duvida.

Nem sei se é possivel, mas vou tentar explicar meu problema.

Tenho um botão que não é um interruptor, é um botao como o limpador do parabrisas (esguicho) ele só aciona enquanto estiver pressionado.

quero ligar uma lampada depois desse botao, ou seja o botao recebe da bateria, quando pressionado ele aciona a lampada.

porém como eu informei o botao so funciona enquanto pressionado.

existe alguma forma ou componente para colocar uma especie de switch no meio?? quando pressiono o botao ele gera uma carga que aciona o switch que fecha a conexao, quando pressiono novamente ele gera a carga e o switw desconecta a conexao.

desculpem a qualidade do desenho e tudo o mais. 

image.png.a61aeb9e37f6ab614050b3edb4d1f68d.png

Postado

Você ta precisando de um rele de pulso positivo/negativo. ele liga e desliga por pulso 12V (quando você aperta o Botão liga, aperta de novo desliga). 

diagrama-instalação-rele-impulso.jpg

Ilustração demonstrativa.

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

De fato um relé de impulso 12V atende sua expectativa. Apesar de caro com relação ao relé comum, considero um artefato muito bem bolado pois envolve elétrica e mecânica.

Uma outra alternativa com eletrônica é você pesquisar por circuito flip flop e adapte ao relé do amigo @sdriver

Dá pra fazer só com transistores... recentemente publicamos aqui mesmo. O amigo @Renato.88 pode lembrar melhor...

• Curtir 3
Postado
48 minutos atrás, crffpa disse:

Tem diferenca entre ser positivo ou negativo? 

Dependendo pode ser qualquer um. 

Para o pulso positivo o botão deve ter o outro fio ligado ao Polo positivo da bateria. 

Sobre o de pulso negativo o botão deve ir ao negativo da bateria. 

Vai depender da sua instalação, se o circuito já estiver pronto terá que escolher o que combina com ele. 

Se for fazer tudo do zero, escolha o mais barato. 

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!