Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem: I3-8100 VS Ryzen5 1600


Posts recomendados

Boa tarde Pessoal, Estou montando um Pc gamer para meu irmão de 10 anos e ele só joga fortnite no PS4, pesquisei sobre placas de custo beneficio para ele que tenham um desempenho identico ao do ps4 e cheguei na conclusão que a RX 570 da AMD seria a melhor escolha agora a duvida fica em torno do processador. vocês acham que qual desses 2 seria melhor para o desempenho em games para o garoto? vale lembrar que ele irá usar apenas para jogos mesmo.

 

os valores das maquinas sairiam em torno de 2700 com o processador da AMD e 2500 com o processador da intel.

intel:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/10072/PC-Gamer-T-Moba-Edition-lvl-2-Intel-i3-8100-Placa-de-Video-RX-Radeon#ppc

 

amd: 

Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz / 3.6GHz Max Turbo YD1600BBAEBOX Six Core 16MB AM4 Cooler Wraith Spire

Memória DDR4 XPG Z1 AX4U266638G19-SSZ1 8GB 2666MHz

Placa de Vídeo Gigabyte Radeon RX 570 Gaming 4GB GV-RX570GAMING-4GD GDDR5

HD Seagate Barracuda ST1000DM010 1TB 7200RPM 64MB Sata III

Fonte PCYES Electro V2 550W 80 Plus Bronze PFC ATIVO

placa-mãe Asus PRIME A320M-K DDR4 AM4

HD Seagate Barracuda ST1000DM010 1TB 7200RPM 64MB Sata III

 

 

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelo-kayo olá já editei o post.

 

obrigado!

adicionado 1 minuto depois

@Math.Pi eu fiz testes nesse site:

https://www.gpucheck.com/pt-eur/compare/amd-radeon-rx-570-vs-amd-radeon-rx-570/amd-ryzen-5-1600-vs-intel-core-i3-8100-3-60ghz/ultra/ultra

 

e deu vantagem para o processador intel.

por gentileza, o que é CPU bound?

adicionado 2 minutos depois

se  a placa de video que eu citei(rx 570) nao tiver o desempenho similar de um ps4 por favor me corrijam.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gustavo Gorgatti Squilante Sinceramente duvido um pouco desse teste.

 

Jogos CPU bound são aqueles que realmente dependem muito do CPU para o jogo rodar de forma fluída, e isso depende muito da performance de cada Core, isso é, o IPC do CPU, quando mais alto mais FPS ele vai empurrar sem engasgar.

 

Alguns jogos já fazem aproveitamento melhor de muitos cores(Fortnite tenho minhas dúvidas). O IPC de ambos é bem próximo então creio que 6 cores dê muito mais desempenho em alguns cenários.

 

Eu iria de R5.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gustavo Gorgatti Squilante Na verdade ela é boa sim, melhor que a GT1030 em alguns cenários.

 

Na verdade ele é um 4-core, contra os R5 1600/2600 que são 6-cores.

 

Isso faz uma certa diferença em alguns jogos modernos.

 

Alem do que quando utilizando a iGPU o clock fica um pouco limitado devido ao CPU manter por padrão o TDP.

 

Só recomendo em casos nos quais realmente o orçamento é limitado e se deseja jogar uns jogos em qualidade aceitável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gustavo Gorgatti Squilante Reduz um pouco sim, supondo que coloque uma RX580 8gb, tendo um 1600/2600 vai ter mais desempenho, mas pouco importa se você pretende jogar acima de 60fps, isso o 2400g com a iGPU desabilitada já vai entregar.

 

Agora, o 2400g leva bem em 720p "qualquer" jogo, qual o monitor vai usar ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, lnpott disse:

@Gustavo Gorgatti Squilante Reduz um pouco sim, supondo que coloque uma RX580 8gb, tendo um 1600/2600 vai ter mais desempenho, mas pouco importa se você pretende jogar acima de 60fps, isso o 2400g com a iGPU desabilitada já vai entregar.

  

Agora, o 2400g leva bem em 720p "qualquer" jogo, qual o monitor vai usar ?

@lnpott  entao, como é para meu irmão, eu pretendo por hora deixa-lo com uma televisão samsung de 32 polegadas que ja possuimos que é onde ele joga no console. posteriormente pretendo adapta-lo a usar mouse e teclado e aí sim comprar um monitorzinho de entrada o mais basico com custo beneficio possivel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Gustavo Gorgatti Squilante O Core i3 8100 é um chip muito inferior ao Ryzen 5 1600. Mesmo que consiga alguns FPS a mais na média, não tem como comparar o desempenho multi thread e os núcleos extras do Ryzen te livram do problema de stutter que o Core i3 teria em jogos CPU bound, ao bater 100% de uso.

 

 

O Ryzen 5 2400G só faz sentido se você for usar o vídeo integrado dele. Que seria, naturalmente, absurdamente mais lento que a RX 570 que você estava pensando em comprar.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gustavo Gorgatti Squilante disse:

@lnpott  então , eu to pensando em pegar esse 2400 para gastar menos, e se caso meu irmão reclamar da qualidade grafica depois comprar uma placa de video para melhorar a qualidade... o desempenho nao  reduz nesse processador né?

 

Você tem que ter em mente que, apesar de o video integrado do 2400G ser decente, ele não chega nem perto do desempenho da RX 570 que você queria a princípio. Jogar Fortnite nele será bem aquém do que é no PS4. Em 720p você vai pegar uns 70 FPS, mas em 1080p dificilmente passará dos 50 FPS.

Como outros já apontaram, o 1600 é melhor para jogos que dependam muito do desempenho do processador (CPU bound). Não sei se vale a pena economizar agora se você meio que já sabe que vai acabar comprando uma placa de vídeo mais pra frente. Mas se acabar sendo realmente essa sua opção, talvez já seria o caso de pensar em pegar então o 2200G, que vai te entregar um evidentemente desempenho inferior (mas dentro do esperado pelo significante preço a menos que cobra) ao do 2400G no Fortnite a 720p, mas que ainda assim é aceitável (na casa dos 50 FPS), mas que também não vai dar gargalo num upgrade para uma RX 570 depois.

Ou então até seria de se pensar em um combo Athlon 200GE + RX 570, que sairia um pouco mais caro do que o 2400G, mas te entregaria mais desempenho. Se os dois núcleos se demonstrarem insuficientes mais para frente para o que você precisa, aí bastaria o upgrade do processador, mas para um PC gamer certamente o mais importante é o vídeo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, lucasmz disse:

 

Você tem que ter em mente que, apesar de o video integrado do 2400G ser decente, ele não chega nem perto do desempenho da RX 570 que você queria a princípio. Jogar Fortnite nele será bem aquém do que é no PS4. Em 720p você vai pegar uns 70 FPS, mas em 1080p dificilmente passará dos 50 FPS.

Como outros já apontaram, o 1600 é melhor para jogos que dependam muito do desempenho do processador (CPU bound). Não sei se vale a pena economizar agora se você meio que já sabe que vai acabar comprando uma placa de vídeo mais pra frente. Mas se acabar sendo realmente essa sua opção, talvez já seria o caso de pensar em pegar então o 2200G, que vai te entregar um evidentemente desempenho inferior (mas dentro do esperado pelo significante preço a menos que cobra) ao do 2400G no Fortnite a 720p, mas que ainda assim é aceitável (na casa dos 50 FPS), mas que também não vai dar gargalo num upgrade para uma RX 570 depois.

Ou então até seria de se pensar em um combo Athlon 200GE + RX 570, que sairia um pouco mais caro do que o 2400G, mas te entregaria mais desempenho. Se os dois núcleos se demonstrarem insuficientes mais para frente para o que você precisa, aí bastaria o upgrade do processador, mas para um PC gamer certamente o mais importante é o vídeo.

Eu pesquisei a respeitondo atlhon e do pentium, ambos com a 570. Acha que é tranquilo pra rodar o fortnite? porque ai seria uma bela de uma economia em relação ao que eu pretendia antes.

adicionado 0 minutos depois

@lucasmz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gustavo Gorgatti Squilante disse:

Eu pesquisei a respeitondo atlhon e do pentium, ambos com a 570. Acha que é tranquilo pra rodar o fortnite? porque ai seria uma bela de uma economia em relação ao que eu pretendia antes.

adicionado 0 minutos depois

@lucasmz

 

Tranquilo não será, provavelmente terá engasgos em alguns momentos do jogo que exigem mais do processador, mas no geral deverá manter um FPS acima de 60 em 1080p com gráficos no Epic. Já com o 2400G, terá que reduzir bastante a exigência pra rodar mais liso. Há vídeos no YouTube dessa configuração, veja-os.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...