Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, gostaria de uma indicação de watercooler até 300 reais, para o gabinete X-TRIKE BI TURBO.

Config:

i7 6700k stock

gtx 1070

16gb de ram

Obrigado.

• mês depois...
Postado

Boa noite,

Gostaria de saber qual dos 03 water coolers é melhor, ou menos pior, que seja.

Water Cooler Gamdias Chione E1A, RGB 120mm

Water Cooler PCYES SANGUE FRIO, 120MM

Water Cooler GamerStorm DeepCool Maelstrom 120T

Eu uso o CPU em stock ( i7 6700k ), quero mudar o visual do gabinete, atualmente tenho um air cooler que me atende bem, mas n quero mais ele.

Gostaria de sugestões de vocês na escolha de uns dos 03. (Eu vi o WaterCooler CoolerMaster Masterliquid Lite 120, mas o radiador dele vai ter q ficar no teto e eu n qro, qro ele no fan traseiro).

Obrigado.

Postado

@JorgeCH

Eu iria de deepcool, pois acho a marca mais confiável dessas ai, mas na verdade, tanto faz... é tudo igual, só muda o fan e mesmo assim muda pouca coisa, fabricante de todos é o mesmo.

Agora, opinião pessoal, WC de 120mm não é lá muita coisa, se você vai usar o PC stock ainda, eu iria com um cooler de ar, se você leva o PC para outros lugares frequentemente o WC é mais seguro e uma boa opção, e dependendo do cooler a ar que você pegar você vai ter uma performance melhor do que esse WC, e o melhor, menos peça móvel para dar problema.

Postado

@Rolf William Gewers comparei o da deep com um AIR que custa cerca de 70 reais a menos, e eles deram o mesmo desempenho, pra mim estaria ok, porque acho o WC mais clean no setup. Embora wc nunca dure muito pelo q a galera fala... acho q esse é o problema. porque meu air tem 3 anos e tá 100%.

@Batata ambulante Na realidade esses 3 tem desempenho de air cooler de 50 a 70 reais mais barato, estou procurando algo no mesmo desempenho, mas q deixe o setup mais clean.

Postado

@SamucaFO acredito que tenha dificuldades no meu gabinete amigo, teria que ser 120mm...

Fora que 240mm deve ser melhor para quem faz OC, em um comparativo que vi, o  WC de 120 foi equivalente a um air cooler melhor q o meu, então seria mais que suficiente, o wc de 240 só teve real diferença quando foi realizado OC, onde tanto os de 120mm quanto o AIR cooler perderam feio para o de WC de 240mm, então não seria meu caso, devido ao meu uso em stock

Postado

@JorgeCH

Isso ai que WC tem vida útil é relativo, tudo depende de como ele é usado, o que zoa ele é a temperatura da água, WC bacanas tipo corsair nzxt etc trabalham em cima dessa temperatura, não da temperatura da CPU, você pega um WC mais ou menos ele vai se ajustar na temperatura da CPU, e ai fica no esfria esquenta e a água vai pra casa do capeta e ai começa a dar reação nos metais etc e o WC morre, no seu caso, cpu stock, é tudo tranquilo... vai durar muitos anos qualquer um.

Postado

@Rolf William Gewers Então amigo, você me diz que no uso extremo (OC) que o pessoal faz, um WC de entrada como esses seria um problema, devido a essa grande oscilação, mas no meu caso (stock) isso não ocorreria?

Inclusive meu deepcool gammax 300 não passa de 60º, sou um usuário bem tranquilo...

Postado

@JorgeCH

Sim, para exemplificar...

Imagina a CPU batendo 90 graus, a água do WC passando pela placa para esfriar ela, você pode aumentar ou diminuir o fan, mas naquele instante a água que está passando na CPU não vai mudar de temperatura, a água que está chegando vai mudar de temperatura e se os 90 graus continuar a água que esquentou bastante vai esfriar bastante, mas em um cenário normal a CPU oscila o uso pra caramba, então pode ser que a água quente passe pelo radiador quando a CPU está fora do load e a temperatura já voltou para seus 60 graus logo o ciclo todo vai esquentar porque ele está controlando tudo de acordo com a CPU e não a água...

No seu caso, usando tudo stock, dificilmente você passará dos 70 graus se chegar a tanto, mas ai vale calibrar direito também os fans, você pode inserir delays na rotação, se o WC não tem como medir a temperatura da água, então é valido colocar um delay de 1 ou 2 segundos pelo menos na velocidade dos fans para melhorar isso.

Mas é ai que WC morre, galera não se liga nisso, ai o sistema fica lá bombando a 60 graus ou mais, pressão máxima dentro do sistema, reação entre metais bombando, o WC morre e é a vida útil dele que é ruim...

Postado

@Rolf William Gewers Entendi amigo, muito obrigado pela explicação. Como mencionei, nunca vi meu CPU passar de 60 graus com esse air que tenho. Mas também não quero ir para um WC e ele pifar rápido por ser de entrada, acho que é justo né? sou um usuário modesto, ainda mais hoje em dia que com essas resoluções altas, nos games cada vez mais o cpu fica de lado.

E também não quero dar 500 reais num WC para um sistema stock.

Obrigado mesmo pelas informações e atenção que me deu, vou comprar o da deepcool, até porque tenho um air deles, e sinceramente, está em bom estado após 3 anos, só uns pós q ele tá soltando da parte de metal kkk.

Postado

@JorgeCH

Eu sempre parto do princípio de que o fabricante faz algo que irá funcionar, existem casos de erros de fabricação claro, mas acho que a ideia é sempre que tudo irá funcionar bem, alguns melhores outros piores.

Mas guarde bem o seu air cooler, ficar sem PC por causa de cooler deve ser muito chato... Eu mesmo tinha um h115i que entupiu, não vazou e nada, mas eu tinha um h110 de reserva, foi a sorte, hoje valorizo meu air cooler por causa disso, no pior cenário eu assopro ali! hahahahaha

Postado

Já tive wc da Cooler Master, Deepcool e Corsair e não tive problemas pelo tempo que usei.
Um deles usei por uns 3 anos, passei para frente e continua totalmente funcional.

Fora o visual mais clean com melhor acesso a placa-mãe, tem a vantagem do ar aquecido do radiador sair direto para fora do gabinete.

Um detalhe importante do Deepcool é não esquecer de ligar a bomba com o controle de rotação desativado.
Caso contrário a variação de volta.gem pode prejudicar a vida útil do motor da bomba.

Se for citar alguma crítica, eu diria que o processo de montagem é antiquado de ser feito dentro do gabinete.
Seria trabalho para duas pessoas, uma para segurar o backplate enquanto outra fixa o bloco sob o socket do cpu.
Ou então tirar a placa-mãe fora do gabinete, pois o apoio da mesa fixaria o backplate.

A embalagem é uma caixa de papelão que não vem com plástico lacrado de fábrica.
Recomendo verificar todos os acessórios assim que receber.
Digo isso pois já tive problemas com produtos que não são lacrados de fábrica.

Postado

Na bios tem a opção de controle de fans semelhante a esse print aqui.

Ligue a fan de 4-pinos no conector CPU FAN.
Pode deixar no PWM e Standard.

No caso da sua placa, a bomba de 3-pinos pode ser ligada em um dos cha fans.
Configure esse conector em full speed.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!