Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relé de microondas desarmando


Posts recomendados

Boa tarde aos senhores. Eu tenho um microondas que deve ter uns 10 anos, se não for mais. Esses dias ele fez um baita barulho de curto circuito, que chegou reduzir a tensão da rede, queimando o fusível. Abri ele, troquei o fusível, testei capacitor, dioso, as resistências dos enrolamentos dos transformadores, todos os termostatos de segurança, e está tudo normal. Achei bem estranho, pois foi um barulho alto de curto. O magnetron não está em curto na carcaça, e cerca de 2 ohms entre os terminais dos filamentos (acho que é assim que se fala, os terminais atra dele). 

 

Ao colocar ele para funcionar, escolho o tempo, e ao iniciar, ele desatraca algum relé e simplesmente desliga, não queima fusível, não faz o som de curto nem nada. Ao recolocar na tomada ele volta a acender o painel. 

 

Estou perdido, peço aos senhores uma luz. Obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realizei novamente algumas medidas:

-As duas chaves térmicas possuem 12,2 e 11,9 ohms, o que achei muito alto para um forno que consome 1115w (8A em 24ohms daria uma queda de 210v (wft ???? kkkkkkk), seria esse o problema?

 

Atualização: Passei uma lixa nos contatos ate as medidas ficarem condizentes, deu menos de 2ohms.

O fusível queimou, vou ver o que faço para ligar sem a etapa do magnetron.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização 2:

Funcionou numa boa sem o transformador de potência, embora eu tenha usado um fiapo de fio como fusível. Pelo menos tive o bom senso de usar um fiapo fino para o caso de algo sair errado. Agora falta refazer todas as medidas de secundários, capacitor, diodo .....

Pena que o porta fusível saiu com um terminal na minha mão.

adicionado 52 minutos depois

Acabei as medidas. 

Magnetron sem curto na carcaça, e os terminais atras dele (acho q são filamentos) estão com 0.6ohms, sendo que meu multimetro ja possui meio ohm nos proprios cabos.

No transformador o primário está com 1ohm, o secundario de baixa tensão que vai nos filamentos(?) está com 0,6 ohm, e o enrolamento da alta tensão está com 109ohms.

 

O que me parece extremamente estranho e a provável causa do problema é esse capacitor, com 3,8ohms entre os terminais, e obviamento por isso meumultimetro nao consegue medir sua capacitância.

 

Acho que vale a pena deixar claro que abri todos os circuitos para fazer as medidas.

 

O que me dizem? Troco o capacitor e testo? Lembro perfeitamente de medir semana passada e encontrar 860nf nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...