Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso instalar SSD M.2 PCIe em um slot PCIe comum?


Posts recomendados

Em 22/04/2019 às 23:17, Darkmana disse:

Sua placa suporta os M.2 PCIe de última geração: "Com uma largura de banda 4 x PCI Express 3.0/2.0, a M.2 suporta velocidades de transferência de dados até 32Gbit/s."

 

Eu procurei se minha placa tinha esta entrada, mas parece que não... tem como ligar o NVMe em entradas PCI (o SSD ficaria em pé?).8260_src.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

@TasDChopper Negativo, tal instalação não é possível. O encaixe é diferente.

Nada que um alicate e uma boa faquinha de serra não resolvam...

 

Zueras a parte, o que nosso amigo pode fazer é comprar uma placa adaptadora. Ela vai no slot PCI-E como se fosse uma placa de video e nela tem um slot m.2 para o SSD. Ou, existem SSDs que usam o slot PCI-E diretamente. Mas o preço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, sdriver disse:

Nada que um alicate e uma boa faquinha de serra não resolvam...

 

Zueras a parte, o que nosso amigo pode fazer é comprar uma placa adaptadora. Ela vai no slot PCI-E como se fosse uma placa de video e nela tem um slot m.2 para o SSD. Ou, existem SSDs que usam o slot PCI-E diretamente. Mas o preço...

 

13 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@TasDChopper Negativo, tal instalação não é possível. O encaixe é diferente.

Encontrei este adaptador no ML, e não achei tão caro... Valeria a pena? Na porta PCIx4 será que funcionaria corretamente?

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se vale a pena? Depende. Se for para um SSD de R$ 1.000 talvez sim. Se for para um SSD de R$ 300 talvez não.

Provavelmente você conseguirá uma melhor relação de custo e desempenho com um SSD Sata, especialmente se você não trabalha com arquivos grandes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Darkmana disse:

Se vale a pena? Depende. Se for para um SSD de R$ 1.000 talvez sim. Se for para um SSD de R$ 300 talvez não.

Provavelmente você conseguirá uma melhor relação de custo e desempenho com um SSD Sata, especialmente se você não trabalha com arquivos grandes.

Qualquer SSD NVME vai gerar uma performance melhor do que um SSD Sata. Isso é fato já que os próprios SSDs são limitados pela interface sata .

Existe é claro aqueles frankensteins que usam conexão m.2 mas que transmitem no padrão sata os dados. Esses realmente não valem a pena pois tem o mesmo limite de velocidade dos modelos que usam o cabinho do capeta.

 

Agora sobre o adaptador, eu só sabia que eles existiam. Não sei nada sobre a "morfologia" deles, se por exemplo, eles tem algum chip que possa limitar a transferência ou algo do tipo. Ou se eles podem ser usados para um SSD no boot da maquina, vai que o sistema só reconheça depois que o pc ligou e o Windows subiu, ou precise de algum driver especial. Sei lá. Quem gosta muito de testar essas gambiarras é o antissocial do Linus no canal Tech tips.

Seria bom voce pesquisar sobre esse adaptador antes de seguir esse caminho. Além disso, qual o modelo de SSD que pretende comprar (ou ja comprou)?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A Kingston costuma oferecer seus modelos mais topo de linha com a opção de vir com adaptador para slot PCI Express x4 (compatível com slot x16 também), como no exemplo abaixo:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/armazenamento/teste-do-ssd-kingston-kc1000-de-480-gib-r36747/

Esses adaptadores trazem apenas um conector M.2 e trilhas ligando quatro pistas PCI Express a ele (dá pra ver as trilhas perfeitamente na Figura 2), no máximo pode ter algum circuito simples de regulação de tensão.

Existem adaptadores mais simples, e outros mais avançados que incluem dissipadores, mais de um slot M.2, etc.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, sdriver disse:

Qualquer SSD NVME vai gerar uma performance melhor do que um SSD Sata. Isso é fato já que os próprios SSDs são limitados pela interface sata .

 

Você não pode afirmar que qualquer SSD NVME vai gerar uma performance melhor do que um SSD Sata. Um SSD SATA III mais potente pode ter um desempenho melhor do que um SSD M.2 de entrada.

 

A interface PCIe oferece duas principais vantagens sobre a SATA:

- permitir taxas de transferências maiores (a SATA III é limitada a 600 MB/s)

- suporte ao protocolo NVMe.

 

Afirmar que os SSDs são limitados pela interface sata é relativo. Se um SSD SATA III não operar a velocidades superiores a 600 MB/s, como por exemplo 500 MB/s, ele não terá taxas de velocidades maiores no padrão M.2 PCIe. O que poderia beneficiar ele é o protocolo NVMe.

 

Por exemplo a Kingston tem o mesmo SSD A400 de 240 GB nos dois formatos, SATA III e M.2 PCIe.

- https://www.kabum.com.br/produto/85197/ssd-kingston-a400-240gb-sata-leitura-500mb-s-gravacao-350mb-s-sa400s37-240g

- https://www.kabum.com.br/produto/101189/ssd-kingston-a400-240gb-m-2-leitura-500mb-s-gravacao-350mb-s-sa400m8-240g

 

Infelizmente não localizei nenhum teste comparando o ganho de desempenho entre os dois.

Entretanto note que o mesmo SSD na versão M.2 PCIe é 11% mais caro.

Incluindo o adaptador sugerido nesse tópico, aí então fica 42% mais caro, sem considerar os fretes.

Eu não creio que o desempenho do M.2 será 40% maior por causa do protocolo NVMe.

 

Então ainda assim vale a pena comprar um SSD M.2 e mais um adaptador? Repito a minha resposta anterior: "Depende. Se for para um SSD de R$ 1.000 talvez sim. Se for para um SSD de R$ 300 talvez não." No caso do exemplo citado acima pelo @Rafael Coelho já faz mais sentido.

 

A propósito, tem muita gente que afirma exatamente o contrário - de que vale mais a pena comprar um SATA III em uma capacidade maior do que comprar um M.2 PCIe. Eu penso diferente. Para um computador que já possui slot M.2 PCIe, eu iria nesse formato, mesmo pagando um pouco a mais no mesmo SSD.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Darkmana disse:

 

Você não pode afirmar que qualquer SSD NVME vai gerar uma performance melhor do que um SSD Sata. Um SSD SATA III mais potente pode ter um desempenho melhor do que um SSD M.2 de entrada.

 

A interface PCIe oferece duas principais vantagens sobre a SATA:

- permitir taxas de transferências maiores (a SATA III é limitada a 600 MB/s)

- suporte ao protocolo NVMe.

 

Afirmar que os SSDs são limitados pela interface sata é relativo. Se um SSD SATA III não operar a velocidades superiores a 600 MB/s, como por exemplo 500 MB/s, ele não terá taxas de velocidades maiores no padrão M.2 PCIe. O que poderia beneficiar ele é o protocolo NVMe.

 

Por exemplo a Kingston tem o mesmo SSD A400 de 240 GB nos dois formatos, SATA III e M.2 PCIe.

- https://www.kabum.com.br/produto/85197/ssd-kingston-a400-240gb-sata-leitura-500mb-s-gravacao-350mb-s-sa400s37-240g

- https://www.kabum.com.br/produto/101189/ssd-kingston-a400-240gb-m-2-leitura-500mb-s-gravacao-350mb-s-sa400m8-240g

 

Infelizmente não localizei nenhum teste comparando o ganho de desempenho entre os dois.

Entretanto note que o mesmo SSD na versão M.2 PCIe é 11% mais caro.

Incluindo o adaptador sugerido nesse tópico, aí então fica 42% mais caro, sem considerar os fretes.

Eu não creio que o desempenho do M.2 será 40% maior por causa do protocolo NVMe.

 

Então ainda assim vale a pena comprar um SSD M.2 e mais um adaptador? Repito a minha resposta anterior: "Depende. Se for para um SSD de R$ 1.000 talvez sim. Se for para um SSD de R$ 300 talvez não." No caso do exemplo citado acima pelo @Rafael Coelho já faz mais sentido.

 

A propósito, tem muita gente que afirma exatamente o contrário - de que vale mais a pena comprar um SATA III em uma capacidade maior do que comprar um M.2 PCIe. Eu penso diferente. Para um computador que já possui slot M.2 PCIe, eu iria nesse formato, mesmo pagando um pouco a mais no mesmo SSD.

 

 

Obviamente eu parti do preceito de se você vai comprar um ssd nvme m.2, não vai escolher um modelo chinês maluco. Até porque não faz sentido algum comparar um ssd de 300 reais m.2 com um ssd sata de 1000 reais, o mínimo que se espera é você comparar produtos de preço semelhante. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2019 às 14:03, sdriver disse:

Agora sobre o adaptador, eu só sabia que eles existiam. Não sei nada sobre a "morfologia" deles, se por exemplo, eles tem algum chip que possa limitar a transferência ou algo do tipo. Ou se eles podem ser usados para um SSD no boot da maquina, vai que o sistema só reconheça depois que o pc ligou e o Windows subiu, ou precise de algum driver especial. Sei lá. Quem gosta muito de testar essas gambiarras é o antissocial do Linus no canal Tech tips.

Seria bom voce pesquisar sobre esse adaptador antes de seguir esse caminho. Além disso, qual o modelo de SSD que pretende comprar (ou ja comprou)?

Ainda não comprei, mas estava pensando em um Evo 970 de 250gb ou 500gb. Mas vou esperar para quando puder trocar o computador mesmo. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não só existe, como funciona bem e melhor que qualquer SSD sata....só vai depender do seu modelo de SSD. Eu tenho um A1000 Kingston (1500mb/s de leitura e 1000mb/s de gravação), e esse adaptador PCIe...Não só funciona normal, da boot, como ele da boot no meu Pc em 3s...em 3s eu já saio usando o Pc. minha MB é Z87m-d3h e precisei de um Bios mod pra ela reconhecer NVMe.Quanto ao custo beneficio ...

eu paguei 180 no ssd A1000 na KABUM e 30 reais no adaptador no mercado livre...faz 1 ano...tenho um hd secundário SATA 3 de 1 TB pra dados... com certeza só em MB mais nova pra ter NVMe eu gastaria o dobro, fora processador, RAM, etc... eu acho que valeu muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Edivaldo Pazeto disse:

Não só existe, como funciona bem e melhor que qualquer SSD sata....só vai depender do seu modelo de SSD. Eu tenho um A1000 Kingston (1500mb/s de leitura e 1000mb/s de gravação), e esse adaptador PCIe...Não só funciona normal, da boot, como ele da boot no meu Pc em 3s...em 3s eu já saio usando o Pc. minha MB é Z87m-d3h e precisei de um Bios mod pra ela reconhecer NVMe.Quanto ao custo beneficio ...

eu paguei 180 no ssd A1000 na KABUM e 30 reais no adaptador no mercado livre...faz 1 ano...tenho um hd secundário SATA 3 de 1 TB pra dados... com certeza só em MB mais nova pra ter NVMe eu gastaria o dobro, fora processador, RAM, etc... eu acho que valeu muito a pena.

 

3 segundos? Gostaria de ver isso. 

Você quebrou o record de boot mais rápido em mais menos 40% do Tom's hardware.

 

https://www.tomshardware.com/reviews/fastest-windows-10-boot-time,5810.html

 

E olha que eles usaram somente modelos ssd com leitura acima de 3000 mb.

Bem que voce poderia gravar um video mostrando isso e enviar la pro Tom's. Até o momento ninguém quebrou o record deles. Seria muito legal um membro do CdH quebrando um record desses.

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns M.2 usam controladores SATA III, mesmo que o conector e formato seja o de um M.2 e neste caso performam iguais a um SSD SATA.

Entretanto sobre os que realmente são M.2 NVMe, a placa-mãe precisa suportar o protocolo ou não irão funcionar mesmo com adaptador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Alguns M.2 usam controladores SATA III, mesmo que o conector e formato seja o de um M.2 e neste caso performam iguais a um SSD SATA.

Entretanto sobre os que realmente são M.2 NVMe, a placa-mãe precisa suportar o protocolo ou não irão funcionar mesmo com adaptador.


Informação relevante.
Óbvia a observação da placa-mãe e do protocolo, mas muita gente nem se atenta para o detalhe. Eu mesma, se não leio acima iria passar batido.
Estava na eminência de comprar um M.2 que provavelmente não me serviria no que se refere a aproveitamento total do item, pois placa-mãe antiga (ECS H61H2-M17).

Tks ;)
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Desculpem ressuscitar esse tópico, mas a minha dúvida é parecida, só que o contrário. Tenho uma placa-mãe AsRock A320M-HD, que tem a entrada Ultra M.2 PciE gen3 x4, e nessa black friday, comprei por impulso um Ssd 240gb M2 Sata Kingston, por 180 reais com frete incluso, achei muito barato e comprei, pois pra minha região frete geralmente é mais caro que o produto. Depois que comprei, e agora que o pacote está em transito, fui ler sobre tipos de M.2 (que eu achava que era tudo a mesma coisa) e me veio essa dúvida, esse ssd que comprei, por ser m.2 sata vai funcionar na porta m.2 pciE da minha placa-mãe? Minha única frustação é saber que se o ssd fosse pciE, a diferença de velocidade seria grande, mas por outro lado acho que paguei um preço muito bom por 240gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!