Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Troquei os componemtes e por hora são as medidas que averiguei.

Somando-se as A dos emissores, malha NPN : 37.1mA e malha PNP : - 36.4mA

Estão aceitáveis, não esquentam (sem carga e sem sinal) e estão até que quase simétricas.

Com esses valores, conferí a senoide.

Agora a OBS:

Conferindo o outro Amp idêntico, as I de polarização estão quase que zeradas.

As V's nos R .33 estão na faixa dos 0.3mv.

E este amp está em funcionamento normal.

O que me leva a pensar, mesmo sem os valores referência (corretos) pro modelo. Esses são os valores que tenho como o "ideal".

Toda essa análise de polarização, feita sem sinal na entrada. Com carga ou sem carga a V na saída ficou prox. dos 0.0mV nos dois amps.

Por fim, acabei ajustando o trimpot (sem sinal) até o valor idêntico (Ie) ao do amp que funciona. Feito isso, injetei sinal só pra conferir se havia distorção, e estava bem linear.

Agora eu pergunto, se abaixei tanto a corrente de repouso e na minha senoide não houve sinal de distorção, a margem mínima dessa corrente, realmente existe? Ou depende de projeto pra projeto?

Pra ver se eu entendí mesmo: Essa corrente tem de estar numa faixa em que não tenha distorção mas que tb não esteja alta, quando em "repouso". Correto? Se o amp não distorce com essa corrente tão baixa, em que faixa ele iria distorcer?

Se são inversamente proporcionais.

Amanhã envio o restante.

e novamente agradeço 

@Isadora Ferraz

@MOR

@Renato.88

Postado

Bom vamos lá, minha análise final, sobre o equipamento e tb com relação ao que fiz de forma errada pra tentar reparar esse amp.

Depois de substituir os Trs de saída que haviam queimado inicialmente, fiz o ajuste de Vr112 tomando como referência minha senoide, ou seja com sinal na entrada. Totalmente errado, não é corrente de OFF-SET? Errei.

Resultado, além de não ter trocado todos os pares de TRs (casados) o ajuste errado fez eu perder vários componentes.

Posteriormente a nova troca dos TRs, estava me orientando pela tensão de Emissor. Mas tomando as medidas com ponto de Ref. o Ov. Ou seja, errei de novo.

Por fim, depois de fato entender e aprender alguns detalhes aqui no Forum, pude aferir corretamente as medidas.

E com o outro amp de um amigo, pude pegar as medidas como referência.

Ajustei de forma correta e os amps estão próx.

Está em teste e funcionando bem.

Minha V no R de emissor é prox. de 0.0mV

Mais exatamemte 0.2mV, o que mantem a corrente tb muito baixa.

Com sinal, a saída não tem nada de distorção.

• Curtir 1
  • 7 meses depois...
Postado
Em 21/05/2019 às 16:43, Felipecneto disse:

Power Ultra Bass.JPG

Não sei se tão viável assim, mas vou aproveitar esta postagem do problema que tive tempos atrás com este amplificador pois estou com o mesmo modelo na bancada. Na verdade é uma curiosidade;

O mesmo chegou com FUSE em aberto, ao ligar o equipamento na bancada, a Lâmpada Série acusava curto, porém oscilando junto ao acionamento do relé. Que atracava e desatracava.

Retirei o Pré - O curto ainda acontecia.

Retirei a V +B - O curto "parou".

Partí para a análise de tudo que recebia essa alimentação +B. 

Depois de checar os TRs e Diodos quanto à curto, acabei retirando o Relé e testei na fonte de bancada, injetando 12V nos seus terminais, e aparentou estar normal.

Religuei a V +B (porém sem o relé) e não houve sinais de curto.

Religuei o Relé, o pré e a carga original do amp, injetei sinal na entrada e o amp funcionou normalmente sem curto algum.

Alguém poderia levantar as possibilidades do motivo da corrente ter subido tanto a ponte de abrir o fuse?

Penso no C83 ou no Diodo em paralelo.

Agradeço.

Postado
Em 28/01/2020 às 12:51, Felipecneto disse:

Penso no C83 ou no Diodo em paralelo.

Não é. A alimentação do relé não vem da linha +B. 

E mesmo assim, em série com o relé tem um resistor de 1k5. É um valor bem alto pra causar curto. 

Por algum motivo estava acionando a proteção, o curto era lá nos transistores de saída mesmo. 

Talvez tinha alguma solda ruim (ou talvez ainda tenha) que estava causando o problema. 

Postado

Realmente, havia muita bokinha de estanho entre as soldas e muita sejeira entre elas. Pode ter sido um pequeno curto entre soldas mesmo. Antes de fazer um dos testes fiz uma boa limpeza por toda a placa. Provavel que o curto tenha "matado" posteiormente a isso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...