Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Polarização de Tr. PROBLEMAS


Posts recomendados

2 horas atrás, Felipecneto disse:

Mas e quanto a queima dos compo. alguma outra dica? Se só vão pro espaço ao trabalharem em altos regime.

Anteriormente eu não havia trocado os tip's. Enfim. podem ser diversos dos elementos envolvidos.

As dicas são sempre as mesmas... 

Mas destaco os componentes com fuga, essas são falhas que não são visíveis em testes com multímetro, pois só aparecem quando os componentes estão perto do limite. 

Além dos transistores e diodos , isso acontece também com capacitores. 

Em resistor é difícil, mas quando acontece é em circuitos de alta tensão, como os usados em televisor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não há o que ser feito, a não ser tentar novamente. Pedi os componentes. Certamente na prox. semana começo.

Vou colocar uma das paredes de TR110 no dissipador com pasta. Realmente acabo de ver alguns projetos de Amp. lá no Newton Braga, e o TR  de mesma função, está preso no dissipador. 

 

Além de conferir a temperatura nos TRs, há outra técnica pra evitar que os 5200 e seu complementar se queimem?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Felipecneto disse:

Além de conferir a temperatura nos TRs, há outra técnica pra evitar que os 5200 e seu complementar se queimem?

Fusíveis. 

adicionado 4 minutos depois

E também você disse que a tensão do esquema é 60V, porém no amplificador aparece 80V. 

Penso que os resistores estejam dimensionados no limite, ao abrir todo o volume a tensão passa dos 60V, a corrente aumenta e acaba queimado tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

 

E também você disse que a tensão do esquema é 60V, porém no amplificador aparece 80V. 

Penso que os resistores estejam dimensionados no limite, ao abrir todo o volume a tensão passa dos 60V, a corrente aumenta e acaba queimado tudo. 

 

70V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pontos questionáveis:

 

1 - A tensão da fonte em +/- 72 Vcc deve ser sem carga ou sem sinal na entrada. De qualquer jeito, está bem próximo ao limite dos eletrolíticos C1 e C2. Veja se a parte dos contatos, a que tem uma borracha, está estufada. Meça a tensão alternada neles. Não deve dar mais que 15% da tensão cc de B+ e B-. Se você tiver um osciloscópio seria uma boa medir o nível ca neles.

 

2 - O transistor TR110 TEM que estar em contato térmico com os transistores de saída, ou bem próximo deles, no dissipador. Isso é básico no projeto. O calor faz a corrente de coletor de TR110 aumentar e com isso a tensão Vce dele reduz, diminuindo a polarização cc com o calor dos transistores de saída.

 

3 - Continuo achando que você não esteja dando a devida atenção ao ajuste do potenciômetro VR12. Ele ajusta principalmente a corrente quiescente nos transistores de saída (sem sinal na entrada). Esta costuma ficar em cerca de 50mA no máximo. Se reduzir muito a distorção na saída, essa corrente pode ficar muito alta e queimar os transistores. Principalmente caso TR110 não esteja em contato térmico com os transistores de saída.

ATENÇÃO!!!!

Contato térmico SIM, elétrico NÃO.

 

4 - Meça as correntes em B+ e em B- na condição sem sinal na entrada. Devem estar próximas a 100mA.

 

5 - Meça as tensões sobre os zeners 1N4744, devem estar próximo a 16 V.

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, vou fazer essas observações.

Tenho osciloscopio disponível sim.

Realmente C1 e C2 sendo de 80v estão apertados. Eu achei estranho o projeto ser de 70V e ter esses cap.

Tr110 está longe de poder "entender" a temepratura dos Trs de saída. Está prox. mas não o suficiente. Falha de projeto. Vou remanejar e colocar ele encostado no dissipador. Acho que pode mudar.

Já havia ajustado Vr12 para menor distorção (vide senoide no osciloscopio) e valor quiescente aceitável. Mas esse valor ficava flutuando. Sem sinal e com sinal. Mas entre 5mV e 10mv.

 

Vou verificar a V nos Zeners.

Vou pegar um amp de outro amigo, de mesmo modelo pra comparar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Felipecneto disse:

Perfeito, vou fazer essas observações.

Tenho osciloscopio disponível sim.

Tire fotos e mostre.

Realmente C1 e C2 sendo de 80v estão apertados. Eu achei estranho o projeto ser de 70V e ter esses cap.

Tr110 está longe de poder "entender" a temepratura dos Trs de saída. Está prox. mas não o suficiente. Falha de projeto. Vou remanejar e colocar ele encostado no dissipador. Acho que pode mudar.

Sem contato elétrico.

Já havia ajustado Vr12 para menor distorção (vide senoide no osciloscopio) e valor quiescente aceitável. Mas esse valor ficava flutuando. Sem sinal e com sinal. Mas entre 5mV e 10mv.

Estes valores de TENSÃO são aceitáveis.

ATENTE que me referi ao valor de CORRENTE nos transistores de saída. A soma dessas correntes deve estar próximo a 50mA. Para medir, tem que introduzir um amperímetro em B+, ou B- nos pontos em que o fio se conecta com os coletores dos transistores de saída. Ha! Sem sinal e sem carga, ou sem sinal e com carga, mas monitorando a tensão (mV) no ponto comum dos resistores de 0,33 ohm.

 

Vou verificar a V nos Zeners.

Vou pegar um amp de outro amigo, de mesmo modelo pra comparar.

OK. Isso seria melhor ainda.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Felipecneto disse:

Ok 

A tensão no ponto comum dos R's de emissor é a tensão na saída correto? Sim Sobre a carga.

Ela esteve bem prox. de zero. Oscilando, mas bem baixa.

Já respondi que está bom. Este fato não é o foco no momento. O que também é importante e você não menciona, é a CORRENTE. Releia as minhas postagens e o que ficar em dúvida não exite em perguntar.

 

Enfim, chegando os novos componentes sigo com a análise, pra vocês me ajudarem.

 

Grato pela contribuição!

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas medidas coletadas do meu Amp referência:

 

V fonte : +70.2V  e  -70.2V

 

Sem sinal/Com carga:

 

Vsaída : 0.0 - 0.3mV

Asaída : 0.0 - 0.25mA

 

VEmissor : 0.0 - 4.0mV

AEmissor : 0.0 - 0.30mA

 

Vz 4744 : D11 : 15.65V

                  D12 : -15.55V

 

Esses valores são do amllificador bom.

 

TR 110, nesse Layout, que tem algumas diferenças espaciais com relação ao amp que está danificado, ainda está longe dos TRs e do dissipador.

 

 

20190603_153126.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma ae.

 

Corrente quiescente trata-se da corrente no Emissor, correto? Esta deve ser 50mA, se entendí. A soma de todos os Trs. 

 

A corrente em +B ou -B é oriunda da fonte e alimenta diretamente os coletores. Esta tem de entregar 100mA, somando-se a de todos os Trs de saída?

 

Relendo as postagens, fiquei na dúvida.

 

E outra, fui averiguar essas correntes, quando toquei com a ponta de prova do meter no coletor houve um choque físico e faiscante rs. o que eu aprontei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Felipecneto disse:

Calma ae.

 

Corrente quiescente trata-se da corrente no Emissor, correto?

Sim.

Esta deve ser 50mA, se entendí. A soma de todos os Trs. 

Sim. A soma de todos os Trs, já que o resistor de cada emissor reduz a diferença de corrente nos transistores de saída. 

O valor de 50mA é apenas uma suposição. Um valor que costuma ser o de praxe para amplificadores de alta potência. Ele pode ser menor que isso. Se os transistores esquentarem muito, sem sinal, então a corrente deve ser reduzida. Conforme devo ter mencionado em alguma postagem anterior, o ideal seria obter este valor do manual do amplificador.

 

A corrente em +B ou -B é oriunda da fonte e alimenta diretamente os coletores. Esta tem de entregar 100mA, somando-se a de todos os Trs de saída?

Outra vez, fiz uma suposição. Considerei que os zenners D11 e D12 solicitam cerca de 17mA e dissipando 250mW cada. D82 deve estar solicitando 38mA e dissipando 500mW. Este deve trabalhar quente.

Os transistores Tr94 e Tr95 também devem solicitar corrente não desprezível. Estas eu não calculei.

Somando somente os valores de corrente calculados, temos:

I = 17 + 17 + 38 = 72 mA

Some-se as correntes dos dois transistores mencionados, dos outros componentes como operacionais e os transistores de saída. O total DEVE passar de 100mA.

 

Relendo as postagens, fiquei na dúvida.

 

E outra, fui averiguar essas correntes, quando toquei com a ponta de prova do meter no coletor houve um choque físico e faiscante rs. o que eu aprontei?

 

Pode até ter queimado algum fusível ou/e seu multímetro.

MEDIDAS DE CORRENTE TÊM QUE SER FEITAS COM O MULTÍMETRO EM SÉRIE COM O RAMO.

Entenda-se por "ramo" um trecho do circuito cujos componentes estejam em série.

Somente agora é que atentei para o fato de você não ter mencionado nada, quando eu sugeria a medida de corrente.

 

Sem ofensa.

Se minha hipótese sobre o seu desconhecimento de eletrônica em medir corrente for verdadeira, então sugiro que mais vale a pena solicitar o conserto do seu amplificador a um técnico qualificado.

As chances de você não conseguir consertar seu amplificador não são pequenas, assim como as chances de você aumentar o problema.

MOR_AL

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, uma ponta de prova coloquei na linha que sai da ponte. Tensão B e a outra ponta no coletor.

Penso estar correto.

 

Hoje termino de substituir os componentes. E consigo fornecer todas as medidas pra continuarmos. Vai dar certo meu amigo.

adicionado 21 minutos depois
39 minutos atrás, MOR disse:

 

Sem ofensa.

Se minha hipótese sobre o seu desconhecimento de eletrônica em medir corrente for verdadeira, então sugiro que mais vale a pena solicitar o conserto do seu amplificador a um técnico qualificado.

As chances de você não conseguir consertar seu amplificador não são pequenas, assim como as chances de você aumentar o problema.

MOR_AL

 

 

Certamente posso não ter o mesmo olhar que vcs, que aqui me ajudam, tem. tecnicamente falando. Mas se eu não passar por isso agora, não vou aprender. Fácil seria levar numa tecnica e deixar o pepino com eles.

Sensato? Eu e você? Talvez!

Mas prefiro arriscar a conseguir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipecneto disse:

Exatamente, uma ponta de prova coloquei na linha que sai da ponte. Tensão B e a outra ponta no coletor.

Penso estar correto.

Está errado, o que consegue aí é só um curto circuito no seu multímetro que pode queimar tudo. 

Tem que interromper a ligação pra medir a corrente. 

Porém já vi amplificadores onde conseguia isso medindo a tensão nos emissores dos tr de potência, mas pra isso precisa de um valor de tensão estipulado pelo fabricante do aparelho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se meu multimetro fosse a trilha correto? Seria como abrir a alimentação e colocar meu meter como jumper, ele vai medir a A. Realmente erreu.

 

 

Na imagem, esses jumpers acima do R97 alimentam o coletor do Tr. O correto seria abrir uma extremidade colocar o meter e outra ponta do meter no coletor. O meter me fornece os valores de A. Correto agora?

 

E quanto a corrente no Emissor?

20190605_122904.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
45 minutos atrás, Felipecneto disse:

as ponteiras do meter sobre o R

... na menor escala geralmente 200mVdc (me lembro que eu tinha um com 4,5 dígitos que media 20mV e ac também. codilôco). Meça e some as de igual polaridade.

 

Eu (eu) evito ao máximo usar a escala de I dos mult. Gosto de colocar um R baixíssimo em série e medir a V nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu (eu) evito ao máximo usar a escala de I dos mult. Gosto de colocar um R baixíssimo em série e medir a V nele.

 

Posso fazer isso logo no jumper, e sacar a corrente, através da leitura da v sobre esse pequeno R, seria uma opção pra obter a corrente +B no coletor. Certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra se obter a corrente e não tensão. Se este jumper estiver entre +B e coletores, você entendeu a mensagem. Não esqueça do -B. Pode ter pifado se você abriu o +B pra medir e manteve o -B.

 

Já falei que não gosto deste tipo de ampl.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Pra se obter a corrente e não tensão. Se este jumper estiver entre +B e coletores, você entendeu a mensagem. Não esqueça do -B. Pode ter pifado se você abriu o +B pra medir e manteve o -B.

Na alimentação negativa, preciso pensar em algo, pois não temos jumpers, é ligado via trilha diretamente da ponte.

Só se levantar o coletor e colocar um R em série.

 

Já falei que não gosto deste tipo de ampl.?

Diversas.

 

Estou chegando, já posto resultados.

Lí numa matéria do N.C. Braga, que podemos partir da posição total anti-horário para Vr12 (Saturação) para ir ajustando a polarização. Cabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, Felipecneto disse:

posição total anti-horário para Vr12 (Saturação) para ir ajustando a polarização. Cabe?

Talvez. Neste caso penso que não pode ter carga (a.f.) na saída ou esta seja bem alta K's e K's de ohms. Talvez não. Ao fazer isso vai drenar alta corrente direto do +B pro -B. Não faça nada antes de ler algum comentário de alguém de verdade!

Apesar de a esta altura quase odiar este tipo de ampl, te dei a dica encostar o polarizador no dissipador. Se gostasse dele já teria resolvido há muito tempo.😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2019 às 15:36, Felipecneto disse:

Algumas medidas coletadas do meu Amp referência:

 

V fonte : +70.2V  e  -70.2V

 

Sem sinal/Com carga:

 

Vsaída : 0.0 - 0.3mV

Asaída : 0.0 - 0.25mA

 

VEmissor : 0.0 - 4.0mV

AEmissor : 0.0 - 0.30mA

 

Vz 4744 : D11 : 15.65V

                  D12 : -15.55V

 

Esses valores são do amllificador bom.

 

Medidas do amp em reparo:

 

V Fonte : +B : 71.4V

                -B : -71.4V

 

Vz 4744 : D11 : 15.6v

                  D12 : -15.6v

 

I Emissor TR112 : 19.6mA

I Emissor TR113 : 17.5mA

 

V Saída Sem Carga : prox de 0.0mV. Valor mais alto 0.2mV.

 

I Emissor TR111 : -18.2mA

I Emissor TR114 : -18.2mA

 

Troquei os componemtes e por hora são as medidas que averiguei.

Somando-se as A dos emissores, malha NPN : 37.1mA e malha PNP : - 36.4mA

Estão aceitáveis, não esquentam (sem carga e sem sinal) e estão até que quase simétricas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!